1. No caso dos modelos usados pelo estudo de seleção obstétrica, uma série de pressupostos foram feitos. Como muitas das questões propostas lidam com a possibilidade de relaxar tais pressupostos, proponho iniciar a discussão fazendo uma lista na lousa dos principais pressupostos adotados no estudo. 


 2. Após terem lido o conjunto de respostas da Mihaela, peço que cada grupo escolha uma pergunta para comentar. O comentário envolve apresentar para o restante da classe o que se procurou perguntar (sem ler a pergunta, mas parafraseando). A seguir, peço que comentem a resposta da Mihaela, com suas ponderações sobre a perspectiva dela. 

 3. Um tema recorrente mas resposta da Mihaela é a utilidade (e também a limitação) do uso de modelos em questões biológicas. Peço que cada grupo reúna reflexões sobre esse tema para fazermos uma discussão conjunta sobre o tema. Questões específicas que gostaria de comentar incluem (mas não se restringem a): 

- Qual parece ser a postura dela frente à crítica "o modelo poderia ser mais complexo"? 

- Na hora de construir um modelo, como se posicionar diante dos desafios de dar a ele realismo biológico, mas acessibilidade teórica?

- O que torna um modelo teoricamente acessível? 

- Como o exercício de modelagem lida com o fato de que é necessário estabelecer uma longa lista de pressupostos?

Última atualização: segunda-feira, 2 dez. 2019, 08:20