domingo, 19 de mayo de 2024, 11:12
Sitio: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: Comunicação Digital e as Novas Mídias (CRP0428 - 2013201)
Glosario: Banco de Conceitos (período matutino)
I
GC

Indústria Cultural

de Giovanna Candido Bruno - miércoles, 20 de noviembre de 2013, 12:20
 

“a música, o cinema e as artes, nos meios de massa, são vistos como quaisquer outros produtos do capitalismo, cuja comercialização visa apenas o lucro e a expansão de mercados. As manifestações culturais são vistas como produtos fabricados em série exatamente como numa linha de montagem, de forma semelhante a quaisquer outros produtos industriais.” (Hohlfeldt, 2001)

 
IM

Infoindustrialização

de Isadora Meirelles Roberto - lunes, 18 de noviembre de 2013, 16:29
 

é um processo da pós-modernidade no qual a revolução da informação marcada pelo desenvolvimento das NTICs transforma diretamente a indústria e modifica suas bases de valorização (IZERROUGENE, 2008). Nesse processo rumo a uma economia da informação, a produção cooperativa e a interconexão das redes virtuais são fundamentais para a informatização da produção.

Izerrougene. Bouzid. A economia política do cognitivo, 2008.

 
FC

Infopreendedor

de Felipe Curcio do Nascimento - martes, 1 de octubre de 2013, 02:03
 

Do inglês infopreneur, é um neologismo por aglutinação de duas outras palavras "informação" e "empreendedor". Tem como principal característica a utilização de informações, em sua maioria de cunho digital, para o acúmulo de capital.

 
TD

Inteligência coletiva

de Tamiggi Di Karla Melo - jueves, 21 de noviembre de 2013, 15:51
 

“O capitalismo moderno e industrial, centrado sobre a valorização de grandes massas de capital fixo material, é cada vez mais rapidamente substituído por um capitalismo pós-moderno e pós-industrial, centrado na valorização de um capital fixo dito imaterial.
(...)
O trabalho imaterial repousa sobre capacidades expressivas e colaborativas que não se podem ensinar, sobre a vivacidade presente no uso dos saberes que faz parte da cultura do cotidiano. É aquilo que Marx chama de General intellect, que torna acessíveis saberes e conhecimentos, ao mesmo tempo que fornece capacidade de interpretação e comunicação. (...)
A fonte mais importante da criação de valor é o saber vivo que está nas bases da inovação, comunicação e auto-organização. O trabalho do saber vivo é, sobretudo na economia em rede, o trabalho de produzir a si mesmo. Todo participante do trabalho em rede sincroniza-se continuamente com os outros, e o resultado do processo coletivo excede a soma das partes. Pierre Lévy (1993) chama este processo de inteligência coletiva”.

Copyleft e licenças criativas de uso de informação na sociedade da informação, Clóvis Montenegro de LIMA & Rose Marie SANTINI. In: Ci. Inf. [online]. 2008, vol.37, n.1, pp. 121-128. ISSN 0100-1965.  doi: 10.1590/S0100-19652008000100011.

 
K
Francielly Hiromi Ito

Killer application

de Francielly Hiromi Ito - lunes, 2 de diciembre de 2013, 01:30
 

“Assim, o planejamento da Comunicação contemporâneo, que vive a revolução digital, tem por missão a introjeção e a aplicação adequada dos conceitos de killer application, definido por Downes & Mui (2000) como “todo novo bem ou serviço que estabelece toda uma nova categoria na economia e, que por ser pioneiro, domina o mercado e traz retornos significativos para o investimento inicial”"

(CORRÊA, 2005, p. 98).
 
M
AE

Marketing Viral

de Ana Elisa Yumi Makino Ogata - martes, 24 de septiembre de 2013, 18:54
 

Refere-se a um conjunto de técnicas que tentam explorar redes sociais digitais pré-existentes para produzir aumentos em nível de conhecimento da marca. São, por exemplo, processos semelhantes com o de uma epidemia, uma doença que se espalha por todo sistema; por isso o termo “viral”.

 
AF

Mercantilização da educação superior

de Alberica Ferraris - lunes, 2 de diciembre de 2013, 09:23
 
E’ o nome dado ao processo em que o desenvolvimento dos fins e dos meios da educação superior, tanto no âmbito estatal como no privado, sofre uma reorientação de acordo com os princípios e a lógica do mercado e sob a qual a educação superior, gradativa e progressivamente, perde o status de bem público e assume a condição de serviço comercial.
 
BG

Mobs

de Bruna Goulart de Souza Terassovich - lunes, 25 de noviembre de 2013, 18:53
 

Pessoas de interesses semelhantes e objetivos, podem encontrar uns aos outros, se unir, organizar e atuar em um instante. São os chamados mobs ou comunidades. (Jarvis, pág. 107)

 
N
GC

Narcisismo

de Giovanna Candido Bruno - miércoles, 20 de noviembre de 2013, 12:21
 

“diferentemente do que o leigo entende por narcisismo, ou seja, o sujeito egoísta que se ama, e adora se ver no espelho, a personalidade narcísica, tem como fator determinante a insegurança. E, por isso, o narcisista vive se perguntando se os outros gostam dele, se ele é amado pelos seus familiares, enfim, ele depende do “olhar do outro”, para se enxergar.” (PEDREIRA, Adalto. 2011)

 
AF

Netware

de Alberica Ferraris - lunes, 2 de diciembre de 2013, 09:40
 

E' um sistema operacional para servidores de arquivos, desenvolvido pela Novell. Foi o primeiro sistema operacional a possibilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras de maneira confiável e fácil de gerenciar nos PCs. No início dos anos 90, a Novell liderava esse mercado mundialmente e chegou a ter 70% de participação no Brasil. Depois, perdeu espaço para Linux e para as versões para servidores do Windows.