sexta-feira, 29 mar. 2024, 10:22
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Zoonoses (saúde Pública Veterinária) (2016) (VPS0424-2016)
Glossário: Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses
T

Taquizoíto

 

Os taquizoítos são formas de reprodução rápida, encontrados nos tecidos durante a infecção aguda. São metabolicamente ativos e podem se proliferar em todos os tipos celulares (exceto hemácias) onde se reproduzem por endodigenia que é uma forma de reprodução rápida por brotamento de dois organismos até que a célula hospedeira morra e libere centenas de novos taquizoítos que irão invadir outras células. Com o aparecimento da resposta imune, os taquizoítos se encistam no interior de células. Os taquizoítos não são a forma de resistência e são facilmente destruídos pela ação do suco gástrico.


http://www.uft.edu.br/parasitologia/pt_BR/parasitologia/toxoplasmose/morfologia/index.html

http://anatpat.unicamp.br/taneutoxopl.html


tendência secular

Apresenta certa estabilidade, intensificação ou decréscimo de valores

Transmissão horizontal

A transmissão horizontal ocorre quando a infecção é transmitida de qualquer segmento de uma população para outro. A transmissão horizontal pode ser direta ou indireta. Na transmissão horizontal direta, um hospedeiro suscetível adquire uma infecção tanto por contato físico com um hospedeiro infectado quanto pelo contato com secreções infectadas. A transmissão horizontal indireta envolve um veículo intermediário, vivo ou inanimado, que transmite a infecção entre hospedeiros infectados e suscetíveis.

Fonte: Michael Thrusfield. Veterinary Epidemiology. Blackwell Science, 2007.

Transmissão iatrogênica

Transmissão de uma doença causada por procedimentos médicos ou cirúrgicos sem os devidos cuidados quanto à higiene. Um exemplo de transmissão iatrogênica de uma zoonose é a transmissão de raiva por transplante de córnea.

Fonte: http://www.elearnvet.net/moodle/mod/glossary/view.php?id=29110&mode=&hook=ALL&sortkey=&sortorder=&fullsearch=0&page=2

Transmissão por aerossóis

Transmissão pela disseminação de núcleos de gotículas ou pequenas partículas inaláveis com agentes viáveis à distância de modo que o microorganismo possa ser inalado por outro individuo.

Transmissão vertical

A transmissão vertical ocorre quando a infecção é transmitida de uma geração para a próxima por meio da infecção do embrião ou do feto enquanto no útero (in utero) ou no ovo (in ovo). Abrange dois tipos de transmissão: hereditária ou congênita.

Fonte: Michael Thrusfield. Veterinary Epidemiology. Blackwell Science, 2007.