A atividade

Nossa atividade nessa aula será a formulação de uma pergunta sobre o texto.

Cada grupo deverá preparar entre uma e duas perguntas, escritas no drive da disciplina:

https://docs.google.com/document/d/1GOJyuDkHCXQofxpJOc7E1EMhU2o7wVvY2Sfudv_fxFk/edit?usp=sharing

A seguir, cada grupo irá comentar uma questão de outro grupo.

Aqui vão dicas para redigir a pergunta:


1. Perguntas podem ter estilos diferentes. (a) Podem se referir a algo que você não entendeu, e requer esclarecimento. (b) Podem ser de um possível erro que você viu (uma classe mais rara). (c) Podem ser de uma premissa que o estudo adotou, mas que você acha questionável (por razões que precisa apresentar). (d) Podem ser sobre especulações possíveis, envolvendo desdobramentos dos achados contidos no estudo. Há ainda outras categorias, mas isso dá uma ideia da diversidade de formas de abordar o desafio de formular questões.

2. A pergunta deve ir além do conteúdo do texto. Isto é, uma pergunta respondível com o que já está escrito, não vai trazer muitas novidades. Vamos discutir em sala para evitar que questões facilmente respondíveis pela leitura atenta sejam enviadas.

3. É bom contribuir a pergunta a partir do conteúdo que está sendo apresentado. Por exemplo, se você tem uma pergunta específica sobre o efeito evolutivo das cesáreas, o ideal é primeiro recapitular como o tema foi tratado no texto (para deixar claro que você entendeu) o que foi feito, para então apresentar o que você vê como tema que ficou "em aberto", e merece resposta.

4. A pergunta deve ser concisa e ao mesmo tempo bastante clara. Você pode ter uma dúvida, mas o leitor da pergunta não pode ficar em dúvida sobre qual é sua dúvida!


Zuletzt geändert: Montag, 11. November 2019, 08:25