sexta-feira, 29 mar. 2024, 07:46
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Zoonoses (saúde Pública Veterinária) (2016) (VPS0424-2016)
Glossário: Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses
H

Hidatidose

É uma doença parasitária causada por parasitas do grupo de vermes achatados chamadas de Echinococcus granulous. Para ser hidatidose a infecção do hospedeiro intermediário deve ser causada pela larva. A doença pode atingir tanto o homem como os animais e se caracteriza pelo aparecimento de cistos em diversas partes do corpo. O rompimento de tais cistos provocam choque anafilático no indivíduo acometido e pode levar ao óbito.


Referência 

FERREIRA, Marcelo Simão et al. Um caso de hidatidose policística autóctone de Minas Gerais, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 20, n. 3, p. 181-186, 1987.

Hospedeiro

Trata-se de um ser vivo de qualquer espécie que ofereça, em condições naturais, subsistência ou alojamento a um agente infeccioso. O hospedeiro pode ser de três tipos:

- hospedeiro definitivo: é aquele no qual o parasita atinge a maturidade ou passa a sua fase de reprodução sexuada;

- hospedeiro intermediário: é aquele no qual o parasita se encontra em fase larvária ou assexuada;

- hospedeiro paratênico ou de transporte: trata-se de um hospedeiro intermediário no qual o parasita não se desenvolve ou se reproduz; este hospedeiro apenas mantém o parasita viável até que ele encontre outro hospedeiro definitivo.

http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/hospedeiro.htm

http://www.parasitologia.org.br/estudos_glossario_H.php


Hospedeiro Paratênico

Hospedeiro paratênico ou de transporte é um tipo de hospedeiro intermediário  em que o parasito não se desenvolve ou se reproduz, de modo que este tipo de hospedeiro não é imprescindível para completar o ciclo de vida do parasito, o qual permanece viável até atingir um hospedeiro definitivo.

Fontes: www.parasitologia.org.br/estudos_glossario_H.php

              www.cespe.unb.br