monitores do núcleo de educomunicação:
Profa. Dra. Grácia Lopes Lima- contato: gracia.lopeslima@gmail.com
Mariana Kz - contato: marianakz@gmail.com

sábados quinzenais - 10h30 às 13h00 - casa do CBJM - cala-boca já morreu -
avenida henrique schaumann, 125 - pinheiros


O Núcleo de Educomunicação

Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social.

Apresenta-se, na atualidade, sob a forma de leitura crítica dos meios, produção coletiva de comunicação e epistemologia.

O que a torna peculiar, em todas as suas vertentes, é que ela coloca em destaque um dos temas mais importantes da nossa história: a influência da comunicação social na formação das pessoas e na consolidação da nossa sociedade.

Essa compreensão, decorrente, em especial, da produção coletiva de comunicação, resgata o direito humano de todas as pessoas, independente de idade, gênero, origem ou titulação, também dizerem o que sentem e pensam sobre assuntos que julgarem oportunos por sua própria vontade ou necessidade.

Porque pressupõe aprender a ouvir, a comunicar ideias e sentimentos, fazer escolhas e tornar público decisões individuais e coletivas, constitui-se numa proposta de Educação pelos Meios de Comunicação.

As tecnologias e linguagens de comunicação midiáticas são ferramentas, os processos são mais importantes que os produtos, porque são pautados pelos princípios da co-gestão, possibilitando outra forma de convivência social.

Por esses motivos, a Educomunicação é uma forma de intervenção social.

Coordenação do Núcleo

Grácia Lopes Lima - professora, fundadora e coordenadora dos programas de Educomunicação do Instituto GENS de Educação e Cultura, Coordenadora do Projeto Cala-boca já morreu, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Mariana Kz - integrante do Projeto Cala-boca já morreu, desde 1996, Secretária executiva do Projeto Cala-boca já morreu, desde 2008. Formada em audiovisual pela ECA/USP.

Carga horária do estágio:

Estudantes de Pedagogia USP: 30 horas

Estudantes da Licenciatura USP: 20 horas

Dias de encontro: 
sábados quinzenais - 10h30 às 13h00 - casa do CBJM - cala-boca já morreu -
avenida henrique schaumann, 125 - pinheiros

Estrutura do estágio em Educomunicação:

Módulo 1 – envolvimento teórico-prático do estagiário e seus pares com produção coletiva de comunicação em áudio.

Módulo 2 - envolvimento teórico prático de cada estagiário com produção coletiva de comunicação em áudio junto junto a um grupo de 5 crianças.

Saiba mais, acessando o nosso blog: http://educomfeusp.wordpress.com 

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 21:47