Dicas de treinamento (A07)

(Clique nas palavras em destaque para ver o sinal)

Conteúdo em Libras dessa aula: pronomes possessivos, direcionalidade.

 

1. Na discussão entre Diogo e Suzana observe os pronomes possessivos que aparecem e como eles são usados nas frases. Veja que existe uma espacialização para os referentes e que no decorrer da conversa os pronomes são “apontados” para esses referentes. Esse tipo de concordância é fundamental para que o interlocutor entenda qual é o alvo da referencia. Quando Diogo vai falar da família de Guilherme ele “localiza” aquilo que se refere a Guilherme em seu lado direito e aí usa os pronomes DELE, DELES sempre apontando para esse mesmo lado, como se aquilo que ele dissesse antes ainda estivesse localizado ali. Quando eles usam SEU e MEU também eles apontam para os referentes e nesses dois casos (quando o referente está na conversa) o olhar da pessoa que sinaliza também deve estar na mesma direção do referente. 
Treine essa organização espacial com frases curtas. Em seguida vão algumas sugestões, mas recomendamos que voe mesmo crie algumas frases suas.

(a) Meu nome é Felipe e o nome dela é Janice.
(b) O caderno é seu e a caneta é minha.
(c) Qual é a idade dela?

2. Neste episódio Diogo faz e sinaliza uma poesia em língua de sinais. Uma característica importante da função poética é o uso de recursos que produzem efeitos que pretendem chamar a atenção pela novidade na produção da língua. Nas línguas orais isso acontece com, por exemplo, a exploração da sonoridade das palavras, das relações de sentido etc. Nas línguas de sinais recursos como o movimento, a repetição de sinais e a simetria são usados.
Não colocamos legendas com a tradução do poema de Diogo porque, embora seja possível elaborar uma versão do que ele pretendia veicular alí, não satisfaria o objetivo que é chamar atenção para o uso da Libras em um contexto linguístico diferente
Entretanto, elaboramos uma espécie de tradução explicada para que vocês possam entender um pouco do que ele fez.  As palavras que estão em maiúsculo são os sinais e quanto existem duas palavras ou mais com hífen significa que é um sinal apenas para realizar a expressão.


FALA EM MINHA DIREÇÃO (sinal de fala realizado várias vezes na frente do rosto)

SENTIR SOZINHONÃO

INFORMAÇÃO (em minha direção) DESAPARECE (realiza essa sinalização à direita)
INFORMAÇÃO (em minha direção) DESAPARECE (realiza essa sinalização à esquerda)
SOZINHO SURDO (sinalizado à esquerda, estabelecendo um referente “a)
SOZINHO OUVINTE (sinalizado à direita, estabelecendo um referente “b)
CONTRA (“a” contra “b”)
SEPARAR (com as mãos com movimentos opostos, uma para cada lado)
SURGIR LINDA APAIXONAR(1) AMANDA (esses quatro sinais usam a mesma configuração de mãos)
INFORMAÇÃO (em minha direção) FIXA-NA-MENTE (realiza essa sinalização à esquerda)
INFORMAÇÃO (em minha direção) FIXA-NA-MENTE (realiza essa sinalização à esquerda)
INFORMAÇÃO (em minha direção, sinaliza na região central) APAIXONAR (2) (esse é um outro sinal de APAIXONAR e é realizado com a mesma configuração de mão de FIXA-NA-MENTE)
ANGÚSTIA NÃO-QUERER ANGÚSTIA TRANSFORMA ACEITA? (esses quarto sinais com a mesma configuração de mão).



Verbetes no Glossário Libras - Aula 7

Última atualização: segunda, 10 abr 2017, 14:26

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