(Esta lista de diretrizes e orientações pode ser crescida até a véspera da apresentação do dia 26)

Diretrizes e Orientações sobre as apresentações finais de PSI5886 (esta lista cresce continuamente; cheque-a regularmente!):

- A ordem de apresentação dos grupos será sorteada no dia. Os alunos que assistem a apresentação dos colegas farão uma atividade de avaliação de cada apresentação, em papel, entregue ao fim da aula. 

-  A sua presença pontual (18:30h) na nossa aula de apresentações finais de PSI5886 é fundamental por duas razões no mínimo: I) seu grupo pode ser o primeiro sorteado a apresentar e II) Mesmo você achando que não, sim sim, você atrapalha seus colegas que apresentam e os demais que assistem quando você entra na sala atrasado e passa em frente de todos; também atrapalha ao se sentar e conversar com algum colega ou com o professor, perguntando “o que devo que fazer? / o que já roulou? / tenho que pegar alguma folha de tarefa?”. Em suma, evite ao máximo se atrasar nas apresentações finais; procure respeitar os colegas (com silêncio e discrição), caso seja forçado a chegar atrasado por imprevisto sério.

- Planejamento de tempo que usaremos em sala para as apresentações finais de PSI5886:

*** Grupos com 3 alunos: terão como tempo de apresentação máximo 18 mins (seguidos de debates e perguntas)

*** Grupos com 4 alunos: terão como tempo máximo 24 mins (seguidos de debates e perguntas)

Como eu cheguei a esses números? ... R: 100 mins no total das apresentações, divididos por 17 alunos = máximo de 6 mins / aluno em média; os 80 minutos restantes das nossas 3 horas de aula serão usados para debates e perguntas curtas após cada apresentação (e peço aos alunos "mais falantes" que sejam sucintos nas perguntas e que procurem deixar espaço aos outros colegas, sempre que notarem que já fizeram várias  perguntas), para as trocas de apresentadores e para algum intervalo pequeno que façamos.

- Para que todos participem de forma significativa na exposição, no planejamento das falas do grupo vocês devem buscar que cada aluno fale aproximadamente o mesmo tempo, perto de 6 mins (não me parece adequado por exemplo que algum aluno fale menos que 4mins ou mais que 8mins, pois isso tirará tempo de outro colega).

- Todos os membros de cada grupo devem ser atuantes na apresentação. 

- Se algum dos membros não comparecer ao dia da apresentação final ou não estiver presente no momento do sorteio do grupo para apresentar, os membros presentes deverão suprir parcialmente tal falta resumindo o que seria falado pelo colega em não mais que 3 minutos e com base nos slides submetidos pelo grupo via e-disciplinas. Sempre que possível, tal parte referente ao colega ausente deve ser a última da apresentação, dando-se assim a prioridade do tempo de apresentação às exposições dos membros presentes.

- Leia integralmente e cuidadosamente o "Documento geral para apresentações finais em disciplinas com o Prof Emilio DMH" e siga essas diretrizes e orientações na preparação da sua apresentação de grupo.  

- Treinar em grupo antecipadamente, treinar em grupo antecipadamente de novo, e treinar em grupo antecipadamente uma vez mais; os minutos totais do grupo devem ser aproveitados de forma eficiente e isso só é possível com bom treino em grupo e com sucessivos refinamentos na apresentação após cada treino.

- Os slides da apresentação devem ser submetidos no escaninho específico do e-disciplinas até o dia anterior no máximo. Esses slides da apresentação final serão disponibilizados não só aos alunos matriculados mas  também aos visitantes em geral do site e-disciplinas; se o grupo desejar gerar uma segunda versão revisada para esta finalidade específica de publicação ampla, deve contatar o professor por escrito e com cópia a todos do grupo logo no dia seguinte à apresentação final.

- Além dos alunos matriculados na disciplina, convidados podem assistir as apresentações feitas pelos grupos: convidados seus e convidados dos professores.

... esta lista seguirá crescendo até a data da apresentação

 

Última atualização: sexta-feira, 22 nov. 2019, 07:59