Exemplo de um relatório final

Relatório Final – Problema 9 (MÁX 3 páginas)

Equipe 3

Nomes: Flavia; Lucas; Rodrigo; Stefânia

 

1.      Alterações com relação ao Relatório Parcial

Tivemos um ajuste de cronograma para o dia 31/05 sexta feira – para o debate das ideias e elaboração do relatório final.

2.      Problema formulado no relatório parcial com ou sem modificações

Como a empresa estudada pode sobreviver ao novo ambiente, de negócios, estabelecido?

3.       Causa principal da situação apresentada

Impacto do ambiente no desempenho das organizações.

4.      Conceitos Teóricos (utilizando os conceitos pesquisados). PRECISA CITAR O AUTOR E COLOCAR O MESMO NAS REFERÊNCIAS. ISTO VALE PARA QUALQUER COISA QUE NÃO SEJA DE SUA AUTORIA.

Motta e Vasconcelos (2005, p. 379), apontam a ecologia populacional como “a teoria que estuda os aspectos estruturais do ambiente, estuda a diversidade de formas organizacionais possíveis”. Segundo os autores, os teóricos que discutem o tema buscam explicar os motivos que alguns modelos de organização sobrevivem ao longo do tempo em ambientes específicos. Motta e Vasconcelos (2005) apontam o artigo de Hannan e Freeman, “The population ecology of organizations”, publicado no American Journal of Socilogy, como pioneiro no lançamento dos pressupostos da Ecologia Populacional.

“A teoria da Ecologia Populacional não analisa o ambiente do ponto de vista de uma organização, mas, ao contrário, a sua unidade de análise são grupos de organizações com características estruturais similares, formando populações de um certo tipo” (MOTTA; VASCONCELOS, 2005 p. 380). De acordo com Baum (1998), é um enfoque da teoria organizacional que procura responder o porquê de haver grande diversidade de empresas atuando no mercado e o que leva essas empresas a sobreviverem. Ela o faz primeiramente através da abordagem da adaptação ambiental, na qual as empresas estão constantemente em contato com o ambiente de negócios de tal forma que tentam se adaptar às pressões externas ao mesmo tempo em que também influenciam o ambiente. Segundo Medeiros e Paiva (2012), o objetivo principal do capitalismo é o lucro e a concorrência é um dos meios de que o sistema se utiliza para atingí-lo. Assim, exige das organizações aprimoramento constante no sentido de maior produtividade, qualidade e menores custos.

Outra abordagem se refere ao processo de seleção das empresas que sobrevivem no mercado. Estas por sofrerem com limitações ficam expostas as mudanças ocorridas no ambiente de tal forma que este seleciona somente as melhores adaptas e estas últimas acabam por desaparecer??. No geral, as novas entrantes acabam por levar vantagem no processo de adaptação, pois acabam incorporando o que há de melhor nas concorrentes e não adotando comportamentos pouco assertivos das empresas antigas para o novo ambiente (HANNAN; FREEMAN, 1978).

Outras duas perspectivas complementam a teoria da ecologia populacional (MEDEIROS; PAIVA, 2012): a inércia e os recursos. A inércia estrutural tenta explicar as dificuldades para adaptação das organizações analisando suas características internas e externas. Os recursos que também interferem na sobrevivência, pois as organizações dependem da disponibilidade existente de recursos humanos, financeiros e materiais existentes no meio em que se encontra. A dependência de uma organização varia conforme a influência que os recursos exercem sobre seu desempenho, a forma como estão alocados, a existência ou não de monopólio sobre eles e a existência ou não de recursos alternativos (BLAU; ALDRICH, 1979 apud MEDEIROS; PAIVA, 2012).

Motta e Vasconcelos (2005, p. 382) destacam que os “estudos baseados na Ecologia Populacional mostram que no inicio de seu ciclo de vida a população organizacional mais apta tende a crescer lentamente, substituindo progressivamente as antigas formas predominantes nesse mesmo setor”. Os autores ainda apontam que os fatores econômicos e sociais, externos a organização, irão determinar as características que deverão ser atendidas pelas organizações.

5.      Solução Teórica Proposta  (sem o uso do excel para o problema do estudo de caso)

Com base na teoria estudada nota-se que as empresas que sobreviverão são os grupos de organizações que melhor se adaptarem ao ambiente. Nesse sentido apontamos algumas ações para a empresa:

ü  Dado que o consumidor de livros pode ter mudado o seu comportamento, realizar uma pesquisa de comportamento do consumidor para verificar suas impressões em relação aos modelos de negócio;

ü  Fazer um levantamento dos principais concorrentes da empresa e analisar os seus modelos de negócio, no sentido de se aproximar das organizações com modelos semelhantes.

ü  As vantagens das empresas online podem estar baseadas em maior acesso ao mercado e redução de custos, principalmente em estrutura física (lojas) e com funcionários. Assim, mesmo tendo seu modelo de negócios baseado no varejo tradicional, propomos o lançamento de um portal na internet para comercialização dos produtos da empresa, sem abandonar no primeiro momento a loja tradicional.

ü  Com isso a empresa poderá verificar qual modelo está melhor adaptado ao ambiente e poderá direcionar melhor seus investimentos.

 

6.      Solução Excel proposta para o problema do estudo de caso

Anexar um Excel com a solução em arquivo separado.

 

Referências  (OBRIGATÓRIO)

BAUM, J. Ecologia organizacional. In: CLEGG, S.R.; HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1998. v. 1.

HANNAH, M.; FREEMAN, J. The population ecology of organizations. In: MEYER, MarshallW. Environments and organizations: theoretical and empirical perspectives. San Francisco: Jossey-Bass, 1978.

MEDEIROS, L. C, PAIVA, P. A. Ecologia populacional e escolhas estratégicas: uma proposta de convergência. XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de janeiro, 2012. Favor enviar este artigo para mim. Obrigado.

MOTTA, P.C. F.; VASCONCELOS, G. F.I. Teoria Geral da Administração. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomso Learning, 2005.


Última atualização: domingo, 21 mai. 2017, 16:37