Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
Início
Ambientes
2015
FFLCH
FLL
FLL1024 - 2015.1
Recursos
Glossário Libras
Voltar
Outro
Libras_glossario_aula04_outro_STREAM.mp4
»
Glossário Libras
◄ Como enviar seu vídeo?
Seguir para...
Seguir para...
Avisos e notícias
Dúvidas Gerais
Converse com Felipe ou Janice
Videoaula - Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS (A01)
Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37
Resumo de vídeo (A01)
Resumo de vídeo (A01 (atual))
Atividade Banco de Questões (A01)
Fórum de discussão (A01)
O País dos Surdos, de Nicolas Philibert (1992)
Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS em LIBRAS (Legendado)
Videoaula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez
Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000
Resumo de vídeo (A02)
Resumo de vídeo (A02 (atual))
Atividade Banco de Questões (A02)
Fórum de discussão (A02)
Modelos de Abordagem das Deficiências
Videoaula Aula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez em Libras (Legendado)
Videoaula 03 - Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição (A03)
Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424
Texto de leitura obrigatória (A03)
Resumo de vídeo (A03)
Resumo de vídeo (A03 (atual))
Atividade Banco de Questões (A03)
Fórum de discussão (A03)
Videoaula Aula 03 - Conceitos de Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição, em Libras
Videoaula 4 - Aquisição de sinais por crianças surdas
Texto 4 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168
Texto de leitura obrigatória (A04)
Resumo de vídeo (A04)
Atividade Banco de Questões (A04)
Fórum de discussão (A04)
Som e Fúria (2000)
Som e Fúria (2000)
Videoaula Aula 04 - Aquisição de sinais por crianças surdas, em Libras (Legendado)
Videoaula 5 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais
Texto 5 - WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis: Editora Arara Azul.Tradução: Tarcício de Arantes Leite. 2005. pp. 44-72
Texto de leitura obrigatória (A05)
Resumo de vídeo (A05)
Atividade Banco de Questões (A05)
Fórum de discussão (A05)
Videoaula Aula 05 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais, em Libras (Legendado)
Videoaula Aula 06 - Cultura Surda, em Libras (Legendado)
Videoaula Aula 07 - Perda Auditiva, em Libras
Videoaula Aula 08 - Leitura, Escrita e Surdez, em Libras
Videoaula 6 - Cultura Surda
Texto de leitura obrigatória (A06)
Resumo de vídeo (A06)
Atividade Banco de Questões (A06)
Fórum de discussão (A06)
Videoaula 7 - Perda Auditiva
Texto 7 - SILVA, Luciana Santos Gerosino da; GONCALVES, Claudia Giglio de Oliveira. Processo de diagnóstico da surdez em crianças na percepção de familiares e gestores. Audiol., Commun. Res., São Paulo , v. 18, n. 4, p. 293-302, Dec. 2013
Texto de leitura obrigatória (A07)
Resumo de vídeo (A07)
Atividade Banco de Questões (A07)
Fórum de discussão (A07)
Videoaula 8 - Leitura, Escrita e Surdez
Texto 8 - BARBOSA, FV et al. Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: Albres, NA; Neves, SLG (orgs.). Libras em Estudo: Política Educacional. Feneis. São Paulo. 2013. p. 119-138.
Texto de leitura obrigatória (A08)
Resumo de vídeo (A08)
Atividade Banco de Questões (A08)
Fórum de discussão (A08)
Videoaula 9: Educação e Surdez
Texto 9 - THOMA, Adriana da Silva. Educação Bilíngue nas Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos e estratégias de governamento. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.755-775.
Texto de leitura obrigatória (A09)
Resumo de vídeo (A09)
Atividade Banco de Questões (A09)
Fórum de discussão (A09)
Videoaula Aula 09 - Educação e Surdez, em Libras
Videoaula 10 - Língua de Sinais Atípica
Texto 10 - BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.731-754.
Texto de leitura obrigatória (A10)
Resumo de vídeo (A10)
Atividade Banco de Questões (A10)
Fórum de discussão (A10)
Videoaula Aula 10 - Língua de Sinais Atípica, em Libras
Exercício Final 1
Recepção da semana e apresentação da Websérie
Dicas de treinamento
Envio Prática 1
Envio Prática 2
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 1
Aula 2
Dicas de treinamento
Envio Prática 3
Envio Prática 4
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 3
Aula 4
Dicas de treinamento
Envio Prática 5
Envio Prática 6
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 5
Aula 6
Dicas de treinamento
Envio Prática 7
Envio Prática 8
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 7
Aula 8
Dicas de treinamento
Envio Prática 9
Envio Prática 10
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 9
Aula 10
Envio do vídeo Exercício 2
Alfabeto Manual: A-Z
Alfabeto Manual: Números
Informações técnicas
Como enviar seu vídeo?
Escolha do dia e horário da prova final
Prova Presencial
Escolha do dia e horário da prova final ►