WEB 1.0A Web 1.0 surgiu em meados dos anos 90 e foi a primeira geração da internet comercial. Foi com ela que a internet se popularizou e através dela que surgiram os grandes portais. Ela é caracterizada por ter uma grande quantidade de informação disponível para os usuários, porém estes não podem interagir com as mesmas e utilizam esse meio apenas como espaço de leitura. Essas informações não são atualizadas em tempo real, já que não existe uma interatividade com o usuário e apenas o programador ou o webmaster podem realizar alterações ou atualizações na página. Os usuários não podem contestar, dialogar e criar um conteúdo pessoal. Os hiperlinks já estavam disponíveis na web 1.0 e a única forma de interação era através de e-mail.
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Web 2.0É a “segunda geração” da intenet, que inclui as redes sociais, e é caracterizada pela mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações. |
Web 3.0A “terceira geração da internet”, pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível. |
WebmídiasSão aquelas mídias cuja essência está ligada à internet - e são, portanto, relativamente recentes. É o caso de mídias sociais como o Facebook, o Twitter ou o Instagram. Seus poderes se fortalecem devido à características únicas da internet, principalmente sua fluidez: a velocidade dos compartilhamentos tornam possível a disseminação de um conteúdo em questão de horas, atingindo um número de pessoas muito representativo. |
WikinomicsFoi um termo criado por Tapscott e Williams juntando as palavras “wiki” e “economics”. O resultado final se refere a atual existência de uma economia baseada na colaboração em massa (principalmente através da internet). Casos como o Wikipedia e o Linux são grandes exemplos do fenômeno “wikinomics”. Dentre as vantagens deste modelo para as empresas, podemos destacar as seguintes:utilizar talento externo, não precisar “correr atrás”do usuário, reduzir custos, mudar o locus da competição e o desenvolvimento de capital social. |