Programação

  • 01 Programa de curso

    Nosso primeiro encontro será no dia 26. Encaminho o programa do curso.

    I - Cronograma do curso

               26/08 - Encontro com o professor. Apresentação da proposta do curso: cada aluno deverá escolher um autor português abordado nos livros didáticos, fazer a leitura crítica da forma como o autor é analisado em pelo menos dois livros e propor um plano de aula utilizando, ou não, os livros que consultou.

                2 e 9 /09 – O aluno poderá, no horário de aula, consultar os livros didáticos, para escolher o autor com que irá trabalhar

                16/09 – Data limite para o envio do nome do escritor com que trabalhará para o e-mail atestlitpor@gmail.com. Deverá ser enviado o nome do aluno, o e-mail de contato, o período em que cursa a disciplina (manhã ou noite) e o nome do escritor

                Exemplo: José da Silva – josesv@alfa.com – Noite – Luís de Camões

                22/09 – Data limite em que o aluno será informado dos nomes e e-mails dos outros componentes de seu grupo, que terá de 4 a 5 participantes.

                23/09 – Envio da leitura crítica justificando ou não o uso, mesmo que parcial, dos livros didáticos para o e-mail ateslitpor@gmail.com e para os outros membros do grupo.

                30/09 – Encontro com o professor. Cada aluno deverá ter elaborado breves comentários sobre o trabalho realizado pelos outros membros do grupo. Discussão em cada um dos grupos sobre o trabalho já realizado, coordenado pelo professor, que também terá elaborado um breve comentário para cada um dos grupos.

                7, 14 e 21/10 – Os grupos poderão utilizar os horários de aula para realizar reuniões.

                28/10 – Data limite para o envio do plano de aula para todos os participantes do grupo e para o e-mail ateslitpor@gmail.com.

                4/11 - Encontro com o professor. Discussão dos planos de aula em grupos, coordenado pelo professor, que terá elaborado um breve comentário para cada um dos grupos. Cada grupo deverá elaborar um comentário a ser apresentado na aula seguinte – que dure de 5 a 10 minutos - sobre o trabalho desenvolvido

                11/11 – Encontro com o professor. Apresentação dos comentários dos grupos. Discussão coletiva sobre os planos elaborados.

                18/11 - Envio do plano de aula para todos os alunos do curso

                25/11  - Comentários dos alunos sobre os planos de aula dos colegas, que deverão ser enviados para o autor do plano e para o e-mail do curso. Cada aluno deverá comentar os planos de todos os membros de seu grupo e, no mínimo, de um participante de cada um dos outros grupos de seu turno. Deverá, ainda, atribuir um conceito a cada um dos planos analisados, que precisará ser justificado. Os conceitos possíveis são: Excelente, Muito Bom, Bom, Razoável, Insuficiente.

                09/12 – Data limite para o envio do plano de aula definitivo para todos os participantes do curso e para o e-mail ateslitpor@gmail.com.

                23/12 – Data limite em que será registrada a nota dos alunos no sistema Júpter.

     

    II – Avaliação


     

    A nota atribuída ao aluno levará em consideração não só os trabalhos que terá desenvolvido – leitura crítica, primeiro e segundo plano de aula, comentários sobre os planos dos colegas -, mas também a sua atuação ao longo de todo o processo.

               

    III– Outras informações

     

    O contato entre o professor e os alunos do curso será mantido utilizando a plataforma Moodle USP do Stoa. (http://disciplinas.stoa.usp.br)


  • 02 Material utilizado no primeiro encontro

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10