(Clique nas palavras em destaque para ver o sinal)

Conteúdo em Libras dessa aula: pronomes; expressões comparativas; direcionalidade.

Observe, na Conversa inicial entre Diogo e Guilherme, como eles organizam a sinalização no espaço e como essa organização espacial define o sentido das frases. O sinal que Diogo realiza em 1:35 (neste momento ele repete o movimento três vezes) pode ser interpretado como “MAIS QUE”. Nesse sinal, a ponta dos dedos deve ficar  apontada para o referente que, na comparação, está em desvantagem. Por exemplo, se você vai sinalizar a frase “Eu sou mais forte que você” as pontas dos dedos da mão ficam na sua direção e se eu for sinalizar a frase “Você é mais forte que eu” as pontas dos dedos ficariam na minha direção. Veja como Diogo faz isso em 1:57.

Outra coisa que você pode reparar com esses dois exemplos é a ideia de quantidade que está dentro da realização do sinal, de acordo com o movimento escolhido. Em 1:35, Diogo fez o movimento três vezes porque a ideia que ele queria passar era de que o grupo, o time de futebol, é melhor do que os OUTROS times. Em 1:57 ele queria dizes que Guilherme (uma pessoa ).

Observe também os adjetivos que compõem as expressões comparativas: FORTE, FRACO, MELHOR, PIOR
Treine essas expressões comparativas usando o vocabulário que você viu até o momento. Elabore sentenças com essas expressões comparativas.


Última atualização: quarta-feira, 29 jul. 2015, 12:05