PRELIMINAR ...


Tarefa#12 - Enunciado / Orientações para os relatórios técnicos finais (cresce até a abertura do escaninho) ...

Estas orientações crescem de acordo com a necessidade / conveniência de mais informações, até a data de entrega final.

Conteúdos Esperados nos Relatórios Finais de Trabalhos de Grupo

Prof Emilio Del Moral Hernandez

Este “documento semente”, que poderá ser melhorado e acrescido junto com os alunos matriculados, consolida vários itens relevantes aos relatórios finais, que são gerados juntamente / complementarmente às apresentações de fim de semestre. Deve ser encarado como um guia de conteúdos essenciais, que pode ser útil para a definição de aspectos de forma, partes do relatório e alguns dos conteúdos; mas é claro, você pode modificar levemente a forma-semente aqui sugerida, se as mudanças trouxerem benefício significativo claro ao resultado final do documento. Ademais, estas orientações gerais podem se aplicar mais diretamente ou não a cada disciplina específica ministrada pelo Prof Emilio e a cada edição específica de um dado curso. Confio no bom julgamento dos alunos para avaliar necessidades específicas de “calibração” aqui e ali. Organizem-se para entregar (via e-disciplinas / STOA) este relatório de grupo na finalização do semestre, quando os resultados principais dos trabalhos de grupo serão também apresentados em sala através dos slides (orientações específicas para esses slides são discutidas em sala de aula e em documento específico com orientações). Vamos então listar a seguir potenciais partes do relatório (com os “headings” sugeridos definidos aqui com as letras maiores e/ou grifadas) e alguns dos conteúdos possíveis internos a cada parte (asteriscos e similares):

Aberturas, contextualizações e apresentações gerais:

 

* Capa Adequada, incluindo nome da disciplina, ano, autores, etc

* Índice (Lista de conteúdos com os números de páginas de início de cada item)

* Apresentação / Resumo das temáticas de cada projeto abordado no relatório.

* Contextualização (incluindo importância dos projetos do grupo)

* "Abstract", composto por exemplo de ... Menção breve dos Ambientes Computacionais Usados e/ou Desenvolvidos; Menção breve Scripts de referência de utilidade geral que foram criados pelo grupo e podem ser úteis para mais além dos seus projetos de grupo; Menção breve de demonstrações geradas, se for o caso; Descrição breve dos ensaios computacionais nos projetos e dos conceitos relevantes à disciplina exercitados; Descrição breve dos resultados dos diversos sistemas / projetos implementados pelo grupo

* Resumo da estruturação e dos conteúdos das diversas seções no restante do relatório

* Palavras-chave

 

SEGUE O CORPO MAIS DENSO DE APROFUNDAMENTO TÉCNICO ...

Formação do grupo e discussões iniciais de temáticas

 

* Descrição do background de cada membro do grupo (em separado, por indivíduo), explicitando cursos e atividades anteriores nas temáticas da disciplina.

* Tópico com os resultados da pré-análise de propostas de cada indivíduo participante do grupo – compile as atividades de análise das propostas que fez junto com colegas nas atividades em sala de aula e nas apresentações com slides.

    - Em cada um dos projetos, abordem todos os tópicos considerados na auto-análise e nas análises por outros de sua proposta.

    - Liste também os projetos alternativos que vocês (como grupo e/ou como indivíduos) consideraram anteriormente à fase de análise e a razão técnica para descarte de algumas dessas possibilidades.

* Lista unificada de propostas individuais dos membros do grupo, com autorias explicitadas (organizar a lista por membro do grupo).

* Críticas individualizadas a cada proposta individual que levaram à priorização e à convergencia da proposta do grupo.

* Convergência das propostas e refinamento, análise de viabilidade e de utilidade da modelagem / regressão / classificação automática 

 

Metodologias

 

* Materiais e Métodos / Metodologia.

* Dossiê de artigos científicos estudados e resumidos. Resumos e destaques em cada um deles

* Descrição adequada das Fontes de Dados usadas e das Fontes de Bibliotecas Computacionais usadas

* Descrição mais detalhada (que na abertura) dos Ambientes Computacionais Usados e /ou Desenvolvidos

* Inclui scripts e ambientes usados para os desenvolvimentos de software e de hardware e a citação às referências que permitam o acesso aos ambientes e a reprodução dos seus resultados

* Scripts de referência de utilidade geral que foram criados pelo grupo que mereçam ser disponibilizados a turmas seguintes em site ou mecanismo similar (via e-disciplinas / STOA, por exemplo)

* Descrição mais detalhada (que a feita na introdução) de demos, inclusive as que mereçam ser disponibilizados a turmas seguintes em site ou STOA

* Documentação mínima de módulos já prontos (por outros) que foram usados no desenvolvimento

* No contexto de ensaios computacionais realizados e das decisões e métodos de projeto – descrição de ambos: Descrição dos principais ensaios realizados no semestre com a finalidade de cada um deles e as conclusões que eles permitiram

 

Coleta de dados empíricos

 

* Descrição da natureza dos dados envolvidos na modelagem / reconhecimento / regressão, e metodologia de coleta de tais dados.

* Um dos anexos do relatório deve (sempre que possível) conter todos os dados de treino e teste (Xmu e ymu) tabulados ou as ferramentas para acesso a esses dados e fácil reprodução dos resultados obtidos pelo grupo

* Discussão da coleta: ações para a coleta dos dados empíricos necessários ao treinamento (e teste) da RNA nos diversos projetos. A descrição deve incluir (mas não deve estar restrita a isso apenas) as dificuldades de coleta, as variáveis coletadas, as faixas de valores e unidades, os equipamentos e as tarefas envolvidas em tal coleta, eventuais profissionais colaboradores que o auxiliaram na coleta dos dados, o tempo e/ou o custo para a coleta de cada exemplar de treinamento / teste, e o tamanho das coletas associadas. Mencione também o tamanho do conjunto de validação.


Seções de aprofundamento técnico - Várias Várias Várias, com conteúdo de acordo com cada projeto de grupo


Balanços gerais das fases de desenvolvimento dos projetos e das atividades práticas

 

* Cronograma de execução programada / ocorrida, com as diversas fases e também com os entregáveis intermediários.

* Diário de bordo do grupo com registro de reuniões

 

Fechamentos do Relatório

* Conclusões e Extensões

* Lista de Referências bibliográficas

IMPORTANTE: incluir ao longo do texto MUUUUITAS citações às referências, respaldando assim as suas decisões e suas afirmações

* Anexos e apêndices. <<<<<<<< Muitos e muitos ... eles ajudam a ter um documento completo e autônomo, sem carregar demais o texto principal. Apresentem os nomes (e que estes sejam descritivos, não apenas Anexo 1, Anexo 2, etc) dos anexos e apêndices no índice de conteúdos e façam ligações com o conteúdo deles no corpo do texto principal.

 

IMPORTANTE Condutas / Posturas Necessárias:

* Todo material usado, seja artigo estudado, livro lido, apostila, projeto de base, base de dados, biblioteca de software, ou outros quaisquer similares, devem ter o crédito na forma de inclusão na lista de referências e de citações à referência no decorrer do texto. Não esqueça também de explicitar no corpo do relatório ajudas recebidas na forma de consultoria, de colegas, professores e etc.

* Note que muitos dos materiais e ambientes que usamos inclusive já explicitam como esperam que o crédito seja feito (para citar um exemplo simples, o próprio MBP é um desses que explicita a forma desejada para a citação; você percebeu?) e é parte do nosso compromisso ético ler essa solicitação e agir de acordo.

* ... outros que citaremos e/ou que já citamos em aula.


 

Última atualização: sexta-feira, 20 dez. 2019, 10:07