Preparação

Todos os alunos deverão se preparar para cada experiência estudando o respectivo roteiro que estará disponível no Moodle. Os alunos deverão fazer um teste de cinco questões de múltipla escolha no Moodle sobre o conteúdo dos roteiros, abrangendo inclusive os procedimentos de cálculo que deverão ser feitos na elaboração dos relatórios, os prazos para a realização destes testes estão informados no próprio ambiente de teste e na página "Prazos para realização das tarefas relativas às atividades de laboratório". As notas destes testes comporão a nota T.

Antes da atividade de demonstração, foram organizados grupos com no mínimo 3 e no máximo (e preferencialmente) 5 participantes. Estes grupos devem ser mantidos para as duas experiências. Tanto os procedimentos de tomada de dados quanto a elaboração dos relatórios serão atividades realizadas em grupo.  Lembrem-se que a elaboração e entrega do relatório são de responsabilidade de todos os membros do grupo.

Realização das experiências

As experiências serão realizadas nos Laboratórios de Mecânica dos Fluidos do Departamento de Engenharia Mecânica, sob supervisão do professor e dos técnicos de laboratório. É imprescindível a presença no momento da experiência; alunos ausentes ficarão com falta e nota zero no relatório e no teste, sem a possibilidade de reposição. Após a tomada de dados, cada grupo lançará os dados medidos na planilha fornecida, utilizando os computadores do Laboratório ou computador próprio, e começará o processamento dos dados, prosseguindo até o término do horário de aula. Ao final da aula, a planilha deve ser carregada ao ambiente de entrega de tarefas no Moodle relativo à experiência realizada.

Formato dos relatórios

O relatório deve possuir uma boa apresentação e estar organizado. As informações devem estar dispostas de maneira clara e a redação deve ser objetiva. Utilizem numeração para as páginas, seções, gráficos e tabelas. As partes devem estar dispostas de forma coerente e concatenada, de preferência organizadas de acordo com os itens sugeridos a seguir.

  1. Capa do relatório
  2. Deve constar o nome da Escola Politécnica, o título da experiência, os nomes e números USP de todos os membros do grupo, a turma de laboratório, data e o nome do professor.

  3. Resumo da experiência
  4. Descreve sucintamente a experiência, focando nos seus objetivos, metodologia empregada e principais conclusões. O resumo tem o objetivo de informar rapidamente ao leitor o que ocorreu durante a realização da experiência, e não se deve prolongar por mais de meia página de papel A4. O resumo pode ser elaborado trazendo um elemento de cada uma das principais partes do roteiro de laboratório e do relatório.

  5. Apresentação dos dados experimentais
  6. Utilizando-se de tabelas, de forma a reunir os valores medidos, apresentá-los acompanhados de suas respectivas incertezas. As incertezas não fornecidas previamente devem ser estimadas pelos alunos considerando a instrumentação utilizada. É recomendado o uso do Sistema Internacional de Unidades (SI).

  7. Cálculos e respostas às questões propostas
  8. Inicialmente são apresentados os resultados que a experiência exige e não estão solicitados nas questões propostas (se este for o caso), passando a seguir para a resposta destas questões. É interessante que o grupo indique como procedeu para obter os resultados; basta para isso apresentar a sequência de operações realizadas para apenas um dos valores de uma série. O conjunto de resultados, acompanhados das incertezas calculadas, também deve ser apresentado na forma de tabelas, ou na forma de gráficos, que devem ter barras de erro. Devem ser empregadas as unidades do SI. Identifiquem claramente a resposta de cada uma das questões propostas.

    Todos os gráficos, figuras e tabelas devem estar identificados, como também possuir legendas claras. Tenha atenção para a quantidade de algarismos que utiliza para expressar uma grandeza, cuidado com excessos (ex.: v = 2,23421234 m/s). Nos gráficos verifique se as escalas em que as grandezas estão sendo apresentadas são adequadas para representar seu comportamento. A apresentação gráfica dos pontos experimentais deve preferencialmente ser ajustada pela curva que melhor represente o fenômeno, devendo manter no gráfico os pontos experimentais, e a equação de ajuste obtida. Não utilize ligação de pontos por segmentos de reta.

  9. Conclusões e comentários finais
  10. A partir das expectativas que a teoria estabelece e dos resultados que foram obtidos deve ser feita uma análise crítica considerando os diferentes fatores envolvidos na experiência. A partir desta análise serão estabelecidas as conclusões.

  11. Referências bibliográficas
  12. Deve ser apresentada uma relação contendo a documentação consultada ou citada naelaboração do relatório. Cada citação bibliográfica deve conter, sempre que possível, os seguintes dados: autor, título, edição, cidade, editora, data. Exemplo: ASSY, Tufi Mamed. Mecânica dos Fluidos. 3a edição. Rio de Janeiro, LTC, 2004.

Forma de entrega dos relatórios

Os relatórios devem ser entregues como arquivos pdf, via Moodle, no ambiente apropriado para a entrega dos mesmos, de acordo com a experiência e a turma. Os relatórios corrigidos serão enviados também utilizando o Moodle, como arquivos de feedback.

Prazo para entrega de relatórios

Até sete dias corridos após a realização da experiência, sendo que será ampliado em 1 semana quando houver intercalação de semana de provas. Feriados não ampliam o prazo. Relatório entregue com atraso de até sete dias, terá desconto de dois pontos sobre a nota. Após essa data o relatório não será aceito.

Última atualização: quinta-feira, 11 abr. 2019, 09:58