Programação
-
-
CALENDÁRIO ATUALIZADO Turma 1
06/06: Aula normal
27/06: 2ª Avaliação
-
-
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA – SISTEMA DE AVALIAÇÃO.
UNIVERSIDADE OPERACIONAL E EXTENSÃO. -
HISTÓRIA DA AGRICULTURA. LEI DE TERRAS. ESTRUTURA FUNDIÁRIA. REFORMA AGRÁRIA
-
COSTA, Emilia Viotti. Da monarquia a República: momentos decisivos. LECH, SP, 1979.
Cap. IV Política de Terras no Brasil e nos Estados Unidos.
-
-
PERSPECTIVA HISTÓRICA DA LUTA PELA TERRA NO BRASIL
(CANCELADA)
-
O DEBATE SOBRE AS FUNÇÕES DA AGRICULTURA. AGRICULTURA FAMILIAR, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E ASSENTAMENTOS RURAIS
Reportagem da TV USP sobre o "Ano Internacional da Agricultura Familiar"
-
Responda a seguinte questão até dia 19/03/2019 às 18h:
Por que a noção de multifuncionalidade da agricultura se associa com o debate sobre o desenvolvimento sustentável?
Escreva um parágrafo de no máximo 6 linhas.
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Reconhecimento de excelência nas Ciências Sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco”. Estudos de Sociologia, v. 19, Araraquara: UNESP, p. 269-274.
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; LUCAS, Ademir de e GASPARI, Luciane de (2014), “Desenvolvimento territorial em questão: estudo sobre assentamento periurbano no estado de São Paulo”. Retratos de Assentamentos, v. 17, Araraquara: UNIARA, pp. 161-178.
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; KHATOUNIAN, Carlos Armênio; GASPARI, Luciane Cristina; RETIERE, Morgane (2016), “Justificações em torno de assentamento periurbano da modalidade PDS no estado de São Paulo: uma justiça ecológica em questão”. Retratos de Assentamentos, v. 19, p. 21-40.
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; GASPARI, Luciane Cristina; ALMEIDA, Bruna (2017). “Organização de Controle Social (OCS) e engajamento agroecológico das famílias do assentamento Milton Santos no estado de São Paulo”. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 25, nº 3, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, p. 545-560.
-
-
DESIGUALDADES O MUNDO RURAL E A DIVERSIDADE NO CAMPO. POPULAÇÕES TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS, RIBEIRINHAS, INDÍGENAS. CONHECIMENTO TRADICIONAL
-
BRANDÃO, C.R. Tempos e espaços nos mundos rurais do Brasil. Ruris: Revista do Centro de Estudos Rurais CERES-IFCH, UNICAMP. vol.1, nº 1, março de 2007, p.36-44
-
DIEGUES, A. C. S. O Mito Moderno da Natureza Intocada. S. P.: HUCITEC, 1998, pp. 87-91
-
É UM ERRO ESCOLARIZAR O CONHECIMENTO TRADICIONAL - Conferência de da professora Maria Manuela Carneiro da Cunha
-
-
1ª PROVA (28/03)
-
Responda as seguintes questões com até 5.000 caracteres:
O que justifica a implantação de um assentamento tal como Milton Santos? Quais os principais desafios enfrentados pelos assentados?
Respostas até dia 11/04/2019 às 18h.
-
-
VISITA AO ASSENTAMENTO MILTON SANTOS
-
Formule 3 questões para estimular o debate com os interlocutores do assentamento Milton Santos.
Enviar até dia 22/03/2019 às 18h.
-
-
Histórico e contextualização da extensão rural enquanto politica de Desenvolvimento.
A Extensão Rural no Brasil e na América Latina. Origem, contextos e sua introdução nos países em desenvolvimento.
-
1ª parte da aula no anfiteatro do Departamento de Engenharia Florestal, para acompanhar a palestra sobre "ciência e uso do solo no Brasil"
2ª parte da aula, a partir de 16h: SALA 12 PCH
A nova Política de ATER PNATER; SERVIÇOS DE EXTENSÃO RURAL: PÚBLICOS E PRIVADOS
-
Politicas Publicas para a Agricultura Familiar. Serviços de ATER
-
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO DE ADULTOS.
-
VISITA A COOPAMSP
-
-
Avaliação da disciplina no sistema.
-
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO. TÉCNICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL TRABALHO EM GRUPO E ORGANIZAÇÃO
-
2ª Avaliação