monitora do núcleo de dramatização
de contos tradicionais:
theda cabrera- contato: theda@uisp.br

Plano de trabalho


Sinopse

Dramatização de contos tradicionais
O que se pode compreender por meio do corpo sobre os contos de ensinamento? Há formas de educar a sensibilidade ao ouvir e dramatizar histórias?

Por meio de práticas em arte-educação vamos ampliar recursos expressivos como instrumentos para a compreensão de conteúdos importantes para a maior de todas as artes: a arte de Viver.


Objetivos

- Incentivar a leitura, escuta e apreciação das narrativas de ensinamento;
- Corporificar situações e personagens, num processo de metamorfose expressiva, exercitando o agir ‘como se eu estivesse na situação de um outro’ como veículo para compreender os ciclos da vida;
- Propiciar um percurso de educação da sensibilidade e da capacidade de compreensão do participante dos conteúdos das narrativas de ensinamento.

Metodologia

A metodologia e os procedimentos a serem utilizados são recursos maleáveis e práticos de acordo com as circunstâncias concretas da prática pedagógico-artística. São procedimentos da Pedagogia Teatral de artistas-pedagogos como Peter Brook, Laban e Joana Lopes, entre outros.
Há uma série de procedimentos para instaurar um estado de jogo, propor regras de convivência, indicar regras nas dramatizações, conduzir a um foco de observação, propiciar um clima de confiança e respeito entre os participantes, etc., mas estes procedimentos serão compartilhados durante as práticas, à medida que se fizerem necessários.


Bibliografia:

BROOK, Peter. A Porta Aberta: Reflexões sobre a Interpretação e o Teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
BROOK, Peter. O Ponto de Mudança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
CABRERA GONÇALVES, Theda. Uma aprendizagem de sabores: a palavra cênica construída a partir da conexão entre movimento, emoção e voz. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Campinas/ SP, 2004.
CARRIÈRE, Jean Claude. O círculo dos mentirosos: Contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Codex, 2004.
CAILLOIS, Roger. Os Jogos e o Homem: a Máscara e a Vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
MACHADO, Regina. Acordais – Fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo, Ed. DCL, 2004.


Sugestões de filmes:

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera- Kim Ki- Duk
Samsara- Pai Nalin
Um Buda- Diego Rafecas
Encontro com Homens Notáveis- Peter Brook
O Mahabharata- Peter Brook
A Educação de Pequena Árvore- Richard Friedenberg
127 horas e Quem quer ser um milionário- Danny Boyle
Zorba, o Grego- Michael Cacoyannis
Matrix (primeiro filme)- irmãos Wachowski
Quero ser John Malkovich- Spike Jonze
O show de Truman- Peter Weir
O trem da vida- Radu Mihaileanu
Um conto chinês- Sebastián Borensztein
Eu sou o senhor do castelo e O castelo de minha mãe- Yves Robert
Os filhos do Paraíso- Majid Majidi
Nome de família- Mira Nair
Os idiotas, Dançando no escuro e Dogville- Lars von Trier
A fraternidade é vermelha e A dupla Vida de Véronique- Krzysztof Kieslowski
O sétimo selo- Ingmar Bergman
Uma amizade sem fronteiras- François Dupeyron
Zen- o verdadeiro caminho
Quem quer ser um milionário-

Contato: Theda – theda@usp.br

link para acessar a dissertação de mestrado de Theda Cabrera: "Uma aprendizagem de sabores" (UNICAMP):

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000339027&opt=1 

Última atualização: domingo, 21 set. 2014, 21:42