Programação

  • Aula 1 - 31/07

    Apresentação da disciplina, metodologia e critérios de avaliação.

    Atividade de mobilização - 'sustentabilidade ambiental'


  • Aula 2 - 07/08

    Desenvolvimento sustentável/sustentabilidade e os Limites ao Crescimento 

    (video ‘A grande corrida do salmão’ e atividade Moodle)


    • Este fórum solicita aos alunos que apresentem suas considerações a respeito dos elementos estruturantes dos ecossistemas retratados no vídeo 'A grande corrida do salmão'.

      Desta maneira, pede-se que cada aluno responda às questões abaixo, apresentando brevemente suas considerações, preferencialmente com exemplos retratados no documentário, a respeito dos seguintes tópicos:

      (i) função dos diversos elementos retratados, considerando os meios físico, biótico e socioeconômico, e como se relacionam entre si;

      (ii) vulnerabilidade (ou fragilidade) dos ecossistemas retratados no vídeo

  • Aula 3 - 14/08

    Estudo dirigido 1 - A Tragédia dos Comuns + debate


    OBS: solicita-se a leitura antecipada do artigo 'The Tragedy of the Commons', de Garrett Hardin, disponibilizado e Inglês e Português


  • Aula 4 - 21/08

    Não haverá encontro nesta semana,  em função da realização da IX Semana da Engenharia de Materiais.

    ATENÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA!

    • Responder às questões, com base na leitura e discussão do artigo 'A tragédia dos bens comuns', de Garett Hardin:

      (i) Sintetize a maneira como Hardin apresenta a “Tragédia dos Comuns” quanto a suas origens e conformação, bem como quanto aos conflitos de interesses entre valores individuais e coletivos que estariam associados à sua ocorrência;

      (ii) Segundo o autor, porque não haveria uma solução técnica para a tragédia dos comuns? Apresente os pontos centrais dos argumentos do autor em relação às perspectiva de condução de problemas de natureza similar

  • Aula 5 - 28/08

    Discussão de casos associados à promoção da sustentabilidade em projetos de Engenharia: ecodesign, ecologia industrial, produção mais limpa, ecoeficiência…


    ATENÇÃO: é fundamental que os alunos conheçam os casos indicados e contribuam com as discussões trazendo exemplos de outros casos de aplicação das ferramentas associadas às abordagens mencionadas.


    Casos a serem discutidos:

    (i) https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/6399-banco-que-absorve-poluicao-londres.html

    (ii) https://www.ecycle.com.br/2910-embalagem-biodegradavel

    (iii) https://eco.nomia.pt/pt/exemplos/kalundborg-symbiosis


  • Aula 6 - 11/09

    *Entrega P1 (projeto) - conhecimento do problema, com descrição e quantificação (estimativa) que permita compreender a dimensão/relevância do problema e, principalmente, em que medida o problema escolhido se relaciona com a sustentabilidade.

    OBS - ENTREGAR POR E-MAIL ATÉ AS 23:59 DO DIA 11/09


    . Assistir ao vídeo "Alternativas berço a berço" e elaborar a tarefa apresentada a seguir.

    https://www.youtube.com/watch?v=DkWG09ZRXUk (Parte 1)

    https://www.youtube.com/watch?v=RR-0a1MVtJs (Parte 2)


    OBS: PRAZO LIMITE PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA - 23:59 DO DIA 11/09


  • Aula 7 - 18/09

    SGA nas organizações: gestão dos impactos dos processos e produtos


    • Norma ISO 14001 - implantação e certificação de Sistemas de Gestão Ambiental

      comentários da FIESP sobre as modificações na última versão


    • Cartilha com orientações para implementação de indicadores para avaliação do desempenho ambiental (conforme ISO 14031), produzida pela FIESP/CIESP

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10