sábado, 14 dez. 2024, 16:57
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: EDM5053 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por Recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências (2o.semestre 2019) (EDM5053--2019_2_SEMESTRE)
Glossário: Glossário
B

Brainstorming

Em português "tempestade mental" ou "tempestade de ideias", mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados, que pode favorecer ou não o surgimento de idéias novas, que ajudem na solução de problemas ou situações.

C

Chat

É uma ferramenta colaborativa na qual, através de caixas de diálogo, são feitas discussões de forma síncrona entre dois ou mais interlocutores. Elas podem incluir emojis, fotos, áudios, vídeos, documentos, que potencializam a interação entre os participantes. 

D

Digital

Origem do latim digitus (palavra latina para dedo), uma vez que os dedos eram usados para contagem discreta. Sistema digital é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento.

G

Gamificação

É a utilização de elementos de design de games (interação, colaboração, motivação, recebimento de prêmios, fases de um jogo) em contextos que não são de games, como a Educação a Distância.

MATTAR, João. Café com Educação – Estratégias de Gamificação na Educação. Vídeo. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nmn7TVvXhHo. Acesso em: 25 ago. 2019.


H

Hipertexto

É um documento digital que permite uma leitura não linear, conduzindo o aluno a acessar não só outros textos, mas outras mídias como imagens, gráficos, sons, vídeos.

I

Imigrantes digitais

Pessoas que nasceram em um mundo analógico e são menos familiarizados com o ambiente digital

N

Nativos digitais

Pessoas nascidas depois de 1980, quando iniciava o domínio das tecnologias digitais. Possuem acesso e habilidades para lidar com as novas tecnologias. 

T

Telesaúde

É a oferta de cuidados com a saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação nas situações em que a distância é um fator crítico, para o troca de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças, educação contínua de provedores de cuidados a saúde, paciente e familiares e elaboração de pesquisas; tudo no interesse de melhorar a saúde das pessoas e de suas comunidades (OMS).