quinta-feira, 28 mar. 2024, 14:20
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Representação Simbólica e Tecnologias da Virtualidade no Turismo (CRP0498 - 2014105)
Glossário: Banco de conceitos
D

Digitalização

No dicionário Aurélio digitalizar é “exprimir sob a forma digital (uma informação analógica)”. Até pouco tempo atrás ainda escrevíamos em máquina de datilografar, a fotos tinham que serem reveladas e a imagem de teve não eram tão definidas. Essa nova tecnologia permitiu mais uma forma de visualização virtual em que a durabilidade de tempo a princípio tem longa duração o que não ocorria como materiais físicos, no caso documentos, ou mesmo fotos. Outra observação e que também podemos comprar pela internet e os tickets, comprovantes, e-books, estão disponível pelo mesmo sistema e a era digital estão cada vez mais enraizados em nossas vidas.

L

Legislação

A palavra legislação é de suma importância para tecnologias para a virtualidade no turismo, pois em meados dos 1990 durante a era FHC (Fernando Henrique Cardoso), o então Ministro das Comunicações Sergio Motta viabilizou a telefonia fixa para milhões de brasileiros. Nesse período foi feita a Reforma do Estado e uma delas a privatização e concessão das Companhias Telefônicas de todo o Brasil.
Através dessa medida legislativa a concorrência foi aberta o que proporcionou a viabilização das linhas telefônicas e consequentemente as de celular móvel o que permitiria uma nova tendência, ou seja, o uso da internet globalizando os espaços sem sair do lugar.

M

Memória

No sentido literal, a faculdade de reter ideias, sensações, impressões adquiridas anteriormente. A memoria na virtualidade passa ter um significado maior em um contexto que podermos colocar coisas, pessoas lugares em uma página da internet, seja por um blog ou outras formas de redes sociais. O interessante é a visualização do que lembramos ou passamos e podemos vê-las novamente por uma imagem digital e a memoria se prolongar não apenas por quem postou, mas também por outras pessoas.

T

Transitar virtual

A possibilidade de estar em um computador, ou qualquer outro equipamento que tenha acesso ao sinal da internet à facilidade de conhecer outros lugares de um ponto fixo, como ir até o Museu do Louvre, em Paris, mas estando dentro de um apartamento em São Paulo. A virtualidade gera novos comportamentos e as pessoas podem frequentar transitar qualquer lugar que esteja no acesso virtual dispensado a presença física e de acordo com o programa se tem a sensação de estar naquele espaço.