RG | Audi e-tron GT | |
---|---|---|
figura 1 - Audi e-tron GT O Audi e-tron GT é um Gran Turismo totalmente elétrico, orientado para o condutor e de alto desempenho. Com seu design expressivo, tem o potencial de se tornar um verdadeiro clássico, casando a condução de desempenho com praticidade do dia a dia. A tração100% elétrica nas quatro rodas, a vetorização de torque e a direção nas quatro rodas proporcionam novos tipos de condução dinâmica e excelente aderência para o melhor manuseio e segurança. O carregamento de alta potência com até 270 kW a 800V permite paradas curtas para carregamento. A gestão térmica inteligente assegura um desempenho de carregamento permanentemente elevado durante todo o processo de carregamento. O Audi e-tron GT possui um centro de gravidade baixo com um aspecto esportivo e apresenta um excelente comportamento dinâmico. A aerodinâmica ativa sofisticada com entradas de ar controláveis na frente não parece apenas eficaz: eles são a base para mais alcance em velocidades mais altas, juntamente com excelente acústica aerodinâmica para uma condução confortável. Aerodinâmica O veículo está equipado com características aerodinâmicas, como entradas de ar controláveis, cortinas de ar, rodas aerodinâmicas, acabamento completo na parte inferior da carroceria, fluxo de ar direcionado em torno dos freios e pneus, juntamente com um spoiler traseiro variável para controlar a resistência do ar e downforce na parte traseira de acordo com a situação. Estes ajudam a alcançar um bom coeficiente de arrasto e desempenham um papel importante no fornecimento de bom alcance elétrico e desempenho de condução. Drive e sistema de alta tensão Os motores síncronos permanentemente excitados garantem um poderoso acionamento, e o sistema elétrico de 800V permite o carregamento DC com até 270 kW para que o veículo possa ser carregado para um alcance de aproximadamente 100 km em cerca de cinco minutos. Câmbio e transmissão de potência Com a suspensão pneumática de três câmaras opcional, a unidade de transmissão traseira de duas velocidades e a vetorização de torque no eixo traseiro, o e-tron GT entrega um excelente balanço entre a condução confortável e esportiva. Especificações
Baterias
![]() figura 3 - Motores elétricos Motores elétricos
![]() figura 4 - Transmissão de potência Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos
Sistemas auxiliares Direção: assistida elétrica Frenagem: assistida hidráulica com recuperação. Ar-condicionado elétrico: 400V, 700RPM a 8500RPM, 3,9kW Custo: R$699.990,00 / US$106.990,00 | ||
RW | BYD Dolphin | |
---|---|---|
O Dolphin é um veículo de motorização completamente elétrica desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa Build Your Dreams, ou apenas BYD. A proposta da empresa com este veículo é de apresentar um carro de passeio completamente elétrico e bem equipado a um preço convidativo. O Dolphin utiliza a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, que atualmente é a mais recente oferecida pela empresa. Uma curiosidade é que o nome "Dolphin" (Golfinho, em portugês) se dá devido ao fato dos veículos com esta plataforma terem o seu design baseado em criaturas aquáticas. Um outro modelo, cotado pela montadora para o Brasil, com esta mesma plataforma se chama "Seagull". Primeiramente apresento algumas imagens do veículo: Imagem 1 - Vista externa dianteira Imagem 2 - Vista externa traseira Imagem 3 - Interior A seguir elenco as características pedidas sobre o veículo:
As baterias do Dolphin são colocadas em quase toda a extensão inferior do carro entre os seus eixos. As baterias utilizadas são de íon-lítio, mais especificamente lítio ferro fosfato (LiFePO4). O arranjo das baterias se da na forma de uma série de "lâminas" justapostas, onde cada uma das lâminas é uma célula e o conjunto de todas as lâminas (são 104 no total) é um pacote. Cada uma das células tem capacidade para 135Ah e apresenta uma tensão nominal de 3,2V. O pacote como um todo apresenta uma capacidade de 44,9 kWh e tem uma tensão nominal de 332,8V. O peso total do pacote é de 308,9Kg e sua densidade energética é de 145Wh/Kg. O sistema de resfriamento das baterias permite a sua operação nominal entre -30ºC e 60ºC. Ele oferece quatro opções de clima, da mais fria a mais quente, de operação do sistema de controle termal das baterias (chamado pela BYD de Thermal Management System, uma novidade na plataforma e-platform 3.0). Este sistema tem integrado o sistema de resfriamento e aquecimento das baterias. O seu funcionamento se dá por meio de um material refrigerante líquido e um radiador. Este sistema faz uso também de um compressor. No caso do modo de pré-aquecimento o compressor permite a circulação do material refrigerante em alta temperatura, o que permite o aquecimento das baterias. Esta etapa serve para pré-aquecer rapidamente as baterias assim que o veículo começa a funcionar. Para a recarga da bateria é possível utilizar carregadores tanto DC quanto AC. No caso de DC o tipo do carregador é CCS 2 com potência de 60kW, o que carrega a bateria de 30% até 80% em aproximadamente 30 minutos. No caso do carregador AC o seu tipo é Tipo 2 com potência de 6,6kW. Além das tomadas a bateria também se carrega nas frenagens do veículo com a utilização de freios regenerativos inteligentes. A BYD oferece uma garantia de 8 anos nas suas baterias (3 anos a mais do que o veículo em si) sem limite de quilometragem. Como o veículo acabou se ser lançado e ainda não tem nenhuma unidade entregue, não existe estimativa do preço de troca do pacote de baterias. Por fim, a vida útil estimada das baterias é de 5000 ciclos de carga e descarga. ![]() Imagem 4 - Baterias do tipo Blade ![]() Imagem 5 - Gráficos de AlcanceXTemperatura e Tempo de CargaXTemperatura de diferentes tipos de baterias ![]() Imagem 6 - Sistema de resfriamento das baterias (seta vermelha: compressor; seta azul: conexão do duto de fluídos à bateria; seta preta: valcula de controle de pressão; seta amarela: controle de trocas térmicas do fluído; seta branca: UC de controle térmico; seta verde: bloco do motor). Fluído aquecido -> dutos vermelhos. Fluído frio -> dutos azuis.
O BYD Dolphin apresenta apenas um motor que fica ligado ao eixo dianteiros. A plataforma e-Platform 3.0 da BYD permite utilizar um motor do eixo dianteiro, um motor no eixo traseiro ou dois motores, um em cada eixo. Este motor é resfriado pelo mesmo sistema que realiza o resfriamento das baterias. Este motor apresenta um torque máximo de 180Nm e potência de 95cv. A BYD chama o motor do Dolphin de "8 em 1", uma vez que ele reúne 8 componentes em apenas um bloco. São eles: VCU, BMS, MCU, PDU, conversor DC-DC, carregador on-board, motor síncrono de ímã permanente and transmissão. Todo este arranjo oferece uma eficiência de 89% na motorização do Dolphin. Não existem informações disponíevis sobre os componentes internos do bloco do motor da plataforma e-Platform 3.0 nem de como é feita a integração destes componentes. A BYD afirma que é a única do mercado a oferecer este tipo de motorização, assim, é possível que estas informações sejam patenteadas e, portanto, não estejam disponíveis. ![]() Imagem 7 - Motor "8 em 1"
Não foi encontrada nenhuma informação sobre os conversores de energia do veículo. Este componente fica dentro do bloco "8 em 1" do motor na plataforma e-Platform 3.0 da BYD. | ||