Oito estratégias que fazem a diferença na interação virtual

1. Seja gentil em suas postagens.

No ambiente virtual, ninguém pode ver suas expressões faciais ou ouvir sua voz. Humor excessivo, sarcasmo e ironia não incentivam os participantes a interagirem no grupo.

2. Convide as pessoas a participarem das discussões.

Utilize a linha de assunto para despertar a curiosidade do participante, escrevendo títulos convidativos.

3. Dirija-se ao grupo, não às pessoas.

Dirigir-se diretamente às pessoas, é uma tendência natural (Maria, concordo!), mas tende a excluir os outros. Lembre-se sempre que o foco das discussões deve ser geral e não especificamente para cada escola ou participante. Extraia da fala individual o que deve ser discutido no grupo todo.

4. Seja específico para promover o entendimento do grupo

Todos nós ficamos tentados a escrever mensagens de concordância, como por exemplo: “Pedro, concordo plenamente com a indicação deste site”. É muito mais colaborativo ser específico e focar as discussões para o grupo, por exemplo: “Vocês conhecem o site que o Pedro indica? Teriam outros sites a indicarem, que comentários, de que forma este site pode contribuir para a prática do interlocutor etc.”

5. Primeiro parafraseie, depois analise.

Parafraseie as ideias e comentários levantados pelo grupo, depois analise o que foi discutido e faça suas intervenções.

6. Mantenha o foco nas discussões

Observe atentamente o planejamento do grupo, para que o foco das discussões seja as temáticas especificadas para esse grupo. É comum que os participantes queiram discutir outros assuntos, é importante estar sempre atento a isso, para que os objetivos estabelecidos para o grupo sejam atingidos.

7. Dê oportunidade para que os integrantes do grupo possam interagir

Lance questões desafiadoras de forma planejada, dando tempo para que o grupo consiga interagir.

8. Conclua tendo em mente a promoção do entendimento do grupo

Se você parafraseou, ficou focado no grupo, foi específico e explorou suposições, você avançou na discussão. Para concluir, faça uma pergunta para esclarecer ou sondar suposições, ou lance uma nova ideia para discussão do grupo, que esteja relacionada com a temática seguinte de discussão.

 fonte: Fonte: Guia para Interlocutores - Programa Escola Conectada

Última atualização: quinta-feira, 3 mai. 2012, 18:15