Os laboratórios didáticos ficam abertos durante grande parte da semana e podem ser utilizados quantas vezes e no ritmo que for necessário para realizar os estudos propostos. Nosso papel, enquanto professor, é guiá-los nas medidas experimentais, discutir objetivos, análises e resultados.   

Queremos estimular o pensamento crítico sobre os experimentos que são realizados, a pensar em alternativas e outras medidas que possam ser feitas com o mesmo equipamento e a explorar cada experimento no seu limite.


Regras de uso do laboratório aberto

  1. O laboratório somente poderá ser utilizado por agendamento. O agendamento somente é feito através da web, ou com monitores/professores (pessoalmente). O agendamento é feito por grupo e não por aluno. 
    • Os grupos do período noturno também devem agendar o laboratório, apesar de reservarmos horários exclusivos para estes grupos no período noturno (quintas-feiras das 19h00 as 21h00).
  2. Cada grupo deve agendar no mínimo 2h por semana. Cada grupo pode ter, no máximo, dois agendamentos ativos.
  3. Cada agendamento corresponde apenas a duas horas, independente do dia agendado.
  4. Ao término de um período de agendamento o grupo pode estender o agendamento caso haja disponibilidade de espaço e equipamento. Neste caso, uma nova reserva deve ser feita no horário estendido para evitar confusão e manter o controle de presença.
  5. O cancelamento do agendamento só pode ser feito até um horário anterior ao agendado através da web ou com monitores e professores (pessoalmente). O limite de tempo está localizado na página de agendamento. Se nenhum integrante do grupo comparece no horário agendado isto implica uma falta  (débito de 2 horas) para todos os integrantes do grupo.  Cada 2h de agendamento não cumprido corresponde a uma falta (- 2 horas) mas pode ser compensada, como em um sistema de crédito/débito. Para obter presença na semana, um aluno deve possuir crédito positivo. 
  6. O controle de hora de entrada e saída e da presença é realizado pelo monitor ou professor de plantão e é feito por aluno e não por grupo. (Haverá um caderno de presença que pode ser usado como uma garantia, pelo aluno, de que esteve presente no horário). Se o aluno não comparece até 20 minutos após o início do horário agendado não terá presença (e, repetindo para maior clareza, se nenhum membro do grupo comparece até 20 minutos, será gerada uma falta).
  7. Cada aluno deve comparecer em, pelo menos, um agendamento por semana para caracterizar a realização individual de tarefas experimentais. Em caso de uma falta, todos os alunos do grupo precisam comparecer pelo menos duas vezes, etc..
  8. Não é necessário que todos os alunos do grupo estejam presentes durante o período agendado, desde que cumpram, cada um, pelo menos um agendamento.
Última atualização: segunda-feira, 26 ago. 2019, 12:46