(Clique nas palavras em destaque para ver o sinal)

Objetivos:

Objetivos: Proporcionar noções sobre o sistema de pronominalização espacial e uso de expressões comparativas; direcionalidade.

Prática 7:

Conteúdo em Libras dessa aula: pronomes possessivos, direcionalidade.


1. Na discussão entre Diogo e Suzana observe os pronomes possessivos que aparecem e como eles são usados nas frases. Veja que existe uma espacialização para os referentes e que no decorrer da conversa os pronomes são “apontados” para esses referentes. Esse tipo de concordância é fundamental para que o interlocutor entenda qual é o alvo da referencia. Quando Diogo vai falar da família de Guilherme ele “localiza” aquilo que se refere a Guilherme em seu lado direito e aí usa os pronomes DELE, DELES sempre apontando para esse mesmo lado, como se aquilo que ele dissesse antes ainda estivesse localizado ali. Quando eles usam SEU e MEU também eles apontam para os referentes e nesses dois casos (quando o referente está na conversa) o olhar da pessoa que sinaliza também deve estar na mesma direção do referente.
Treine essa organização espacial com frases curtas. Em seguida vão algumas sugestões, mas recomendamos que voe mesmo crie algumas frases suas.

(a) Meu nome é Felipe e o nome dela é Janice.
(b) O caderno é seu e a caneta é minha.
(c) Qual é a idade dela?

2. Neste episódio Diogo faz e sinaliza uma poesia em língua de sinais. Uma característica importante da função poética é o uso de recursos que produzem efeitos que pretendem chamar a atenção pela novidade na produção da língua. Nas línguas orais isso acontece com, por exemplo, a exploração da sonoridade das palavras, das relações de sentido etc. Nas línguas de sinais recursos como o movimento, a repetição de sinais e a simetria são usados.
Não colocamos legendas com a tradução do poema de Diogo porque, embora seja possível elaborar uma versão do que ele pretendia veicular alí, não satisfaria o objetivo que é chamar atenção para o uso da Libras em um contexto linguísrtico diferente.
Entretanto, elaboramos uma espécie de tradução explicada para que vocês possam entender um pouco do que ele fez.  As palavras que estão em maiúsculo são os sinais e quanto existem duas palavras ou mais com hífen significa que é um sinal apenas para realizar a expressão.

FALA EM MINHA DIREÇÃO (sinal de fala realizado várias vezes na frente do rosto)
SENTIR SOZINHONÃO
INFORMAÇÃO (em minha direção) DESAPARECE (realiza essa sinalização à direita)
INFORMAÇÃO (em minha direção) DESAPARECE (realiza essa sinalização à esquerda)
SOZINHO SURDO (sinalizado à esquerda, estabelecendo um referente “a)
SOZINHO OUVINTE (sinalizado à direita, estabelecendo um referente “b)
CONTRA (“a” contra “b”)
SEPARAR (com as mãos com movimentos opostos, uma para cada lado)
SURGIR LINDA APAIXONAR(1) AMANDA (esses quatro sinais usam a mesma configuração de mãos)
INFORMAÇÃO (em minha direção) FIXA-NA-MENTE (realiza essa sinalização à esquerda)
INFORMAÇÃO (em minha direção) FIXA-NA-MENTE (realiza essa sinalização à esquerda)
INFORMAÇÃO (em minha direção, sinaliza na região central) APAIXONAR (2) (esse é um outro sinal de APAIXONAR e é realizado com a mesma configuração de mão de FIXA-NA-MENTE)
ANGÚSTIA NÃO-QUERER ANGÚSTIA TRANSFORMA ACEITA? (esses quarto sinais com a mesma configuração de mão)

Prática 8:

Conteúdo em Libras dessa aula: pronomes; expressões comparativas; direcionalidade.

Observe, na Conversa inicial entre Diogo e Guilherme, como eles organizam a sinalização no espaço e como essa organização espacial define o sentido das frases. O sinal que Diogo realiza em 1:35 (neste momento ele repete o movimento três vezes) pode ser interpretado como “MAIS QUE”. Nesse sinal, a ponta dos dedos deve ficar  apontada para o referente que, na comparação, está em desvantagem. Por exemplo, se você vai sinalizar a frase “Eu sou mais forte que você” as pontas dos dedos da mão ficam na sua direção e se eu for sinalizar a frase “Você é mais forte que eu” as pontas dos dedos ficariam na minha direção. Veja como Diogo faz isso em 1:57.

Outra coisa que você pode reparar com esses dois exemplos é a idéia de quantidade que está dentro da realização do sinal, de acordo com o movimento escolhido. Em 1:35, Diogo fez o movimento três vezes porque a idéia que ele queria passar era de que o grupo, o time de futebol, é melhor do que os OUTROS times. Em 1:57 ele queria dizes que Guilherme (uma pessoa ).

Observe também os adjetivos que compõem as expressões comparativas: FORTE, FRACO, MELHOR, PIOR
Treine essas expressões comparativas usando o vocabulário que você viu até o momento. Elabore sentenças com essas expressões comparativas.

Mais vocabulário:






















Última atualização: sábado, 6 jun. 2015, 19:28