Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
FLL1024 - Língua Brasileira de Sinais - EAD (2019.2)
Início
Ambientes
2019
FFLCH
FLL
FLL1024-2019.2
Perguntas Frequentes
Como funciona a avaliação das atividades de Produção?
Como funciona a avaliação das atividades de Produção?
Verifique no Plano de Aulas, em 2.2. O conteúdo prático.
Última atualização: quinta-feira, 22 ago. 2019, 15:03
◄ Quais são as atividades semanais?
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Escolha do dia e horário para realizar a prova presencial do curso
Plano de Aula, Avaliação, Cronograma
Converse com a Equipe
Mensagem de seu tutor
Tutorial como enviar seu vídeo
Videoaula - Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS (A01)
Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37
Atividade Teórica 1
Websérie em Libras - Episódio 1
Websérie - Episódio 1 - alternativa
Atividade de Compreensão em Libras (A01)
Dicas de treinamento e vocabulário (A01)
Atividade de Produção em Libras (A01)
Aula 1: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez
Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000
Atividade Teórica 2
Websérie em Libras - Episódio 2
Websérie - Episódio 2 - alternativa
Atividade de Compreensão em Libras (A02)
Dicas de Treinamento (A02)
Atividade de Produção em Libras (A02)
Modelos de Abordagem das Deficiências
Videoaula 03 - Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição (A03)
Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424
Estudos Surdos IV
Atividade Teórica 3
Websérie em Libras - Episódio 3
Websérie - Episódio 3 - alternativa
Dicas de treinamento (A03)
Atividade de Compreensão em Libras (A03)
Atividade de Produção em Libras (A03)
Videoaula 4 - Aquisição de sinais por crianças surdas
Texto 4 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168
Texto de Leitura Obrigatória A(04)
Atividade Teórica 4
Websérie em Libras - Episódio 4
Websérie - Episódio 4 - alternativa
Dicas de treinamento (A04)
Atividade de Compreensão em Libras (A04)
Atividade de Produção em Libras (A04)
Videoaula Aula 04 - Aquisição de sinais por crianças surdas, em Libras (Legendado)
Videoaula 5 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais
PDF do Texto teórico - Texto 5 - WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis: Editora Arara Azul.Tradução: Tarcício de Arantes Leite. 2005. pp. 44-72
Atividade Teórica 5
Websérie em Libras - Episódio 05
Websérie - Episódio 5 - alternativa
Dicas de treinamento (A05)
Atividade de Compreensão em Libras (A05)
Atividade de Produção em Libras (A05)
Videoaula Aula 05 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais, em Libras (Legendado)
Videoaula Aula 06 - Cultura Surda, em Libras (Legendado)
Videoaula 6 - Cultura Surda
Texto 6 - DALCIN, Gladis. Um estranho no ninho: um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. - Ler até a página 47
Atividade Teórica 6
Websérie em Libras - Episódio 06
Websérie - Episódio 6 - alternativa
Dicas de Treinamento (A06)
Atividade de Compreensão em Libras (A06)
Atividade de Produção em Libras (A06)
Aula 6: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula 7 - Perda Auditiva
Texto 7 - SILVA, Luciana Santos Gerosino da; GONCALVES, Claudia Giglio de Oliveira. Processo de diagnóstico da surdez em crianças na percepção de familiares e gestores. Audiol., Commun. Res., São Paulo , v. 18, n. 4, p. 293-302, Dec. 2013
Atividade Teórica 7
Websérie em Libras - Episódio 07
Websérie - Episódio 7 - alternativa
Dicas de treinamento (A07)
Atividade de Compreensão em Libras (A07)
Atividade de Produção em Libras (A07)
Aula 7: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula Aula 07 - Perda Auditiva, em Libras
Videoaula 8 - Leitura, Escrita e Surdez
Texto 8 - BARBOSA, FV et al. Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: Albres, NA; Neves, SLG (orgs.). Libras em Estudo: Política Educacional. Feneis. São Paulo. 2013. p. 119-138.
Pdf. completo do texto
Atividade Teórica 8
Websérie em Libras - Episódio 08
Websérie - Episódio 8 - alternativa
Dicas de treinamento (A08)
Atividade de Compreensão em Libras (A08)
Atividade de Produção em Libras (A08)
Aula 8: versão em Libras no Youtube
Videoaula Aula 08 - Leitura, Escrita e Surdez, em Libras
Videoaula 9: Educação e Surdez
Texto 9 - THOMA, Adriana da Silva. Educação Bilíngue nas Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos e estratégias de governamento. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.755-775.
Texto completo
Atividade Teórica 9
Websérie em Libras - Episódio 09
Websérie - Episódio 9 - alternativa
Dicas de treinamento (A09)
Atividade de Compreensão em Libras (A09)
Atividade de Produção em Libras (A09)
Aula 9: versão em Libras, com legendas em português
Videoaula Aula 09 - Educação e Surdez, em Libras
Videoaula 10 - Língua de Sinais Atípica
Texto 10 - BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.731-754.
Atividade Teórica 10
Websérie em Libras - Episódio 10
Websérie - Episódio 10 - alternativa
Dicas de treinamento (A10)
Atividade de Compreensão em Libras (A10)
Atividade de Produção em Libras (A10)
Aula 10: versão em Libras, com legendas em português
Glossário Libras
Alfabeto e Números
Lista de sinais do Glossário listados de A - Z.
Alimentação
Casa e Cotidiano
Classificações sociais
Classificações familiares
Cores
Definições de tempo
Diálogos cotidianos
Dias da semana
Emoções e Comportamento
Esportes
Intensidade/Quantidade
Locais
Meses do Ano
Profissões
Tecnologia
Universo escolar
Verbos 1 (ações)
Verbos 2
Como enviar seu vídeo?
Tutorial: Como enviar seu vídeo
Envio de Prática de Libras -Teste
Não recebo as notificações do E-disciplinas por e-mail, como proceder?
Não tenho acesso ao e-mail USP, como proceder?
Não estou matriculado(a), o que faço?
Sou aluno (a) de reingresso/é minha última matéria da licenciatura e meu requerimento não foi aceito, como proceder?
Posso enviar mensagens através do ícone de Mensagem do E-disciplinas?
O que é o Converse com a Equipe?
O que são os Avisos?
O que são as Mensagens do Tutor?
Como descubro quem é meu tutor(a)?
Como minha nota é calculada?
Como minha frequência é calculada?
Como vejo minha nota/frequência na disciplina?
Posso enviar as atividades no dia que eu quiser?
O que fazer quando as datas do Plano de Aula e da Atividade divergem?
Quais são os formatos de vídeo suportados na atividade de Compreensão?
Posso fazer upload do meu vídeo direto do computador?
Posso enviar o vídeo diretamente do meu Drive?
Tenho dificuldade em realizar a sinalização no vídeo, como proceder?
Perdi uma atividade, como proceder?
Por que não consigo visualizar a nota de uma atividade Teórica ou de Compreensão no Quadro de Notas?
Quais são as atividades semanais?
Como pesquisar por uma palavra específica no Glossário?
Onde posso encontrar vocabulário em Libras além do Glossário?
Posso usar o Hand Talk ou outros aplicativos de tradução em Libras?
Não consigo assistir os vídeos de Compreensão, como proceder?
Onde vejo meu feedback da Atividade de Produção?
Não tenho 70% de frequência. Como proceder?
Como funciona a prova presencial?
Estou com uma dúvida referente ao conteúdo, como proceder?
O Plantão de Dúvidas Presencial é obrigatório?
Como agendar atendimento presencial?
Como funciona a recuperação?
Como pesquisar por uma palavra específica no Glossário? ►