Programação
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DOCENTE:
Profa. Dra. Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
OBJETIVO:
A disciplina pretende levar os alunos a pensar criticamente a questão da cultura, a entender qual o papel da cultura na sociedade atual e a importância das políticas culturais no contexto contemporâneo. A ideia é que a reflexão seja feita em contexto a fim de que os alunos compreendam os conceitos dentro da dinâmica atual. Dessa forma, a disciplina visa proporcionar o estudo:
- Dos sistemas de produção cultural em geral e na sociedade brasileira em particular.
- Do papel do Estado e da atuação da sociedade civil diante da cultura e o entendimento dessa relação no contexto atual.
- Dos conceitos e modalidades da ação cultural compatíveis com a realidade brasileira (dentro do contexto global).
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· Texto para a aula: CANCLINI, Néstor García. "A globalização: objeto cultural não-identificado". In: A globalização imaginada. SP: Iluminuras, 2003, p. 41-60.
· Exibição do longa metragem A fonte das mulheres. França/Bélgica/Itália. Direção Radu Mihaileanu, 2011, 135’.
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· Discussão sobre o filme visto na aula anterior
· Texto para a aula: MARTÍN-BARBERO, Jésus. "Diversidade em convergência". In: Matrizes. Revista do programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Vol.8, nº2 (jul./dez.2014) - São Paulo: ECA/USP, p. 15-34. Acessível em http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/603
· Participação de Renato Beluche.
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· Texto para a aula: RIBEIRO, Gustavo Lins. "Por um projeto intercultural crítico". IN: BARROS, J.M.B e KAUARK, G. Diversidade cultural e desigualdade de trocas: participação, comércio e comunicação/organização. São Paulo: OIC/ODC/Editora PUCMinas, 2011, p. 155-162. Acessível em http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2015/09/livro_diversidade_cultural_e_desigualdade_de_trocas.pdf
· Texto para a aula: YÚDICE, George. “Aos leitores”. In: Revista Observatório nº 20. N. 20 ( jan./jun. 2016). – São Paulo: Itaú Cultural, p. 10-15. Acessível em http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2016/05/OBS20_BOOK_AF-ISSUU.pdf
· Leitura coletiva em classe e discussão do texto "Línguas que não sabíamos que sabíamos". In: COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.11-24.
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· Texto para a aula e o seminário de discussão: O novo papel dos direitos culturais: entrevista com Farida Shareed, da ONU. Revista Observatório Itaú Cultural: OIC, São Paulo, n.11, 2011, p.15-26. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/bcodemidias/001813.pdf
• Leitura coletiva do texto: "Línguas que não sabíamos que sabíamos". In: COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.11-24. -
· Texto para a aula: GAGNEBIN, Jeanne Marie. "O que significa elaborar o passado?" In: Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 97-105.
· Exibição do filme Botão de Pérola de Patricio Guzmán, Chile, 2016, 90'.
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18:30 - 20:30 horas, com Maria Adelaide Pontes.
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· Texto para a aula: FURTADO, Celso. Que somos? In: Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012, p.29-41.
· Trabalho final: apresentação da proposta para o trabalho final a ser entregue e exposto para a classe no último dia de aula.
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· Texto para aula: Como a economia chega à cultura: as principais questões. IN: TOLILA, Paul. Cultura e Economia. SP: Iluminuras, 2007, p.25-67.
Participação Eduardo Sena
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MANHÃ: Palestra com educadoras dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca - Programa de Inclusão Sociocultural (grupos em situação de vulnerabilidade social), o Programa Educativo para Públicos Especiais (pessoas com deficiências); Programa Meu Museu (idosos) e Programa Consciência Funcional (funcionários do museu).
Local: Pinacoteca de São Paulo – Luz
Horário: 10:00 às 12h00 horas
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•Texto para a aula: GAGNEBIN, Jeanne Marie. "O que significa elaborar o passado?" In: Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 97-105.• Exibição do documentário Botão de Pérola, de Patricio Guzmán, Chile, 2015, 90'.
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25/10 - O sistema de produção cultural e outros conceitos; Copyleft e Copyright; Propriedade intelectual
· Textos para aula: LEMOS, Ronaldo. A sociedade contra-ataca: o marco civil como símbolo do desejo por inovação no Brasil e BRANCO, Sérgio. Afinal, o que é o creativecommons? In: Revista Observatório Itaú Cultural n.16. Acessível em http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/06/OBSERVATORIO16_0.pdf
· Exibição de FREENET documentário colaborativo sobre o futuro da liberdade na Internet. 2013, 60’. Acessível em https://www.youtube.com/watch?v=0igLuQchrb4
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· Texto para aula: COELHO NETTO, José Teixeira. Com o cérebro na mão. São Paulo: Itaú Cultural Iluminuras, 2015, p.9-41. Acessível emhttp://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2016/02/COM-O-C%C3%89REBRO-NA-M%C3%83O_TEIXEIRA.pdf
· Exibição excertos de vídeos.
· Orientação para os trabalhos finais.
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•32º Bienal de São Paulo – Parque Ibirapuera - 10h•Visita + Conversa + (Ateliê)•(Conversaremos sobre a visita em classe)
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• Texto para aula: HONORATO, Cayo. Mediação e Democracia Cultural. Acessível em http://issuu.com/centrodepesquisaeformacao/docs/media____o_e_democracia_cultural/
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•Circuito Cultural, uma experiência.
Confecção de um relato individual a ser entregue em 29 de novembro.
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• Texto para aula: CANCLINI, Néstor García. "Imaginários culturais da cidade: conhecimento, espetáculo/desconhecimento". IN: COELHO NETTO, José Teixeira (org). A cultura pela cidade.SP: Itaú Cultural/Iluminuras, 2008, p. 15-30.• Participação de Paulo Verano.
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Entrega dos trabalhos finais com exposição para a classe (10 minutos).
Avaliação e fechamento da disciplina.