NÚCLEO DA PALAVRA DO LAB_ARTE
monitora: maíra moraes dos santos
contato: mairamsantos@usp.br

proposta de trabalho:

neste semestre, seguiremos a proposta do semestre passado, trabalhando a leitura compartilhada de contos anarquistas e alguns fragmentos das obras de gibran khalil gibran, propiciar momentos de criação coletiva de textos, e a pedido dos participantes do semestre passado iremos incluir a leitura de escritos teóricos sobre o anarquismo.
escolhemos essas leituras por encontrar nelas um princípio muito semelhante à própria veia do laboratório visando a vivência coletiva e a produção libertária.

“antes de mais nada, é preciso assinalar que o escritor libertário não é um escritor profissional e que, da sua perspectiva, a obra é produto muito mais da experiência coletiva do que propriamente o resultado de uma elaboração estética” (hardman, 1985, p.15)

a dinâmica semanal do núcleo será a leitura compartilhada em voz alta dos textos, pois apesar de estarmos no universo estudantil e ler ser algo “comum” nesses espaços, a leitura em público tem sofrido do estigma de “castigo-pedagógico”. pretendemos, então, recuperar o sentido de partilhar a leitura num aspecto quase ritualistíco de dar voz as palavras que ficam presas nos livros até serem libertadas pela voz de quem as lê, e de fazer morada no coração de quem às ouve.
junto com a leitura dos contos vamos trabalhar alguns princípios libertários/anarquistas dentro do contexto pedagógico e artístico.
estamos abertos a contribuições do grupo com outros textos dentro dessa temática.

 

bibliografia:

accioly e silva, doris. anarquistas: criação cultural, invenção pedagógica. in: educação & sociedade, unicamp, campinas: são paulo, v. 32. n° 114. jan-mar. 2001. (www.cedes.unicamp.br)

arte e anarquismo. coleção escritos anarquistas. são paulo: imaginário, 2001.

gibran, khalil gibran. o precursor. acigi, 1977.

gibran, khalil gibran. temporais. acigi, s/d.

luizetto, flávio. utopias anarquistas. são paulo: brasiliense, 1987.

prado, antonio arnoni e hardman, francisco foot (org.). contos anarquistas - antologia da prosa libertária no brasil (1901-1935). são paulo: brasiliense, 1985

soares, donizete. idéias libertárias. são paulo: gens instituto de educação e cultura. 2011.

yazbek, mustafa. gibran khalil gibran. são paulo: brasiliense, 1984.

 

entrevista de maíra moraes sobre pedagogia libertária no início do século na cidade de são paulo: http://radioteca.net/audio/grupo-de-estudo-e-praticas-em-educomunicacao-20-de/#comments 

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 22:19