Programação

  • 1ª Aula - 5 agosto (Semana Educom)

  • 2ª Aula - 12 agosto - Introdução da proposta do curso

    PROPOSTA GERAL

    Estudos de EAD com o objetivo de, ao longo da disciplina, produzir um curso neste formato sobre o tema "Jogos e Educação". A proposta inicial tem apenas alguns requisitos básicos:
    1. O curso seria para professores, buscando sensibilizar/ensinar sobre a temática.
    2. Ele teria cinco módulos (pois, além desse ser um formato usual para cursos, a classe será dividida em cinco grupos e, após a definição da estrutura, cada um desenvolverá um módulo).
    3. Uso de múltiplas linguagens midiáticas (texto e vídeo, pelo menos) em cada módulo. (Possível conjugação de trabalho com o professor Marciel.)
    A especificidade da proposta será construída pelos estudantes (por exemplo, "Jogos e Educomunicação", "Jogos Ativistas na Escola"), e ainda para o tipo de professor (nível e disciplinas)
    Algumas vantagens da proposta:
    • Possibilidade de consolidarmos conhecimentos anteriores sobre a temática, bem como aprofundá-los (ver conteúdos de Produção de Suportes Midiáticos para Educação);

    • Possível uso e divulgação dos jogos que têm sido produzidos pelos estudantes do curso (ver site "Jogos Ativistas");

    • Aproveitamento do trabalho de Denise/Henrique (websérie sobre jogos), bem como dos contatos que temos feito no âmbito do curso, desde o começo do trabalho com jogos em Educom (por exemplo, Fast Food da Política);

    • Produção de material educativo que, depois, possa ser usado pelos estudantes de Educomunicação, tanto no próprio formato EAD (ver experiência do projeto do Pedro), quanto em formações presenciais (claro, beneficiadas pela reflexão sobre a temática que a produção do curso irá exigir).


    TAREFAS/AVALIAÇÃO

    Seriam montados cinco grupos e cada um produziria dois seminários, um sobre textos que aumentam o conhecimento sobre jogos e educação e outros sobre algum curso que envolva a temática. Além disso, são previstas algumas aulas de conteúdos de EAD e tempo para a produção do curso (incluindo a discussão coletiva para construir a proposta).


    Tarefa Pontuação
    Seminários (grupo)* 3,0
    Localização de possível recurso digital para o curso         
    (individual)
    1,0
    Autoavaliação 2,0
    Módulo Produzido 4,0

    * A cada falta, em dia de seminário será descontado meio ponto do aluno.


    Conteúdos gerais sobre jogos

    A triforce dos estudos de jogos / Level Up


    O que exatamente é um jogo?
    • Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal.

    • Capítulo do livro A realidade em jogo (Rio de Janeiro, Best Seller, 2012), de Jane McGonigal

    PPT - Tipologias de Jogos
    PPT - Estudos de Jogos e Questões Educativas

    PPT - A EVOLUÇÃO DOS JOGOS DE TABULEIRO na América do Norte

  • 3ª Aula - 19 agosto - Preparação seminários Teorias sobre Jogos e Educação

    ATENDIMENTO

  • 4ª Aula - 26 agosto - Seminários: Teorias sobre Jogos e Educação - I

    Seminário 1: Jogos e Educação

    A virtude do videogame
    Artigo de Henry Jenkins, publicado originalmente em Technology Review, 1º de agosto de 2003. 

    Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma nova esperança para o ensino formnal e os treinamentos centrados no aprendiz 
    Capítulo do livro Aprendizagem baseada em jogos digitais (São Paulo, Senac-SP, 2012), de Marc Prensky.


    Seminário 2: Gamificação, motivação e educação

    O sentido da gamificação (Leitura opcional)
    Capítulo, de Delmar Domingues, do livro
     Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).
    Gamificação, motivação e a essência do jogo
    Capítulo, de Alan Richard da Luz, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).

    Fundamentos da gamificação na geração e na mediação do conhecimento
    Capítulo, de Raul Inácio Busarello, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).


    Seminário 3: Análise e desenvolvimento de jogos

    Base para os valores nos jogos / Revelando o Values at Play [SEMINÁRIO 5]Arquivo
    Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.
    Jogando (e projetando) com valores por meio da modificação de jogos de tabuleiroArquivo
    Texto de Celia Pearce, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).

  • RECESSO – 2 setembro

    RECESSO

  • 5ª Aula - 9 setembro - Seminários: Teorias sobre Jogos e Educação - II

    Seminário 4: Design, criação e avaliação de jogos - Design com valores

    Elementos dos jogos: a linguagem dos valores
    Capítulo, de Mary Flanagan, Helen Nissenbaum e Jonathan Belman, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).
    Visão geral da heurística / Descoberta
    Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.

    Seminário 5: Design, criação e avaliação de jogos - Jogos educativos versus jogos de entretenimento

    O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm
    Artigo de , Leandro Demenciano Costa, apresentado no VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, Rio de Janeiro, 2009. O artigo é uma síntese da dissertação de mestrado do autor, que está disponível em: https://bit.ly/2NM0uby (o trabalho também foi publicado no formato de livro).

  • 6ª Aula - 16 setembro - Seminários: Cursos de EAD sobre Jogos e Educação - I

    Observação: os cursos abaixo são sugeridos, caso os alunos encontrem outros que sejam mais convenientes estudar, poderá haver mudança


    Seminário 1a

    Learning with creativity: Let the game begin! (é necessário fazer login no curso, mas pode ser com conta Google ou Facebook)
    GRUPO 2 (Cláudio, João, etc.)


    Seminário 2a

    Games in Schools 3rd round - updated course (é necessário fazer login no curso, mas pode ser com conta Google ou Facebook)
    Grupo 5 (Gabriel, Denise, Nelson)


    Seminário 3a

    Teaching Ethics with Games (não é propriamente um curso, mas um conjunto de cinco vídeos sequenciais que discutem o tema geral. É interesssante, entre outros aspectos, para mostrar o uso de entrevista gravada em educação)

  • 7ª Aula - 23 setembro - Seminários: Cursos de EAD sobre Jogos e Educação - Ii

    Observação: os cursos abaixo são sugeridos, caso os alunos encontrem outros que sejam mais convenientes estudar, poderá haver mudança


    Seminário 4a

    Gamificação e RPG para educação - Ensinando com Jogos (curso na plataforma Udemy, infelizmente, só parte dele é acessível sem pagamento, mas o que tem já é interessante para ver, principalmente a estrutura)
    Grupo 3 (Pâmela, Marcela, Heloiza e Beatriz)


    Seminário 5a

    Design and Development of Games for Learning (curso na plataforma EdX, requer cadastro) / Tendências e Novas Tecnologias para Aulas Virtuais do Ensino Primário e Secundário - K-12 (curso, em inglês, na plataforma Coursera, o módulo/semana três desse curso é sobre "Game-based Learning & Badges in Virtual Education")
  • 8ª Aula - 30 setembro - Design Instrucional e EAD - I (Tipos de DI)

    PROPOSTA: Na trilha dos jogos / educom.jogos... 


    Módulo 0 - Introdução


    Módulo 1 - Grupo Stephanie, Lucas, Gabriel Guimarães, Simony.

    História dos games - A geração Z e o aprendizado

    • Educação e jogos

    • Por que trabalhar com jogos na educação?


    Módulo 2 - Pedro, Ana, Murilo e Nicole

    Games reais da Atualidade - Outros exemplos/ Exemplos de uso reais

    • Aprender literatura do que os jovens têm jogado


    Módulo 3 - Pamela, Marcela, Beatriz e Heloísa

    Exemplos - Games analógicos para usar em sala


    Módulo 4 - Denise, Gabriel, Nelson, etc.

    Exemplos - Games digitais para usar em sala


    Módulo 5 - Cláudio, João, Gracieli, Clara

    Conclusão - Exemplos de uso reais 

    - Trabalho final: Proponha um jogo para usar em aula (Template de plano de aula)

    - Projeto final: criação de um jogo (digital ou de tabuleiro)


    e

  • 9ª Aula - 7 outubro - Design Instrucional e EAD - II (Planejamento de curso EAD)

    "Planejamento pedagógico para  cursos EAD" (texto de Adriana Clementino, capítulo do livro Design Instrucional para para cursos on-line (organizado por Vani Moreira Kenski, São Paulo: Editora Senac SP, 2015).

    • PRIMEIRA ETAPA:  Estudo do contexto

    • SEGUNDA ETAPA: Seleção e gestão das mídias

    • TERCEIRA ETAPA: Definição dos objetivos do curso

    • QUARTA ETAPA: Delimitação dos conteúdos

    • QUINTA ETAPA: Elaboração das estratégias pedagógicas

    • SEXTA ETAPA: Seleção dos instrumentos de avaliação de aprendizagem
  • 10ª Aula - 14 outubro - Discussão e avaliação das propostas de curso / Finalização do desenho do curso da turma

    Recursos possíveis para o curso:

  • 11ª Aula - 21 outubro - Produção de Módulos - I

    TRABALHOS COLETIVOS EM GRUPO / ATENDIMENTOS

  • RECESSO – 28 outubro (recesso)

    RECESSO

  • 12ª Aula - 4 novembro - Produção de Módulos - II

    Encontro coletivo para discussão do trabalho

    • Acertamos que o Módulo 1 dá um parâmetro de tamanho de produção dos demais módulos (exceto o 0).

      Porém, cada módulo tem autonomia para experimentação na linguagem e forma (módulos são pensados como fase de um jogo, podendo ser diferentes).

      Cada Módulo poderá prever mais de um a mídia, entretanto para efeito de produção e inserção no ambiente, fica estabelecido que cada grupo produção UMA mídia. (Se algum grupo produzir mais, OK, mas o obrigatório é uma.)

      Os dados de acesso à plataforma foram informados em classe



      O QUE ESSE MÓDULO TEM

      Módulo 1

      1 texto introdução ao Módulo

      3 Textos introdutórios submódulos (300 caracteres)

      2 textos 1 lauda e meia

      2 vídeos 5 minutos

      1 podcast 5 min.

      2 atividades

      1 recapitula/feedback


  • 13ª Aula - 11 novembro - Produção de Módulos - III

    TRABALHOS COLETIVOS EM GRUPO / ATENDIMENTOS

  • 14ª Aula - 18 novembro - Produção de Módulos - IV

    TRABALHOS COLETIVOS EM GRUPO / ATENDIMENTOS


    Roteiro básico de todos os grupos, para o pessoal do Módulo 0 trabalhar

  • 15ª Aula - 25 novembro - Discussão para finalização do curso (ajustes)

  • 16ª Aula - 2 dezembro - Apresentação e finalização do trabalho / Avaliação do curso