Programação

  • Módulo 1 - 1a. aula

    Módulo 1

    1. aula

    Esta aula será no dia 15/08/19 e consistirá de pelo menos 3 partes: apresentação do curso, avaliação de conhecimentos específicos de fonética acústica e introdução aos conceitos básico de acústica e fonética acústica e articulatória.

    Leitura obrigatória ( de preferência antes da primeira aula): em https://www.fflch.usp.br/guia_bibliografico

    buscar o link Fonética. É um guia que indica leituras fundamentais para iniciar-se na área.


  • Módulo 1 - 2a. aula

    Módulo 1

    2a. aula

    PRAAT: O sopão. Que ingredientes por, como mexer, como azeitar?

    Análises acústicas em detalhes, em nível segmental.

    Inferência acústico-articulatória.

    Em que ponto paramos da última vez que vimos o som da fala? De onde começamos agora? Exemplo:

    Locus de frequência: como medir e o que nos conta?

  • Módulo 1- 3a. aula

    Módulo 1

    3a. aula

    PRAAT: continuação. Mais análises segmentais.

    Segmentos que apresentam anti-ressonâncias. Gradiências fônicas. A magnitude do gesto e sua redução.

    Qual é seu segmento preferido? Aquele que sua pesquisa persegue?

  • Módulo 1 - 4a. aula

    Módulo 1

    4a. aula

    PRAAT: Você já aprendeu a ver o som? A segmentar? Pronto, quase uma/a foneticista!

    Mas como rotular/etiquetar todos esse dados contínuos, quase líquidos e por vezes nebulosos?

    TextGrid neles!

    E a melodia da fala? E melodia do canto: vamos ver a linha azul do Pitch.

    E aqui terminamos o Módulo 1 e podemos passar para a Prosódia (da fala e do canto)!

  • Módulo 2

    Módulo 2

    PESQUISA: o que você investiga?

    QUESTÃO: qual sua questão?

    HIPÓTESE: o que espera encontrar?

    DESIGN EXPERIMENTAL: vamos delinear a sua pesquisa: é o desenho, que deixa tudo mais fácil!

  • Manual Básico do Praat

  • Artigo de Khalil Iskarous

  • Módulo 3

    Destaque

    Neste Módulo veremos um estudo prosódico de caso. Curva entoacional e pausas serão analisadas.

    Qual o correlato acústico em jogo? Como medir? O que fazer com tanta variação? O que mais está em jogo quando se estuda prosódia? Quais as relações que se pode fazer com a música?

    Um dos principais aspectos da prosódia, como vimos na primeira aula deste módulo, é a a entoação.

    Uma obra importante de referência em estudos de entoação é 

    A Perceptual Study of Intonation: An Experimental-Phonetic Approach to Speech Melody  de 
      J. T. Hart , R. Collier , A. Cohen (1990)

      Também vimos:

      Intonation Systems de Daniel Hisrt e Alberto di Cristo (1998)

      E vale citar apenas mais uma referência

      Prosody in conversation de Elizabeth Couper-Kuhlen and Margret Selting (1996)



    • Módulo 4

      aula de 17/10/19

      Explorações avançadas do PRAAT

      Sistemática dos Seminários

      Sugestão de Leituras para cada tema de trabalho

      Retomada do roteiro para trabalho experimental

    • Módulo 4

      aula de 24/10 - no Lafalin

      1. Gravação de audio com gravador digital.  Configuração de parâmetros. Conversão de arquivo sonoro.

      2. Seminário: projeto de pesquisa de Gabriel Brasileiro.

    • Módulo 5

      Aula do dia 31/11/19

      Revisão dos conceitos básicos de fonética acústica.
      Qual o aspecto acústico no qual você baseia sua pesquisa? Como você o define?
      Como você o mensura? Quais as dificuldades para chegar aos resultados?

      • Esses arquivos podem ser úteis ao funcionar como modelos (não fórmulas) a serem seguidos.
        Cada pesquisa tem suas particularidades e cabe ao pesquisador saber apresentar sua"arquitetura" (design), bem como descrever com detalhes suas metodologia.

    • Módulo 5

      Encontrem o exemplo de Design aqui