Roteiro 4

Formação e Gestão de Recursos Humanos em Saúde no Brasil

   

A edição vol 21 Número9 da Revista Ciência & Saúde Coletiva de 2016 - disponível em:

https://scielosp.org/toc/csc/2016.v21n9/

se intitula o "Programa Mais Médicos: análises e perspectivas". Este número temático foi organizado em parceria do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (APS) da Abrasco com a Organização Pan-Americana da Saúde.

Nesta edição, divulgam-se os primeiros resultados avaliativos do mais novo programa do SUS, o "Mais Médicos" que completa três anos e, atualmente, está presente em 4.058 municípios do país e nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, sendo constituído por um contingente de mais de 18 mil médicos. Esta é a mais recente iniciativa do Estado brasileiro em busca de ampliação da universalização dos cuidados e dos serviços de saúde, buscando atingir os mais longínquos rincões do país.

Os artigos aqui divulgados abarcam temas relacionados aos seus três componentes do Programa: provimento emergencial, formação médica e infraestrutura das unidades básicas de saúde (UBS). Embora o tempo seja muito curto para se observarem resultados consistentes, o processo em curso permite constatar movimentos de mudanças fundamentais para a consolidação do SUS nesses três eixos, pois, além de agregar medidas emergenciais de provisão de médicos visando ao acesso das populações antes desassistidas, vêm modificando a estrutura de formação dos profissionais com ênfase na medicina da família e da comunidade, orientando a universalização da residência médica, promovendo a ampliação de vagas e mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina. Recomendo a leitura dos textos de Gastão Wagner, de Mario Scheffer e a entrevista de Renato Tasca.


          O número pode ser acessado em:

http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-812320160009&lng=pt&nrm=iso


Mais recentemente a revista Interface-Comunicação, Saúde, Educação, vol 21 Suplemento 1, 2017  - é dedicada integralmente à publicação de trabalhos analíticos sobre o Programa Mais Médicos e pode ser acessada em:

https://scielosp.org/toc/icse/2017.v21suppl1/

A destacar trabalhos avaliativos das perspectivas dos Atores Sociais, Médicos Cooperados, Gestores Municipais, Usuários e Supervisores Acadêmicos.







Última atualização: segunda-feira, 26 mar. 2018, 11:08