Programação
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Módulo 1
1. aula
Esta aula será no dia 15/08/19 e consistirá de pelo menos 3 partes: apresentação do curso, avaliação de conhecimentos específicos de fonética acústica e introdução aos conceitos básico de acústica e fonética acústica e articulatória.
Leitura obrigatória ( de preferência antes da primeira aula): em https://www.fflch.usp.br/guia_bibliografico
buscar o link Fonética. É um guia que indica leituras fundamentais para iniciar-se na área.
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Módulo 1
2a. aula
PRAAT: O sopão. Que ingredientes por, como mexer, como azeitar?
Análises acústicas em detalhes, em nível segmental.
Inferência acústico-articulatória.
Em que ponto paramos da última vez que vimos o som da fala? De onde começamos agora? Exemplo:
Locus de frequência: como medir e o que nos conta?
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Módulo 1
3a. aula
PRAAT: continuação. Mais análises segmentais.
Segmentos que apresentam anti-ressonâncias. Gradiências fônicas. A magnitude do gesto e sua redução.
Qual é seu segmento preferido? Aquele que sua pesquisa persegue?
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Módulo 1
4a. aula
PRAAT: Você já aprendeu a ver o som? A segmentar? Pronto, quase uma/a foneticista!
Mas como rotular/etiquetar todos esse dados contínuos, quase líquidos e por vezes nebulosos?
TextGrid neles!
E a melodia da fala? E melodia do canto: vamos ver a linha azul do Pitch.
E aqui terminamos o Módulo 1 e podemos passar para a Prosódia (da fala e do canto)!
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Módulo 2
PESQUISA: o que você investiga?
QUESTÃO: qual sua questão?
HIPÓTESE: o que espera encontrar?
DESIGN EXPERIMENTAL: vamos delinear a sua pesquisa: é o desenho, que deixa tudo mais fácil!
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Neste Módulo veremos um estudo prosódico de caso. Curva entoacional e pausas serão analisadas.
Qual o correlato acústico em jogo? Como medir? O que fazer com tanta variação? O que mais está em jogo quando se estuda prosódia? Quais as relações que se pode fazer com a música?
Um dos principais aspectos da prosódia, como vimos na primeira aula deste módulo, é a a entoação.
Uma obra importante de referência em estudos de entoação é
A Perceptual Study of Intonation: An Experimental-Phonetic Approach to Speech Melody de
Também vimos:
Intonation Systems de Daniel Hisrt e Alberto di Cristo (1998)
E vale citar apenas mais uma referência
Prosody in conversation de Elizabeth Couper-Kuhlen and Margret Selting (1996)
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aula de 17/10/19
Explorações avançadas do PRAAT
Sistemática dos Seminários
Sugestão de Leituras para cada tema de trabalho
Retomada do roteiro para trabalho experimental
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aula de 24/10 - no Lafalin
1. Gravação de audio com gravador digital. Configuração de parâmetros. Conversão de arquivo sonoro.
2. Seminário: projeto de pesquisa de Gabriel Brasileiro.
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Aula do dia 31/11/19
Revisão dos conceitos básicos de fonética acústica.
Qual o aspecto acústico no qual você baseia sua pesquisa? Como você o define?
Como você o mensura? Quais as dificuldades para chegar aos resultados?-
Esses arquivos podem ser úteis ao funcionar como modelos (não fórmulas) a serem seguidos.
Cada pesquisa tem suas particularidades e cabe ao pesquisador saber apresentar sua"arquitetura" (design), bem como descrever com detalhes suas metodologia.
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Encontrem o exemplo de Design aqui