Programação

    • Notícias e avisos


      Vejam os

      TEXTOS TEÓRICOS, DRAMATÚRGICOS, HISTÓRICO-CRÍTICOS E ARQUIVOS DE FILMES E MÚSICA 

      referentes ao Curso Livre de Verão 

      Teatro, Cinema e a ditadura civil-militar no Brasil 

      no final desta página 




      Início: 4 de fevereiro

      SALA 172 PRÉDIO DE LETRAS

      Término: 13 de fevereiro


      Dia da semana: Terças e quintas                  

       Horário: das 19h às 21h

      Carga horária (de 4 a 16 horas): 8 horas



      AULA DE 27 DE NOVEMBRO - MATUTINO SALA 270 - DAS 08 ÀS 12 HORAS (horário duplo)
      Devolução de Mid Semester Evaluations (Resenhas de Espetáculos)
      Entrega de Provas Finais pelos alunos que não optaram por Seminário ou Leitura Dramática
      Apresentação de Seminários e de Leituras Dramáticas (ver a escala com a ordem das apresentações e as bibliografias no final desta página)

      Duração máxima de cada apresentação - 20 minutos


      AULA DE 27 DE NOVEMBRO NOTURNO SALA 261 - DAS 19.30 ÀS 22.40 HORAS (horário duplo)
      Devolução de Mid Semester Evaluations (Resenhas de Espetáculos)
      Entrega de Provas Finais pelos alunos que não optaram por Seminário ou Leitura Dramática
      Apresentação de Seminários e de Leituras Dramáticas (ver a escala com a ordem das apresentações e as bibliografias no final desta página)

      Duração máxima de cada apresentação - 20 minutos


      AULA DE 13 DE NOVEMBRO
      Serão postadas no Moodle nesta data as questões para a Prova Escrita dos alunos que optaram por não apresentar Seminário ou Leitura Dramática
      Nesta aula será discutida a peça "Prova de Fogo", de Consuelo de Castro. 

      Além da peça, os alunos deverão ler o capítulo III da dissertação de mestrado intitulada "Geração de 69. Mudança dos Ventos", de Sonia Regina Grossi Guerra e assistir o vídeo com a entrevista  de que participa a dramaturga Consuelo  de Castro.


      AULA DE 13 DE NOVEMBRO - MATUTINO SALA 172


      AULA DE 13 DE NOVEMBRO -  NOTURNO SALA 271


      Iniciação Teatral - "Prova de Fogo"

      OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL OFERECIDA A ESTUDANTES DA FFLCH, PARA POSSÍVEL PARTICIPAÇÃO NA LEITURA CÊNICA DA PEÇA PROVA DE FOGO, DE CONSUELO DE CASTRO, SOBRE A OCUPAÇÃO DA MARIA ANTONIA (então sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP) , EM 1968.

      Link  para acesso ao formulário de inscrição, enviado pela aluna Raisa Bruna Cardoso Mota, de Tópicos do Teatro Matutino:

      https://docs.google.com/forms/d/11oAmXJ_3DWG6BEJXh_s4jGMaw4QbGM65nUXVE7cx9lw/viewform?edit_requested=true



      AULAS DO MATUTINO - 06 E 13 DE NOVEMBRO - Foi feita no Sistema de Reserva de Salas a reserva da sala 172 para as aulas nestas duas datas.

      AULAS DO NOTURNO06 E 13 DE NOVEMBROFoi feita no Sistema de Reserva de Salas a reserva da sala 271 para as aulas nestas duas datas.


      AULA DE 06 DE NOVEMBRO - Discutiremos "Papa Highirte", de Oduvaldo Vianna Filho. No período da manhã a aluna Marília Nunes Lima Gouveia fará uma apresentação de sua pesquisa de TGI sobre a peça. Além  da leitura do texto, os alunos deverão assistir os seguintes vídeos postados nesta página na seção intitulada FILMES, VÍDEOS E ÁUDIOS: 

      1- Entrevista com Tin Urbinatti sobre a montagem de estréia, em 1976, na FFLCH-USP burlando a proibição da peça pela censura da ditadura militar;  

      2- Vídeo da leitura dramática realizada em abril de 2019 pelo grupo TAPA, sob a direção de Eduardo Tolentino, no Teatro Aliança Francesa, por ocasião do lançamento do livro com a peça; 

      3- Entrevista com a Profa. Dra. Rosângela Patriota sobre a obra de Oduvaldo Vianna Filho.


      ATENÇÃO ALUNOS E ALUNAS INTERESSADOS/AS EM PARTICIPAR DA OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL PARA ALUNOS/ALUNAS DA FFLCH COM POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO NA LEITURA CÊNICA  DA PEÇA "PROVA DE FOGO" DE CONSUELO DE CASTRO SOB A DIREÇÃO DE ABÍLIO TAVARES

      CRONOGRAMA

      INSCRIÇÕES

      04 a 08 de novembro via Internet (a definir)

      OFICINAS:

      20 de novembro, 4a feira, feriado, das 10 às 13 e das 14 às 18 hs

      24 de novembro - domingo das 14 às 17 e das 18 às 22 hs

      Local Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP

      Rua do Anfiteatro 109 - Cidade Universitária

      LEITURA CÊNICA "PROVA DE FOGO"

      29 de novembro, 6a feira, das 19 às 23 hs

      Ensaio elenco original e novos integrantes oriundos da oficina

      30 de novembro, sábado, das 14 às 18 e das 19 às 23 hs

      Ensaio elenco original e novos integrantes.

      01 de dezembro, domingo, das 13 às 17 hs Ensaio Geral

      das  18 às 22 hs Ensaio Aberto para convidados com conversa com o público e avaliação

      02 de dezembro, 2a feira das 16 às 17.30: passagens técnicas , aquecimento

      18 horas APRESENTAÇÃO DA LEITURA NA ABERTURA DOS 85 ANOS DA FFLCH

      LOCAL ANFITEATRO CAMARGO GUARNIERI DA USP

      RUA DO ANFITEATRO 109



      30 DE OUTUBRO - AULA DO MATUTINO - SALA 261

      30 DE OUTUBRO -  AULA DO NOTURNO - Conseguimos a SALA 170 do Prédio de Letras. 


      AULA DE 30 DE OUTUBRO
      - Nesta aula discutiremos "The Zoo Story", de Edward Albee. Também serão feitas referências às peças "The American Dream" e "The Sandbox".


      23 DE OUTUBRO - Nesta aula, a ser dada tanto no matutino como no noturno na sala 261,  os alunos interessados em apresentar seminários ou leituras dramáticas como avaliação final deverão entregar por escrito seus nomes e os títulos dos textos teatrais escolhidos.Na primeira parte da aula trataremos de alguns dos temas centrais do ensaio de Roberto Schwarz, "Altos e baixos da atualidade de Brecht" (texto disponível nesta página). Na segunda parte da aula entraremos na discussão de "The Zoo Story", de Edward Albee (texto original e tradução disponíveis nesta página).


      AULAS DE 16 DE OUTUBRO MATUTINO E NOTURNO - SALA 261


      16 de outubro - continuação da discussão de "A exceção e a regra" de Bertolt Brecht.


      ATENÇÃO ALUNOS DO NOTURNO - tivemos permissão para ocupar a sala 261 no horário da aula de hoje, 09 de outubro.


      REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO DA DISCIPLINA - Temos mais seis aulas até o final do curso,  e como não tivemos a aula de 02 de outubro, teremos que reorganizar nossas leituras da seguinte forma:


      09 de outubro - entrega das Mid Semester Evaluations, recapitulação das discussões da primeira parte do curso e discussão de "A exceção e a regra", de Bertolt Brecht.
      16 de outubro - continuação da discussão de "A exceção e a regra" de Bertolt Brecht.
      23 de outubro -  discussão de "A história do jardim zoológico", de Edward Albee.
      30 de outubro - discussão de "Papa Highirte", de Oduvaldo Vianna Filho.
      06 de novembro -discussão de "Prova de Fogo", de Consuelo de Castro.
      13 de novembro - recapitulação da segunda parte do curso e balanço geral.
      27 de novembro - esta aula  será dedicada às avaliações finais. Vejam no final desta página as informações sobre as diferentes opções de avaliação final, cujo valor será de 06 pontos. 


      ATENÇÃO ALUNOS DO MATUTINO - As aulas dos dias 09 e 16 de outubro serão dadas na sala 261, a mesma que ocupamos nas últimas duas semanas.

      ATENÇÃO ALUNOS DO NOTURNO - estamos aguardando a confirmação ao pedido enviado de reserva de uma sala que nos permita acesso ao Moodle. A informação sobre a sala conseguida será postada logo que tivermos resposta do Lapel.



      AULA DE 09 DE OUTUBRO - ENTREGA DAS MID SEMESTER EVALUATIONS (em via impressa) E DISCUSSÃO DE "THE EXCEPTION AND THE RULE", DE BRECHT. 


      ATENÇÃO MATUTINO E NOTURNO - ATIVIDADES DO DIA 02 DE OUTUBRO : Em função desta data ter sido escolhida como um dos dias de mobilização e luta pela educação, transcrevo a seguir a mensagem do CAELL, e comunico que dedicaremos este dia para a participação nas atividades abaixo descritas, entendendo que  serão de grande interesse a todos os inscritos na disciplina. Estarei na FFLCH para dialogarmos a respeito. 

      Segue a mensagem do CAELL: 
      O Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários - CAELL Oswald de Andrade - vem através desse comunicado informar aos departamentos de Letras e à CILE sobre os encaminhamentos referendados na Assembléia dos Estudantes da Letras no dia 25/09 (quarta-feira).
      O curso de Letras deliberou pela adesão à paralisação dos dias 02 e 03 de Outubro (quarta e quinta-feira), seguindo o calendário da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), sendo o primeiro destes dias dedicado à mobilização dos estudantes dos cursos e à realização de atividades de debate e divulgação científica junto a docentes e discentes. 
      Deliberamos também que o método para os dois dias seria de paralisação sem obstrução do prédio (piquete), também por maioria.
      Dada a importância da mobilização para a conjuntura, convidamos os professores participarem conosco do calendário conjunto de atividades, que consistirá, além de outras, em:
      Dia 02/10:
      - 11h às 18h: Aula pública e Universidade na Rua - USP Em Defesa das Bolsas de Pesquisa (exposição de pesquisas e diálogo direto com a sociedade), na Praça do Patriarca, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes Alexandre Vannucchi Leme (DCE LIVRE da USP) 
      Dia 03/10
      13h: Bloco da USP na Greve Geral em defesa da Educação, concentração na Faculdade de Direito, no Largo de São Francisco
      Solicitamos aos professores, portanto, que participem nas atividades de construção do dia 02, além do cancelamento das aulas em ambos os dias (02 e 03, quarta e quinta), viabilizando a participação dos alunos em todas atividades da paralisação nacional, incluindo o ato na quinta-feira, que se estenderá até a noite. 
      Caso optem por dar aula, pedimos que não circulem as listas de presença, já que essa foi também uma das deliberações da Assembléia.
      Desde já, agradecemos pela compreensão e colaboração.
      Atenciosamente
      CAELL Oswald de Andrade



      Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários "Oswald de Andrade"
      Gestão Viramundo 2019
      Letras - FFLCH - USP
      Av. Prof. Luciano Gualberto, 403

       



      LINK PARA GRUPO DE WHATSAPP VAMOS AO TEATRO? ORGANIZADO PELA ALUNA ANA CRISTINA (MATUTINO) PARA ORGANIZAR IDAS A ESPETÁCULOS E ATIVIDADES LIGADAS AO TEATRO: 
      https://chat.whatsapp.com/JPXn4oBZV283zSycjUWwax


      LEMBRETE SOBRE SALA DE AULA - Também na aula de 25 de setembro ocuparemos a sala 261 do Prédio de Letras tanto no Matutino como no Noturno.


      AULA DE 25 DE SETEMBRO - MATUTINO E NOTURNO - Como não houve tempo para a abordagem  da peça radiofônica de Samuel Beckett "All that fall"  na aula passada, começaremos por essa discussão na primeira parte desta aula, lembrando que a radiofonização do texto pela BBC está disponível nesta página. Na segunda parte, entraremos na abordagem do teatro de Bertolt Brecht, e faremos um retrospecto das principais características do teatro épico. 


      AULA DE 18 DE SETEMBRO - NOTURNO - Na primeira parte da aula faremos um retrospecto dos principais aspectos constitutivos de "Waiting for Godot" e de "Endgame" à luz das anotações de leitura dos alunos. Na segunda parte da aula  abordaremos "All that fall", peça radiofônica de Samuel Beckett, observando o funcionamento expressivo da oralidade e do extrato sonoro da peça. Um elo de preparação para, na aula seguinte, entrarmos na discussão da dramaturgia de Brecht, será a observação de expedientes que induzem a um estranhamento.



      AULA DE 18 DE SETEMBRO - MATUTINO - Na primeira parte da aula trataremos dos apontamentos de leitura feitos pelos alunos a partir dos textos de "Waiting for Godot" e "Endgame". Em seguida, abordaremos "All that fall", peça radiofônica de Samuel Beckett. O foco da abordagem será o tratamento dado à palavra e à oralidade , assim como ao extrato sonoro da peça. Na terceira parte da aula introduziremos os aspectos principais da dramaturgia de Bertolt Brecht.


      ATENÇÃO ALUNOS DO NOTURNO - como o hardware do computador da sala 109 apresentou problemas técnicos que impedem seu funcionamento, consegui autorização do LAPEL para que nas próximas três aulas   -  ou seja, nos dias 18 de setembro, 25 de setembro e 02 de outubro, - ocupemos a sala 261 do Prédio de Letras.



      ATENÇÃO ALUNOS DO MATUTINO - como o projetor multimídia da sala 202 queimou e demorará para ser substituído, consegui autorização do LAPEL para que nas próximas três aulas   -  ou seja, nos dias 18 de setembro, 25 de setembro e 02 de outubro, - ocupemos a sala 261 do Prédio de Letras. Nessa sala teremos acesso ao Moodle como vínhamos tendo na sala 202. Paralelamente, estamos tentando conseguir autorização para ocupar alguma das salas do Prédio de Ciências Sociais.


      MONTAGEM DE "ENDGAME" ("FIM DE PARTIDA") DE SAMUEL BECKETT ENTRA EM CARTAZ - Uma montagem de "Endgame", peça que estamos estudando, entrará em cartaz do dia 20 de setembro. Vejam os detalhes nesta página, na aba "Stage productions". Link enviado pelo aluno Gerson Antonio Almoster, do Noturno.


      AULA DE 11 DE SETEMBRO - MATUTINO - Na primeira parte da aula daremos continuidade à discussão de análise de "Waiting for Godot" e de "Endgame". Peço que os alunos tragam seus apontamentos de leitura relacionados aos aspectos constitutivos das duas peças para utilizá-los na discussão. Na segunda parte da aula introduziremos a análise e a discussão de "All that fall".


      AULA DE 11 DE SETEMBRO - NOTURNO - Daremos sequência à análise dos aspectos constitutivos de "Waiting for Godot" e de "Endgame": estrutura, espaço, tempo, personagens, diálogos, rubricas. Peço que os alunos tragam suas anotações de leitura e que as tenham em mãos para utilizá-las como subsídios na discussão. A relação entre espaço e tempo, assim como a configuração dramatúrgica das personagens será o eixo principal da discussão.


      PREPARAÇÃO PARA A MID SEMESTER EVALUATION- CONVERSA INFORMAL COM O DIRETOR DE ''INFERNO. UM INTERLÚDIO EXPRESSIONISTA" - Uma das opções de tema para a Mid Semester Evaluation (prevista para o início de outubro) dirá respeito à relação entre  "Not about nightingales", peça do dramaturgo estadunidense Tennessee Williams [1911-1983],  e o espetáculo inspirado nessa peça, em cartaz no Teatro João Caetano com o título de "Inferno. Um interlúdio expressionista". O diretor do espetáculo, André Garolli, abriu a possibilidade de realizarmos, no dia 08 de setembro, domingo, uma conversa informal com os alunos que se interessarem e que comparecerem ao espetáculo nessa data. Tanto o texto original de "Not about nightingales", de Tennessee Williams, como o texto do espetáculo baseado nele  e dramaturgizado por Luís Marcio Arnaut de Toledo, estão disponíveis nesta página, assim como as informações sobre o  local (Teatro João Caetano) e a ficha técnica da encenação. 

      AULA DE 28 DE AGOSTO - MATUTINO - Faremos a discussão dos aspectos analíticos de "Waiting for Godot" e de "Endgame" (estrutura, espaço, tempo, personagens, diálogos, rubricas).


      WAITING FOR LEFTY by Clifford Odets - O texto desta peça, escrita pelo dramaturgo estadunidense Clifford Odets em 1935, foi carregado nesta página na aba "Outras Referências"a pedido dos alunos do Matutino.


      AULA DE 28 DE AGOSTO - NOTURNO - Devido ao cancelamento da aula do noturno em 21 de agosto, a pauta desta aula será a que estava programada para essa data: retrospecto dos  "ajustes" formais da forma dramática no século XX, em contextos de confinamento e existencialismo (cf. Szondi), e introdução  à discussão de Endgame Waiting for Godot, de Samuel Beckett, com a discussão dos seguintes aspectos relacionados a tempo - espaço - personagens - diálogos - rubricas - estrutura.



      AULA DE 21 DE AGOSTO - Retomando no início da aula o aspecto dos "ajustes" formais da forma dramática no século XX, em contextos de confinamento e existencialismo (cf. Szondi), vamos discutir Endgame e Waiting for Godot, de Samuel Beckett. Os seguintes aspectos serão discutidos:
      tempo - espaço - personagens - diálogos - rubricas - estrutura


      AUTO DOS 99 % E LINK PARA O ÁUDIO DO LP COM A GRAVAÇÃO - por sugestão dos alunos do noturno, foram disponibilizados nesta página, na aba "Outras Referências".


      PEÇAS DE EDWARD ALBEE (The Zoo Story, The Sandbox e The American Dream) - já estão disponíveis num arquivo único na pasta de Tópicos do Teatro 2019 na copiadora sob o título "Edward Albee". 

      AULA DE 14 DE AGOSTO - Iniciaremos a discussão das peças de Samuel Beckett. Antes de entrar nelas, faremos, como introdução, um apanhado histórico das transformações sofridas pela forma do drama. Bibliografia teórica referente a este aspecto específico foi carregada na aba TEXTOS TEÓRICOS desta página.


      INÍCIO DAS AULAS DE TÓPICOS DO TEATRO 2019: 07 DE AGOSTO

      MATUTINO SALA 202 PRÉDIO DE LETRAS

      NOTURNO SALA 109 PRÉDIO DE LETRAS

  • CALENDÁRIO

    2º Semestre Letivo de 2019

     

    AGOSTO
    07INÍCIO DAS AULAS  DE TÓPICOS DO TEATRO.
    SETEMBRO
    2 a 7

    Semana da Pátria. 
    Não haverá aula.
    OUTUBRO
    09MID SEMESTER EVALUATION
    NOVEMBRO
    13

    27

    TAKE HOME TEST: QUESTÕES SERÃO DIVULGADAS.

    ALUNOS ENTREGAM O TAKE HOME TEST, APRESENTAM SEMINÁRIOS E CENAS.
    ENCERRAMENTO DAS AULAS
     DE TÓPICOS DO TEATRO .


  • PROGRAMA DA DISCIPLINA

  • TEXTOS TEÓRICOS

  • TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS

  • PEÇAS DO PROGRAMA

  • FILMES, VIDEOS, ÁUDIOS

  • STAGE PRODUCTIONS FOR EXTRA ACTIVITIES AND DISCUSSION

    Tennessee Williams. Not about nightingales. (Cia Triptal’s production: Inferno, um interlúdio expressionista. Direção André Garolli.)

    George Bernard Shaw. Mrs Warren’s profession. (A profissão da Sra. Warren. Direção Marco Antonio Pâmio)


    • A PROFISSÃO DA SENHORA WARREN

      Temporada: de 10 de agosto a 30 de setembro
      Horários: segundas e sábados às 20h30, domingos às 19h00
      Duração: 100 min
      Ingressos:  de R$15 a R$50
      Capacidade: 226 lugares + 4 PNE
      Local: Teatro Aliança Francesa

      Sobre Bernard Shaw

      Considerado um dos mais importantes dramaturgos de língua inglesa, George Bernard Shaw (1856-1950) é autor de 60 peças, entre elas “Pigmalião”, “Cândida”, “César e Cleópatra”, “O Dilema do Médico”, “O Homem do Destino”, “Volta a Matusalém” e “A Milionária”. Ao longo de sua carreira, encerrada aos 94 anos, ele também trabalhou como jornalista, romancista, crítico de música e teatral e ensaísta.

      Avesso a honrarias públicas, Shaw foi, ironicamente, a única pessoa a ter sido premiada com o Nobel de Literatura (1925, por “Santa Joana”) e com o Oscar de melhor roteiro por “Pigmaleão” (1939). Ele aceitou o primeiro prêmio unicamente por insistência de sua esposa, mas, mesmo assim, destinou toda a quantia recebida para a tradução e a difusão das obras de Henrik Ibsen e outros autores escandinavos.

      Como crítico teatral, atacou a “bardolatria”, a excessiva reverência à genialidade de Shakespeare. Segundo Shaw, ela paralisava a cena inglesa, restando apenas versões romantizadas das obras do bardo, ou, ainda, dramalhões superficiais criados segundo os ditames da peça bem-feita.

      Foi um dos líderes da Sociedade Fabiana, precursor do Partido Trabalhista inglês e um dos fundadores da London School of Economics, até hoje um dos mais prestigiados centros de ensino do mundo.

      A Profissão da Sra. Warren

      A tragicomédia A Profissão da Sra. Warren, dirigida por Marco Antônio Pâmio, começa numa casa de campo em Surrey onde Vivie Warren, recém-formada na Universidade de Cambridge, reencontra sua mãe, a quem pouco conhece. A Sra. Warren enriquecera administrando uma rede internacional de bordéis, ao lado de seu sócio, Sir George Crofts, mas Vivie não sabe disto. A Sra. Warren planeja para a filha uma vida convencional, através de um bom casamento.  Cercada por um mundo dominado por figuras masculinas, personificadas pelo aristocrata Crofts, pelo artístico Praed, pelo embusteiro Frank Gardner e por seu pai, o pastor Frank Gardner, Vivie descobre que sua educação privilegiada e seu estilo de vida foram possibilitados pela profissão da sua mãe. Inicia-se assim, através do brilho cintilante dos diálogos de Shaw, um dos mais memoráveis embates da dramaturgia inglesa.

      O que torna a Profissão da Sra. Warren tão fascinante é que o conflito entre mãe e filha não é estritamente uma questão de moralidade. Shaw usa a peça como uma forma de criticar um mundo que condenou mulheres como a Sra. Warren a uma vida de pobreza, trabalhos insalubres e morte prematura, deixando-as com poucas possibilidades de sobrevivência. Shaw analisa o lugar das mulheres na sociedade de uma forma que antecipa o movimento feminista do século XX.

      Escrita entre 1893 e 1894, “A Profissão da Sra. Warren” foi proibida de ser encenada na Inglaterra e nos Estados Unidos no começo do Século 20. “A peça tem um caráter transgressor, com discussões muito à frente de seu tempo, principalmente no que tange ao papel da mulher na sociedade. Shaw nos fala do hoje tão discutido ‘empoderamento feminino’ quando esse tipo de debate era impensável na época. Ele nos fala de ‘uma nova mulher’: independente, ‘dona do seu nariz’, com opinião e personalidade próprias. Na época da peça, as mulheres sequer podiam votar”, comenta Pâmio.

      FICHA TÉCNICA

      IDEALIZAÇÃO: Rosalie Rahal Haddad | TRADUÇÃO: Clara Carvalho | DIREÇÃO: Marco Antônio Pâmio | DIRETOR ASSISTENTE: Thiago Ledier | ELENCO: Clara Carvalho, Karen Coelho, Caetano O’Maihlan, Cláudio Curi, Mario Borges, Sergio Mastropasqua | TRILHA ORIGINAL:Gregory Slivar | CENÁRIO: Duda Arruk | FIGURINOS: Fabio Namatame | DESENHO DE LUZ: Caetano Vilela | OPERAÇÃO DE LUZ: Nicolas Caratori e Vitória Pamplona | OPERAÇÃO DE SOM: Alexandre Martins | DESIGN GRÁFICO: Denise Bacellar | GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS: Gigi Prade | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Pombo Correio | FOTOS: Ronaldo Gutierrez | PRODUÇÃO: Selene Marinho e Sérgio Mastropasqua | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcela Horta | ADMINISTRAÇÃO: Patricia Pichamonte | REALIZAÇÃO: Círculo de Atores |




    • Inferno – Um Interlúdio Expressionista

      Inspirada na peça “Not About Nightingales”. Representada por um elenco de 40 atores, ela é dedicada à memória de quatro homens que morreram de tortura em uma prisão
      americana, em agosto de 1938. Os eventos retratados nessa peça são reais. Escrita
      quando Tennessee Williams tinha apenas vinte e sete anos de idade.

      Ficha Técnica:

      Direção: André Garolli

      Assistente de direção: Mônica Granndo

      Elenco: Camila dos Anjos, Fernando Vieira, Fabrício Pietro, e mais 37 atores.

      Assistência de Produção Geral: Giulia Oliveira

      Produção: Cia. Triptal

      I
      Duração:
      1h 40m

      Teatro João Caetano R. Borges Lagoa, 650 - V. Clementino -
      Tel: 5573-3774 
      presentações: Sex 21h,

      Apresentações:

      Sex 21h, Gratuito |

      Sáb 21h, Gratuito |

      Dom 19h, Gratuito

      Temporada: A partir de 30/08/2019 até 22/09/2019



    • Terror e Miséria no Terceiro Milênio - Improvisando Utopias

      Núcleo Bartolomeu de Depoimentos


      Temporada:  de 30/08 até 22/09

      Sextas, Sábados às 20h e Domingos às 19h

      Teatro de Contêiner Mungunzá

      R$ 20,00 / R$ 10,00 (meia) / R$ 5,00 (moradores) Duração: 120 min.

      Classificação: 14 Anos



    • Fim De Partida, de Samuel Beckett

       Sinopse: Os dois protagonistas, Hamm e Clov, encontram-se reclusos num abrigo, sofrendo com a escassez de alimentos e remédios.

      Local: SESC Ipiranga (Sul)

      Elenco/Direção: Direção de Yoshi Oida e Matteo Bonfitto.

      TEMPORADA: Estreia dia 20 de Setembro (sexta); até 20 de Outubro; Sexta e Sábado, às 21h, e Domingo, às 18h.

      Rua Bom Pastor 822 (Ipiranga)

      Telefone: 3340-2000 / 2215-8418


    • Acontece neste sábado, 21 de setembro, às 21h, no Sesc Ipiranga, a leitura cênica da peça teatral Prova de Fogo, de Consuelo de Castro, com direção de Abílio Tavares e participação de jovens atores recém-formados pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA USP. A atividade integra o Projeto Dramaturgias 2, Módulo Curva Histórica: Consuelo de Castro, que inclui a leitura cênica de mais duas obras da autora. O evento é realizado pelo SESC – Serviço Social do Comércio e por se tratar de tema relativo à história da USP, em especial da antiga Faculdade de Filosofa, Ciências e Letras, conta também com o apoio de várias instituições da universidade como a Faculdade de Filosofa, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - PRCEU, Centro Universitário Maria Antonia – CEUMA, Teatro da USP – TUSP, Superintendência de Comunicação Social – SCS e Rádio USP.

    • Recomendação  do aluno Josué Tourinho (matutino).

      O Grupo Grito de Teatro, dirigido por Wanderley Montanholi e Fernando Pernambuco, lança o drama formado por cenas curtas, ambientadas em dias nublados ou chuvosos, que narram histórias cotidiana sobre amor, tabus e preconceitos e violências. Com André Costa, Flávio Bueno, Gláucia Almeida, Juju Bac e Wanderley Montanholi, também responsável pela dramaturgia. Direção musical de Jonas Pellizzari (80min). 14 anos. A partir de 3/10/2019. Até 31/10/2019.

      https://vejasp.abril.com.br/atracao/como-respirar-em-dias-de-chuva/

  • SÚMULAS

    • To playwrights of the WWII era, the classical Aristotelian model of theater was insufficient in conveying the true nature and problems of the world. For hundreds of years, audiences were entertained by relatable and realistic characters on stage, emotionally invested in their captivating stories. Greek audiences waited in suspense as Oedipus met his horrible fate, one he had tried so hard to avoid, and even now, through the same style of theater, people find themselves lost in the tragedy of Romeo and Juliet. However, by the time people finish watching these plays, they have gone through a catharsis that frees them of any further thought about what they have just seen. The curtain falls and the stories of the characters remain behind it, their conflicts forever part of a fictional world. In changing the type of emotional impact that their plays had on audiences, writers in WWII sought to make people think beyond what was happening on stage, applying the conflicts they saw to their own lives even after they had left the playhouse. Two types of theater arose to accommodate this new purpose. The theater of the absurd, whose major figure was Samuel Beckett, attempted to showcase the human condition as confusing and incomprehensible. Through erasing the concept of time, displaying the inability of language to explain the world, and creating static characters and plotlines, Beckett suggests in his play Waiting for Godot that people’s efforts to improve their conditions are futile. On the other hand, Bertolt Brecht’s epic theater sought to teach audiences that humans imposed conditions upon themselves, and thus had the ability to change them. In his work Mother Courage and Her Children , Brecht uses an episodic plot and the Verfremdungseffekt to point out the flaws in his static characters, suggesting, unlike Beckett, that the audience should rise above such characters rather than be like them. Though neither playwright left their contemporary audiences satisfied with their lives, both confronted the problems of their war torn world with a brutal honesty that would challenge ideas on the mutability of the human condition.

  • OUTRAS REFERÊNCIAS

  • MID SEMESTER EVALUATION

    A Avaliação de Meio de Semestre terá o valor de 04 (quatro) pontos e deverá ser entregue no dia 09 de outubro .

    Os alunos da habilitação Inglês deverão redigi-la em Inglês.

    .

  • FINAL EVALUATION

    A avaliação final terá o valor de 06 pontos.

    Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades:


    1- Take home test: prova escrita a ser entregue em via impressa no dia 27 de novembro. As questões serão divulgadas na aula do dia 13 de novembro.


    2- Seminário individual ou em grupo sobre tema relacionado ao programa da disciplina.O seminário deverá ser apresentado no dia 27 de novembro. O tempo de duração de cada seminário dependerá do número de grupos ou de alunos individualmente inscritos. Os alunos que optarem por esta modalidade de avaliação final deverão, até a aula do dia 23 de outubro,  informar por escrito seus nomes e o tema escolhido para que possamos fornecer indicações de bibliografia relacionada. Antes do dia do Seminário, todos os que apresentarem deverão enviar por email ou fornecer em via impressa um pequeno abstract de suas abordagens e a bibliografia consultada.


    3- Leitura dramática de cena de peça ou de peça inteira de curta duração a ser apresentada na aula de 27 de novembroOs alunos que optarem por esta modalidade de avaliação final deverão, até 23 de outubro,  informar por escrito seus nomes e o título da peça escolhida para que possamos fornecer indicações de bibliografia relacionada. Antes do dia do Seminário, todos os que apresentarem Leituras de cena ou de peça deverão enviar por email ou fornecer em via impressa um pequeno resumo da peça escolhida e a bibliografia consultada.

  • SUGESTÕES PARA SEMINÁRIOS

    • No TUSP de 11 a 27 de outubro de 2019, depois de estrear no Sesc Pompeia em agosto, em sessões sempre concorridas, a Cia Livre e a Cia Oito Nova Dança realizam no TUSP uma nova temporada – também curta – de Os Um e os Outros, musical livremente adaptado de Os Horácios e Os Curiácios, de Bertolt Brecht, que, em forma de opereta, faz uma justaposição das batalhas narradas pelo autor alemão com a luta dos povos ameríndios no Brasil de hoje.

    • Encenado há 9 anos, o espetáculo 12 Homens e uma Sentença, reestreia no dia 10 de outubro, no Teatro Aliança Francesa. Com direção de Eduardo Tolentino de Araújo. A montagem retorna em 2019 para coroar os 40 anos de história do Grupo Tapa. Na peça, um grupo de jurados se reúne para decidir a sorte de um réu. O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 homens considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado. Mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado. Com dramaturgia elaborada numa escala gradual, o texto vai envolvendo o espectador na medida em que a história vai sendo contada. Com os doze atores em cena o tempo todo, a peça cria um fascinante embate, que culmina em uma interessante reflexão sobre nossa sociedade.   10.10 | Teatro Aliança Francesa | quinta a sábado às 20h30 e domingo às 19h.

    • Encenação de texto raro de Tennessee Williams, Inferno ganha nova temporada em São Paulo na Cia da Revista, Alameda Nothman.

      Reestreia em São Paulo, no próximo dia 10 de outubro, quinta-feira, Inferno – Um Interlúdio Expressionista, texto raro do clássico dramaturgo norte americano Tennessee Williams, que ganhou sua primeira encenação na década de 1990, mais de dez anos após sua morte.
      Sob a direção de André Garolli, o espetáculo cumpriu concorrida temporada entre agosto e setembro no Teatro João Caetano, na zona sul da capital, e agora reestreia a partir da próxima semana no Espaço da Cia. de Revista, em Santa Cecília, zona central da capita


  • AVALIAÇÃO FINAL - 27 de novembro - SEMINÁRIOS E LEITURAS DRAMÁTICAS MATUTINO

    MATUTINO

    Seminários

    O espectador emancipado , de Jacques Rancière- aluno  Augusto César Lima

    A atualidade da peça didática O tutor (1950), de Bertolt Brecht – aluna Julia Gomes Palmberg

    Disabilities, Beckett and post war periods: how post war periods brought up the subject of disabilities in Beckett, and to which extent they can be represented. – aluna Mary Ann de Oliveira

    Sobre as peças televisivas de Samuel Beckett, especialmente ... but the clouds – aluna Juliana Paula dos Santos

     

    Leituras Dramáticas

    Apresentação integral da peça didática Aquele que diz que sim, aquele que diz que não (1930), de Bertolt Brecht. Alunas –

    Luana Rainone Golino

    Kelly Barbosa

    Marília Nunes Gouveia

    Comentários da aluna Luana: peça ambígua, dois fatos ocorrem ao se dizer sim e ao se dizer não. A cena a ser apresentada seria a do final de “Aquele que diz não”, quando o menino nega seguir o “grande costum”e e sugere outro no lugar, erigindo uma decisãpo pensada para cada problema, ao contrário da decisão geral do costume.Implica na revisão e  na crítica de como os problemas são tratados na sociedade, e o que é ser forte ou fraco.


    Cena de À prova de fogo (1968), de Consuelo de Castro.

    Alunos e alunas:

    Ana Cardoso

    Ananda Félix dos Santos - do noturno

    Ettore Cagni

    Lucas Brichesi Minari

    Mateus Mello de Sá

    Raisa Mota

    Tatiane Siqueira

    Thales Prado


  • AVALIAÇÃO FINAL 27 de novembro - SEMINÁRIOS E LEITURAS DRAMÁTICAS - NOTURNO

    NOTURNO

    Leitura Dramática de abertura

     

    Eles não usam black-tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, quadro II, ato II – aluno Lucas dos Santos Medrado e convidado

     

    Seminários

    Felizmente há luar (1961), peça do dramaturgo português Luis Sttau Monteiro – aluna  Paola de Almeida Souza Dias –

    Memória e outras violências: uma introdução ao trabalho do dramaturgo brasileiro Jorge Andrade (dramaturgia do período 1960/1970) – aluno  Edison Michael Santos Nunes Lima

     Dentro e Fora: Breves considerações acerca da oposição entre interioridade e exterior na peça "Fim de Partida" de Samuel Beckett.
    aluna Andréa Cristina Natanael da Silva n 7903351 ( noturno)

    Endgame, de Samuel Beckett com apoio nos textos “Trying to understand Endgame”, de Theodor Adorno, e “Adorno’s reading of Endgame”, de Philip Birgy – aluno Gabriel Valentim Machado

     

    Leituras Dramáticas Segunda Parte


    A profissão da Sra. Warren, de G. B. Shaw - leitura de uma cena do Ato II  - aluna - Alyne Gonçalves Rodrigues Silva (número usp: 9014993) e Ana Clara Pamplona (convidada) 

    Our Town (1938), de Thornton Wilder – cena do Ato III – aluna Milena C.F. Varizano

    The Zoo Story (1959), de Edward Albee - Aluno e Alunas:

     Débora Cristina Brandt

    Júlia Nascimento Correa

    Iuri Rodrigues Abizares



  • AVALIAÇÃO FINAL - PROVA ESCRITA - ENTREGA em 27 de novembro

    Destaque
  • CURSO ABERTO DE VERÃO de 04 a 13 de FEVEREIRO

    Teatro, Cinema e a ditadura civil-militar no Brasil

    Início: 4 de fevereiro                               

    Término: 13 de fevereiro

    Dia da semana: Terças e quintas                  

     Horário: das 19h às 21h

    Carga horária (de 4 a 16 horas): 8 horas


    Justificativa do curso:

    O curso se justifica por abordar obras e autores do teatro brasileiro que atualmente são pouco estudados nos currículos dos cursos da universidade, seja no curso de Letras ou de Artes Cênicas, e que, no entanto, possuem grande importância para a dramaturgia nacional.


    Professor(es) Ministrante(s):


    Prof. Ms.Fernando Bustamante n USP 5159931 e-mail: bustamantefer@gmail.com


    Profa. Dra. Maria Silvia Betti n USP  1614153 e-mail: mariasilviabetti@usp.br


    Objetivo:

    O curso visa abordar a trajetória do teatro em um período de aguda luta de classes e no contexto de processos revolucionários e golpes militares na América Latina. No Brasil, o teatro teve grande importância no processo de luta e resistência, tanto no período pré-golpe, como durante a ditadura civil-militar no país. A partir de algumas obras, como a peça “À Prova de Fogo”, de Consuelo de Castro, e o filme “O Desafio”, de Paulo César Saraceni, com Oduvaldo Vianna Filho, pretende-se mostrar algumas das obras e artistas que tomaram parte nesse movimento. Assim, o objetivo é tornar mais conhecido esse importante momento do teatro e cinema brasileiro.


    Total de vagas oferecidas: 30


    Critérios de aprovação: Mínimo de 75% de frequência obrigatório. 

    Local de realização: As salas serão reservadas pela Comissão de Cultura.







  • PEÇAS DO CURSO DE VERÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO

  • TEXTOS TEÓRICOS

  • LINHAS DO TEMPO TEATRO BRASILEIRO - UNIVERSIDADE - REFORMA UNIVERSITÁRIA- LUTA POLÍTICA CONTRA A DITADURA - ARTIGOS, TRABALHOS DE PESQUISA E UM DOCUMENTÁRIO

  • VIDEO "À PROVA DE FOGO" LEITURA CÊNICA - DEPOIMENTO DE CONSUELO DE CASTRO - ARTIGO SOBRE À PROVA DE FOGO - ENTREVISTA DE TIN URBINATTI - CRONOLOGIA DE PEÇAS DE CONSUELO DE CASTRO



  • "O DESAFIO" - MÚSICAS E FRAGMENTOS DO POEMA 'INVENÇÃO DE ORFEU" DE JORGE DE LIMA - E DEBATE SOBRE "O DESAFIO"

  • ARTIGOS E TESES QUE TRATAM DO FILME "O DESAFIO"