A ideia desses exercícios é propor algumas situações que irão estimular uma discussão sobre conceitos de seleção natural.

1.     Considere a cauda do pavão. Há estudos que indicam que existe um benefício para os machos com caudas longas e vistosas: eles são mais atraentes às fêmeas, e o obtêm mais cópulas. Essa é a dimensão de seleção sexual associado ao traço.   Mas e a seleção natural (associada à sobrevivência)? É razoável supor que os machos com caudas muito longas terão sobrevivência reduzida? Caso a resposta seja sim, o que irá determinar o tamanho da cauda do pavão? Você consegue pensar em outro traço que está simultaneamente sobre efeitos de seleção sexual e seleção natural? Ou sobre duas formas de seleção antagônicas (isto é, que se opõem)?

 

2.     A frequência “q” com que um alelo deletério é mantido numa população depende da taxa com que ele surge por mutação (um), e a intensidade de seleção contra ele (s). É possível usar as expressões para mudança de frequência sobre esses dois fatores para estimar a frequência de equilíbrio. A frequência de equilíbrio é dada por é q = sqrt(mu/s).

(a)  Tente demonstrar como se chega a essa expressão (dica: use a taxa de mudança de frequências alélicas sob seleção e sob os efeitos de mutação).

(b)  Imagine um caso em que a mutação reduz a sobrevivência de seus portadores por 20% (ou seja, s =0,2) e a taxa de mutação é de 10^-5. Qual a frequência esperada da mutação sob equilíbrio?

(c)   Imagine que em poucos anos, com avanços da medicina, a intensidade da seleção seja reduzida para apenas 2%. Qual o efeito sobre a frequência da mutação na população?


3.     Vamos pensar sobre a seleção natural que atua sobre o sistema imune, movida por patógenos. Mutações no sistema imune que dão resistência ao patógeno irão aumentar de frequência por seleção direcional. Mas à medida que isso ocorre, haverá seleção a favor de mutações do patógeno que burlam o sistema imune do hospedeiro (por exemplo, mutações que alteram a proteína do vírus que é reconhecida por moléculas do sistema imune). A longo prazo, qual será a consequência desse tipo de interação descrita acima? De que tipo de regime seletivo se trata?


Última atualização: domingo, 11 nov. 2018, 20:53