Programação
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A entrega final dos textos e materiais complementares deverá ser feita até 05/12/2019 às 23h59min, como combinado anteriormente.
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Descrição dos objetivos gerais e organização da disciplina. Apresentação da turma e expectativas em relação à disciplina. Apresentação dos docentes e breve histórico da Computação Visual.
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Introdução à Computação Visual. Pipeline gráfica, conceitos de modelagem e animação. Apresentação e discussão de Vídeo do ACM SIGGRAPH electronic theater 2019.
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Introdução à Computação Visual (conceitos gerais, evolução da área e participação da EP-USP na área, ACM e IEEE, livro do Foley).
Exercício 1 (em duplas) - Descrever em palavras e/ou esquemas como é gerada cada uma das imagens da sequência Shutterburg (disponível em: Foley, Van Dam, Feiner and Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice in C - 2nd Edition).
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Fazer upload até 16/ago/2019 às 14h
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Processos em Computação Gráfica e Técnicas de Representação e Modelagem
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Discussão sobre cada uma das imagens da sequência Shutterburg (disponível em: Foley, Van Dam, Feiner and Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice in C - 2nd Edition). O objetivo desta atividade é de ao mesmo tempo conseguir entender a evolução da Computação Visual (software e hardware) e principais técnicas usadas na "pipeline gráfica".
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Aulas 3 e 5 Arquivo
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Técnicas de Modelagem, Animação e Síntese de Imagens
Radiosity & Ray-Tracing
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Introdução ao Unity (com hands-on no CITI-USP) e Demonstrações de Realidade Virtual
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Unity e Build VR Arquivo
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Fazer upload, até 05/09/2019 às 23h59min, da descrição de algo que você considera "inusitado" e/ou incrível e que só pode ser implementado usando técnicas e recursos de Computação Visual.
Descreva em no máximo duas páginas:
- o que encontrou (com links para imagens e/ou vídeos e referências bibliográficas),
- explicação de porque você considera "inusitado" e/ou incrível.
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Unity Básico Arquivo
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Locomoção em VR Arquivo
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Open GL
Conceitos
Máquina de renderização Open GL
API
Aplicação e Processador Gráfico (GPU)
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Interações em Realidade Virtual
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Interações em Realidade Virtual Arquivo
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WebGL
variações e evoluções do Open GL
exemplos e acesso a sites
analise de códigos e resultados (execuções de cenas)
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Apresentação e discussão dos tópicos "inusitados" e/ou muito interessantes enviados pelos alunos como Exercício 2. Arquivos disponíveis para visualização em: https://drive.google.com/drive/folders/1697EoLURWuY06bKcVQq1NW-6hL-9f5ie?usp=sharing
Breve comentário sobre o BLENDER e tutoriais disponíveis - vide: https://www.blender.org e https://www.youtube.com/user/BlenderFoundation
Breve comentário sobre os próximos passos sobre o Projeto (individual ou em duplas).
TAREFA - Inserir, até 17/out/2019, a sua Proposta de Projeto para a Disciplina, na planilha compartilhada indicada a seguir:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/11utU43eZFk-3jvhpQAnPfrL9kEZ6y2SR34ssyV-SWuY/edit?usp=sharing
As propostas podem ser individuais ou em duplas. Se desejar postar mais de uma proposta, fique à vontade. Inclua também, na coluna e linha correspondente, críticas, sugestões e dicas para os colegas melhorarem suas propostas. Cuidado ao editar a planilha compartilhada para não apagar acidentalmente as contribuições dos seus colegas!
Os trabalhos podem tratar de qualquer tema de computação visual (hardware, software ou aplicações), mas precisa envolver algum desenvolvimento/experimentação prática de vocês (com Unity, Blender, OpenGL e/ou outra plataforma sugerida por vocês). A entrega em meados de novembro deverá incluir um texto no formato de artigo ou relatório + slides + código documentado + vídeo de no máximo 10 min de apresentação.
Sugere-se que os trabalhos sejam realizados em duplas. Exceções mediante justificativa e autorização pelos professores.
Além de inserir síntese da proposta na planilha compartilhada, faça UPLOAD de um ou mais arquivos com o detalhamento do que já realizou(zaram) até agora do projeto escolhido, no seguinte repositório:
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Faça o upload aqui.
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apresentação de videos
discussão dos temas
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Atividade prática - experimentações e testes para proposta de projeto
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apresentação de videos
discussão dos temas
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Atividade prática - experimentações e testes para proposta de projeto
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apresentação de videos
discussão dos temas
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GP GPU
arquiteturas
conceitos
produtos
aplicações
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Deep Learning
GP GPU
Aplicações
casos de estudo
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