monitores do núcleo de música:
Julio Valim Pancracio & Luiz Fukushiro
- contato: fukushiro@gmail.com

 

Limpeza de ouvidos, ou exercícios de clariaudiência

Quantos aviões você ouviu hoje? Qual a trilha sonora do ambiente neste instante? Por que barulho não é música? Como um som se torna música? Por que diferentes músicas despertam diferentes sensações? O que o silêncio tem com isso tudo? A partir de debates, sessões de escuta e de prática musical, o núcleo de música do lab_arte se abre para a polifonia de sentidos e experiências propagadas pelo universo sonoro.

No entanto, para conseguir ouví-las às vezes é preciso fazer uma "limpeza dos ouvidos", pois vivemos numa época em que o tempo todo ruídos invadem o cotidiano e tornam difícil perceber cada som que se escuta. Assim, nossos encontros semanais não pretendem ensinar a ouvir música, mas abrir os ouvidos para uma maior percepção da nossa paisagem sonora, que pode ser tão bela quanto um desfiladeiro de montanhas ou tão incômoda quanto um rio poluído. Essa renovada maneira de lidar com os fenômenos sonoros anima a produção musical atual e certamente também alterará nossa relação com a música.

bibliografia:

ADORNO, Theodor W. Teoria estérica. Lisboa: Edições 70, 2006.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 1991.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas, 1948. Organização e notas de Stéphanie Ménasé; tradução Fabio Landa, Eva Landa; revisão da tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 16:12