monitora do núcleo de HQ:
sabrina da paixão
- contato: sapaixao.hq@gmail.com

Plano de trabalho


Objetivos Gerais:

Desenvolver discussões acerca do meio complexo e multifacetado da mídia “Histórias em Quadrinhos”;
Ampliar o conhecimento acerca dos gêneros e plataformas nas quais os quadrinhos se desenvolvem;
Captar e discutir os elementos que constituem a linguagem dos quadrinhos e sua dinâmica;
Problematizar seu uso na educação;
Discutir as possibilidades de produção de quadrinhos e desenvolver experimentações.

Método:
Debates temáticos mediados;
Discussões partindo de textos de referencia;
Encontro com profissionais e pesquisadores da área;
Produção de materiais experimentais e exposição.

Bibliografia básica:
CANNITO, Newton; SARAIVA Leandro. Manual de roteiro. São Paulo: Conrad, 2009.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008-6ª edição.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1995 -2ª edição.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.
MOYA, Álvaro (org.). Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977 -3ª edição.
GRAVETT, Paul. Mangá. Como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.
NETO, Elydio dos Santos; SILVA, Marta Regina Paulo da. Histórias em Quadrinhos e educação formação prática e docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.
RAMOS, Paulo; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Quadrinhos na Educação. São Paulo: Contexto, 2009.

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 22:40