Atividade em sala

Abaixo apresento 3 perguntas. Cada grupo irá responder uma delas, e depois faremos uma discussão final.


1. Imagine que você tem que fazer um curto vídeo sobre como o genoma tornou-se complexo, ao longo do tempo evolutivo. O material do texto do Lynch deve ser incorporado nessa aula. Na hora de montar esse roteiro, você precisa extrair as informações essenciais do texto, para passar ao espectador. O mais importante é passar a ideia de "qual o recado principal do texto". Diga qual tema você identificou como sendo esse recado. Comente como você o apresentaria para tornar o espectador convencido de que esse achado realmente trouxe uma novidade, e representa uma outra forma de ver o processo evolutivo em genomas.


2. Todo trabalho científico tem premissas. Para esse trabalho, há uma série delas,  nem sempre explicitadas. As premissas são condições necessárias para que os resultados possam valer. Se elas forem erradas (ou seja, assumimos algo sobre a natureza que não é de fato o que ocorre), as conclusões poderão estar erradas. Tente detectar as premissas desse trabalho e discutir de que forma você as vê como sólidas.

3. Uma forma natural de concluir a leitura de um trabalho é perguntar: dado o que foi achado aqui, quais seriam os "próximos experimentos"? Ou seja, quais novas análises permitem dar continuidade à investigação aqui iniciada, preenchendo lacunas e expandindo as ideias gerais. Essas extensões podem ser tanto experimentais como teóricas.


Última atualização: quarta, 13 nov 2019, 08:38

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