sexta-feira, 29 mar. 2024, 12:03
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Zoonoses (saúde Pública Veterinária) (2016) (VPS0424-2016)
Glossário: Dicionário de Epidemiologia, Saúde Pública e Zoonoses
M

Morbidade

É uma variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

Fonte: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf . Acesso em: 11 de agosto de 2016.

Mortalidade

Taxa de mortalidade: Mortes per capita numa população. A taxa de mortalidade é a recíproca da expectativa de vida de uma população.

Tipo I: Padrão de mortalidade no qual os membros de uma população supostamente vivem por um tempo igual às suas expectativa de vida. Comum nos mamíferos superiores e humanos.

Tipo II: Padrão de mortalidade no qual os membros de uma população supostamente morrem à uma taxa constante. Esta taxa é igual ao inverso da expectativa de vida. Comum em aves.

Tipo III: Padrão de mortalidade onde grande parte dos membros da população morrem em idade muito jovem. Comum em insetos, moluscos e peixes.


http://www.abpbrasil.org.br/departamentos/coordenadores/coordenador/noticias/imagens/glossario_de_epidemiologia.pdf

Mutação

Propriedade de um organismo sofrer alteração expontâneas nos seus genes. Podem ocorrer por torca g~enica, alterações na formação de nova fita de DNA ou incoorporação de plasmídeos. As mutações podem ou não ser benéficas para o agente, podendo levar a resistência à fármacos, habilidade de infectar outras espécies ou outros orgãos.

Fonte: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIC1Mutations.shtml

N

Nicho ecológico

Nicho Ecológico é um conjunto de variáveis ambientais relacionadas a uma determinada espécie, tais como o habitat onde se encontra, seu papel no ecossistema(herbívoroscarnívorosdecompositores, etc.), seu poder de adaptação a fatores limitantes como: umidade, pH, tipo de solo e necessidades de reprodução. 

Pode também ser definida como a atividade ou função dentro de seu ecótopo ou hábitat.


http://www.infoescola.com/biologia/nicho-ecologico/

http://www.parasitologia.org.br/estudos_glossario_N.php

Notificação Compulsória

Notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria, que deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de controle pertinentes. Além disso, alguns eventos ambientais e doenças ou morte de determinados animais também se tornaram de notificação obrigatória. É obrigatória a notificação de doenças, agravos e eventos de saúde pública constantes nas Portaria nº 204 e Portaria 205, de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde.

Fonte: <http://notificacao.pbh.gov.br/>

O

Oocisto

Estado  evolutivo enquistado do ciclo sexuado dos parasitas incluídos nos esporozoários, capaz de permanecer certo tempo inativo antes de germinar. São células germinativas femininas ou células sexuais produzidas nos ovários que interferem no processo de oogênese 



https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos

http://www.dicionarioinformal.com.br

P

Pandemia

A pandemia ocorre quando uma doença que estava em certa região (que era considerada uma epidemia) começa a se espalhar de maneira descontrolada pelos continentes ou até pelo mundo. Ou seja, ela é uma epidemia que se alastra descontroladamente, matando um grande número de pessoas. Um exemplo bastante comum de pandemia é a AIDS. O vírus ebola (que leva à uma doença altamente contagiosa e mortal) ainda não é considerado uma pandemia, mas possuí grandes chances de se tornar uma no futuro.

Parasita eurixeno

São parasitas que vivem em uma variedade de hospedeiros (vertebrados) muito distinta.

Fontes: 

http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/parasitismo/

http://www.parasitologia.org.br/estudos_glossario_P.php

Parasitas heteroxenos

 Parasitas que necessitam de dois tipos diferentes de hospedeiro para a sua completa evolução: o hospedeiro definitivo e o intermediário.

Referência bibliográfica: < http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/10.html>.

Parasitas monoxenos

Parasitas que necessitam de um só hospedeiro para a sua evolução completa.

Referência bibliográfica:< http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/10.html>.