mardi 16 juillet 2024, 08:20
Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Cours: RBP5788 - Expressão Gênica, Proliferação e Morte Celular (2020) (RBP5788-2020)
Glossaire: Glossário de termos: expressão gênica, proliferação e morte celular
V

Via de Hippo

É uma via de sinalização intracelular que inibe o crescimento de órgãos e organismos de modo mais geral. Ela inibe o crescimento pelo estímulo da morte celular programada (mediante bloqueio dos inibidores da apoptose) e pela inibição da progressão do ciclo celular (mediante inibição da expressão de ciclina E do ciclo celular). 

Via extrínseca

Via capaz de ativar caspases (proteases), por meio da interação entre o receptor na superfície celular e seu ligante correspondente.  A ligação de FAS (type-II transmembrane protein) ou TNF (tumor necrosis factor) ativam caspases, prinicipalmente a do tipo 8, que cliva membros da família Bcl-2 (B cell CLL/lymphoma 2) ou ativa caspase 3. Esses eventos levam a modificações mitocondriais, como a liberação do citocromo c, em resposta ao estresse. Citocromo C então, se liga a Apaf-1 (Apoptotic protease activating factor 1) e à pró-caspase 9, formando o complexo apoptossomo e ativando a caspase 9 que, por sua vez, ativa caspase 3; em seguida é ativada uma cascata bioquímica que leva à morte celular.


Referência: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-45082010000400495&script=sci_arttext&tlng=pt

Via intrínseca

É ativada pela privação do fatores de crescimento, oxidação, aumento de Ca2+, ativação de oncogenes, agentes nocivos para o DNA, e fármacos alvo de microtubos. A liberação de citocromo c (cyt-c) para o citosol ativa a via intrínseca, diretamente relacionada a mitocôndria.  A ativação de caspases leva a formação do apoptossomo, bem como de Apaf1 - proteína ativadora de caspase 9 pela ligação ao domínio de recrutamento de caspase (CARD), finaliza com a morte celular.


Referência: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25013758/