sexta-feira, 19 abr. 2024, 03:46
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Zoonoses (saúde Pública Veterinária) (2016) (VPS0424-2016)
Glossário: Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses
B

Biossegurança

Trata-se de uma "condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente", ou seja, tem por objetivo garantir que todos os procedimentos científicos sejam livres de risco, seja para quem os realiza, para aqueles a quem o procedimento é destinado, bem como para o meio ambiente, além de gerar resultados de qualidade.

https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/biosseguranca-o-que-e

BOAS PRÁTICAS

Conjunto de procedimentos necessários para garantir a qualidade sanitária dos produtos em um processo de trabalho (produção ou serviço).


Fonte:  Conceitos e Definições da Saúde e da Epidemiologia usados na Vigilância Sanitária, Sâo Paulo, 2007. <http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf>

Bradizoíto

O bradizoíto é uma forma semelhante ao taquizoíto, diferenciando-se pelo número de organelas e pela presença de algumas proteínas específicas. Os bradizoítos encontram-se no interior dos vacúolos parasitóforos de uma célula, cuja membrana forma a cápsula do cisto tecidual. São as formas encontradas em vários tecidos durante a fase crônica, podendo ser encontradas também em menor quantidade nas fases agudas da infecção.

 Centenas de bradizoítos estão presentes no interior de um cisto o qual é formado em resposta à imunidade do hospedeiro e outros fatores. O bradizoíto é metabolicamente inativo e multiplica-se lentamente no interior do cisto, o que faz manter a latência da infecção. Os bradizoítos são muito mais resistentes e podem permanecer viáveis nos tecidos por vários anos.


http://www.uft.edu.br/parasitologia/pt_BR/parasitologia/toxoplasmose/morfologia/index.html

http://anatpat.unicamp.br/taneutoxopl.html