quarta, 12 ago 2020, 06:45
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Zoonoses (saúde Pública Veterinária) (2016) (VPS0424-2016)
Glossário: Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses
C

Cadeia Epidemiológica

Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.


Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo_principios_epidemiologia_2.pdf

CAPACIDADE VETORIAL

Trata-se de um conjunto de características fisiológicas e  comportamentais intraespecíficas de cada vetor , mensuradas por meio de parâmetros como abundância e grau de domiciliação , associadas às condições ambientais , que favorecem a transmissão natural do agente infeccioso. 



Fonte : http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/

http://www.ebah.com.br/     Acesso em 12 de agosto de 2016


Capacidade vetorial

A capacidade vetorial é o conjunto de características fisiológicas e comportamentais intraespecíficas que, associadas às condições ambientais, favorecem a transmissão natural da malária. Este conceito é fundamental para a compreensão do papel vetor de determinada espécie de mosquito.

Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/programas/malaria/vetores

Carbúnculo Sintomático

Carbúnculo sintomático, tembém conhecido como mal da manqueira ou antraz, é uma doença infecciosa aguda de alta mortalidade causada pela bactéria Clostridium chauvoei. Entre os principais sintomas inclui-se inflamação nos músculos e toxemia grave.


Fonte:http://www.ourofinosaudeanimal.com/blog/tag/carbunculo-sintomatico/

Caso (ou doença) autóctone

Caso confirmado de pessoa ou animal que contraiu a doença na própria região sem que tenha se deslocado para outras regiões com risco de transmissão da doença.


Caso-controle

É o fator sem uma doença em um estudo, no qual os fatores de risco de pessoas com uma doença são comparados.


Fonte:http://www.abpbrasil.org.br/departamentos/coordenadores/coordenador/noticias/imagens/glossario_de_epidemiologia.pdf

Centro de Controle de Zoonoses - CCZ

"O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros)."

Adaptado de: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/controle_animal/index.php?p=4414

Cepa

População de microrganismos de uma mesma espécie descendente de um antepassado comum ou que tenha a mesma origem. No caso de cepas vacinais, são conservadas mediante uma série de passagens por hospedeiros ou meios de cultura adequados.

Fonte: http://familia.sbim.org.br/vacinas/conceitos-importantes

Ciclozoonose

O agente precisa passar por mais de um hospedeiro vertebrado para completar o ciclo, como na hidatidose, por exemplo.


Fonte: http://wp.ufpel.edu.br/ccz/apresentacao-2/o-que-sao-zoonoses/  Acesso em 23/10/2016

Cisticercose

Doença causada pelo ingestão de alimentos contaminados com ovos  da Tênia , ao se transformarem em larvas  encistam nos tecidos  gerando os sintomas característicos da doença.

Atenção para não confundir com teníase , que a apesar de ser causada pelo mesmo parasita (T. solium e T. sagnata) é uma enfermidade causada pelo parasita adulto , a tênia.