Realidade hoje:

Os cursos são baseados em conteúdos desejados pelo professor ou são baseados na ementa que os professores são obrigados a cumprir.

Qual a proposta?

Curso focado para atingir o conhecimento específico que o professor acredita ter mais valor para o estudante.

Está disposto (a) a mudar?



Para ajudar nesta mudança de paradigma, devemos inicialmente refletir a seguinte pergunta:

·         O que o curso vai agregar aos estudantes?

·         Quais conhecimentos eles terão ao final do curso e como podemos comprovar esta aquisição?

·         Quais as habilidades serão adquiridas ou aperfeiçoadas e como podemos comprová-las?

Se compartilharmos essas informações com os estudantes, eles irão entender o valor do curso, além de motivarem-se no sentido de atingir estes resultados.

Como fazemos um curso online hoje?

Infelizmente este não é a maneira que usualmente elaboramos um curso. Imaginamos um curso como sendo um conjunto de conteúdos que o professor quer compartilhar com os estudantes(Coursera,2016).


Como podemos mudar para uma nova abordagem?


Proposta:

Foco nos objetivos de aprendizagem, ou seja, em resultados



Abaixo alguns exemplos de como transformar resultados centrados no conteúdo para o foco em resultados centrados no estudante.

Porque esta abordagem é importante?

Porque informa ao estudante os níveis de aprendizado que eles devem atingir e o que devem estar aptos a fazer quando terminarem o curso.

Quais as diferenças para as propostas de objetivos de aprendizagem para as duas abordagens de “foco no conteúdo” e “foco no resultado”.

Objetivos de aprendizagem

Foco no conteúdo

Foco no resultado da aprendizagem do estudante

Aprender como os atributos da física e a química do cérebro afetam a aprendizagem 

 

Ser capaz de listar três técnicas que ajudam o processo de aprendizagem e são derivadas de atributos físicos e químicos do cérebro.

Compreender e resolver problemas de probabilidade condicional

 

Identificar situações em que as leis de probabilidade condicional devem ser utilizadas e explicar os seus impactos.

 

 

DICAS como elaborar os objetivos de aprendizagem

Substitua os termos gerais como “Aprender” e “Compreender” com verbos de ação mais específicos de como os estudantes irão demonstrar o seu aprendizado (Smith & Perkins, 2010). Os verbos de ação são mais facilmente mensuráveis. Uma lista de verbos que podem ser utilizados de acordo com o nível de Bloom(Coursera,2016).

Nível cognitivo

Descrição

Verbos de ação

Conhecimento factual

Lembrar as informações factuais

Definir, listar, rotular, afirmar, nomear

Compreensão

Demonstrar o entendimento de ideias e conceitos

Descrever, explicar, sumarizar, interpretar, ilustrar

Aplicação

Aplicar aprendizado em situação não familiares

Aplicar, demonstrar, usar, computar, resolver, prever, construir, modificar.

Análise

Desmembrar os conceitos em partes menores

Comparar, contrastar, categorizar, distinguir, identificar, inferir.

Síntese

Transformar e combinar ideias para criar algo novo

Desenvolver, criar, propor, formular,  projetar

 

Os verbos devem ter um comportamento observável como escrever, listar, comparar, diferenciar em oposição a comportamentos não observáveis como entender, aprecisar, conhecer. Não sendo observável, fica difícil mensurar.

Atividade Prática M3C- elaborar a matriz de aprendizagem do seu módulo

Vamos montar a matriz de aprendizagem em 4 etapas utilizando o fórum de discussão para discutir e refletir com os colegas do seu grupo (comunidade de aprendizagem)  Abaixo alguns exemplos que podem ajudar na construção da matriz. A matriz abaixo pode ser usada como modelo no wiki e deverá ser alterada para o seu módulo pelo seu grupo.

Etapa I -  Definir os objetivos de aprendizagem para o módulo em questão.

Monte a primeira coluna da matriz de aprendizagem com os objetivos do módulo que irá desenvolver no MOODLE da USP. Quantos objetivos? Para efeito deste curso, devemos ter pelo menos 2.

Mas eu só vou ensinar os objetivos de aprendizagem aqui estabelecidos? Claro que não. Estes objetivos de aprendizagem indicam os aspectos mais importantes e os estudantes precisam saber todo o conteúdo, teoria, pontos de vista que suportam estes aspectos mais importantes.

Lembre-se que os objetivos devem ser mensuráveis, ou seja, precisamos de  evidências que o objetivo foi atingido.


Objetivos de aprendizagem

Forma de avaliação destes objetivos

Recurso(s) do Moodle© utilizado

Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem

Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem

 

 

 

Ser capaz de desenvolver um instrumento para avaliar o LMS

 

 

 

 

Etapa II – Definir a forma de avaliação do aprendizado para cada objetivo de aprendizado para o módulo em questão.

Aqui precisamos definir como os alunos demonstrarão que atingiram os objetivos de aprendizagem. Responda a seguinte questão: Qual evidência eu preciso para provar que o estudante atingiu o objetivo de aprendizagem? Vou precisar de uma ou mais formas de avaliação?

Objetivos de aprendizagem

Forma de avaliação destes objetivos

Recurso(s) do Moodle© utilizado

Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem

Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem

Escrever um resumo comparando e refletindo acerca das três abordagens

 

 

Ser capaz de desenvolver um instrumento em grupo para avaliar o LMS

Discutir colaborativamente as características ideais de um LMS

 

 

 

Etapa III – Definir os recursos do Moodle© a serem utilizados para a avaliação proposta na etapa anterior.

A forma de avaliação envolve o uso da tecnologia e, portanto, disponibilizamos uma tabela com os recursos existentes no Moodle© (Clicar aqui). Lembramos que o uso da ferramenta depende das estratégias de aprendizagem a serem utilizadas para atingir os objetivos de aprendizagem.

Para cada estratégia de aprendizagem pode existir uma ferramenta ou forma de uso de uma ferramenta. A proposta do modelo ILDF sugere algumas estratégias aliadas as tecnologias.  

Objetivos de aprendizagem

Forma de avaliação destes objetivos

Recurso(s) do Moodle© utilizado

Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem

Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem

Escrever um resumo comparando e refletindo acerca das três abordagens

Upload de arquivo

 

Ser capaz de desenvolver um instrumento em grupo para avaliar o LMS

Discutir colaborativamente as características ideais de um LMS

Usar o fórum para discussão e o Wiki para desenvolvimento colaborativo do resultado da discussão

 

 

Etapa IV – Definir os conteúdos necessários para que os estudantes possam atingir cada objetivo de aprendizagem no módulo em questão.

Com os objetivos de aprendizagem e as formas de avaliação definidos nas etapas anteriores, precisamos planejar a forma como dar suporte aos estudantes para terem sucesso na avaliação e atingirem o objetivo de aprendizagem proposto.

 

Objetivos de aprendizagem

Forma de avaliação destes objetivos

Recurso(s) do Moodle© utilizado

Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem

Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem

Escrever um resumo comparando e refletindo acerca das três abordagens

Upload de arquivo

Disponibilizar pelo menos 1 pdf para cada teoria e oferecer material complementar disponível na internet

Anexar os materiais aqui  no wiki (pdf, ppt, etc.)

Ser capaz de desenvolver um instrumento em grupo para avaliar o LMS

Discutir colaborativamente as características ideais de um LMS

Usar o fórum para discussão e o Wiki para desenvolvimento colaborativo do resultado da discussão

Disponibilizar artigos sobre o tema e um modelo antigo utilizado em cursos anteriores.

Anexar os materiais aqui  no wiki (pdf, ppt, etc.)

Referências

(Coursera,2016).


Última atualização: quinta-feira, 24 mai. 2018, 17:09