UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL

eAprendizado – 2019

 

INTRODUÇÃO À UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE – RMS 5759

 

Prof. Dr. Juan S. Yazlle Rocha

Samára dos Santos Sampaio (tutora)

 

INTRODUÇÃO:

Na era da informação os recursos para ensino e pesquisa se multiplicam com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação provocando a consolidação de um novo Paradigma na Educação. Na área da saúde temos o desafio de contribuir ao aperfeiçoamento do sistema de saúde para melhor atender às necessidades da população e a Educação em Saúde joga importante papel na formação de novos profissionais (ensino de graduação) bem como no aprimoramento e capacitação de profissionais já graduados para compreender, pesquisar e qualificar as próprias práticas. Esta enorme tarefa no país não pode prescindir da utilização de novos modelos educacionais de ensino e pesquisa para médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros vinculados ao cotidiano dos serviços


OBJETIVOS:

Compreender os fundamentos pedagógicos do e-Learning.

Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC.

Promover a utilização crítica das TIC no ensino-aprendizagem em saúde.

Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.


POPULAÇÃO ALVO/ VAGAS

Docentes, pós-graduandos e técnicos envolvidos na educação em cursos de graduação, residência, pós-graduação e educação permanente, motivados com a necessidade de mudar a estratégia e o modelo pedagógico. Serão oferecidas 15 vagas.

 

PERÍODO/CARGA HORÁRIA: 

Reuniões semanais, às quintas-feiras, a partir de  14/03 até 02/05. Vinte horas em aulas e seminários e vinte horas em estudo e trabalho prático.


METAS:

Produzir e/ou modelar cursos semi-presenciais, apoiar treinamento com utilização de ferramentas da informação e comunicação.

Criar e adaptar materiais didáticos para ensino aprendizagem na Web.

Utilizar fontes de informações em saúde existentes na internet na pesquisa e avaliação.

Aplicar metodologia pedagógica voltada à teleducação


DINÂMICA:

Semanalmente, todos os participantes, individualmente, após as leituras e/ou atividades indicadas, deverão apresentar sinteticamente o entendimento do assunto, dúvidas ou questionamentos sobre o tema da semana – utilizando para isso o recurso do Fórum. As participações no Fórum serão encerradas vinte e quatro horas antes do seminário presencial. Os participantes serão divididos em 5 Grupos Moderadores, - encarregados de elaborar e apresentar a síntese da discussão pela rede (webminar) no dia dos seminários presenciais. Encaminhem ao Coordenador a composição dos Grupos Moderadores e o Tema Escolhido. Ver as instruções para os Grupos Moderadores.

Finalmente, o Curso pretende apoiar os participantes individualmente a iniciar a montagem ou elaboração de disciplinas na área de saúde utilizando recursos de eAprendizado (eLearning). Todos deverão apresentar a ementa de um  Curso real ou fictício que se pretenda migrar para o formato  de eAprendizado (eLearning)  a partir da primeira semana do Curso - veja a Tarefa 1. Uma conta de acesso ao Moodle do CIRP será necessária.


CONTEÚDO:

1).- Introdução ao Curso. Desafios à educação em saúde na era da Informação

2).- Ensinar, Apreender, Ensinagem. Teorias da Educação

3).- Método Dialético e operações do pensamento. O Construtivismo.

4).- EAD e o design instrucional

5).- Pesquisa Aprendizagem na Web – O WebQuest

6).- Avaliação do eAprendizado.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Bates, AW – Educar na Era Digital - design, ensino e aprendizagem. (versão digital) . São Paulo 2017 Creative Commom Atribution, Vancouver BC 2015

Anastasiou, LGC & Alves, LP - Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem, in: Cap 1 -  Processo de Ensinagem na Universidade - Univille Editora, Joinville, SC. 2013

Anastasiou, LGC & Alves, LP - Estratégias de Ensinagem - Cap. 3 in: ibidem

Franco, S R K – O Construtivismo e a Educação – Ed. Mediação, Porto Alegre, 2004 (9a. edição)

Morán, J.M. - Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual, in: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm.

Moura,A.M.M.; Azevedo, A. M. P.; Mehlecke, Q. - As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento, in: http://www.abed.org.br/publique/..

Carvalho, M.A P. - Análise de um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..

Salles, J.A. G; Struchiner, M. - Criação de Uma Ferramenta de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância, in: http://www.abed.org.br/publique/..

Grant, J. & Zachariah, A. – Distance Learning for Medical Teachers. A Short Course. Open University, Centre for Education in Medicine, Walton Hall, Milton Keynes, UK

Dodge, B. - FOCUS: Five Rules for Writing a Great WebQuest, in:

http://www.futuro.usp.br/projetos/proj_webquest.htm

Ribeiro, G.S.N.; Sousa Jr, R.T. - WEBQUEST: Protótipo de um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa a Distância Empregando a Internetin: http://www.abed.org.br/publique/..

Classificação dos Objetivos Educacionais de Bloom, in: http://www.webquest.futuro.usp.br/

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

Freire, P. – Pedagogia da Autonomia – Paz e Terra, 1996.

Gadoti, M. – Pedagogia da Práxis – Editora Cortez, SP, 1998.

Maia, C. – Ead.Br – Experiências Inovadoras em Educação a distância no Brasil. Reflexões atuais, em tempo real – Ed. Anhembi Morumbi, 2003, S. Paulo, 2003.

Rangel, A. P. – Construtivismo. Apontando falsas verdades – Editora Mediação, P.Alegre, 2002.

 


Última atualização: domingo, 10 mar. 2019, 21:16