Programação

  • Noções de Probabilidade

    O primeiro módulo da disciplina consiste na discussão de noções elementares de probabilidade. O assunto faz parte da disciplina e será cobrado em avaliações. Adiante na disciplina, as propriedades da matéria serão apresentadas do ponto de vista estatístico, tipicamente realizando médias ponderadas sobre  propriedades físicas (energias e velocidades, por exemplo) das partículas que constituem a matéria (átomos e moléculas). Assim, a clareza sobre os conceitos probabilísticos é fundamental. Seguiremos o texto da Profa. Kaline Coutinho, disponível na pasta "Textos".


    As próximas irão abordar as Funções de Distribuição (ou Densidades) de Probabilidade. Ainda seguiremos o texto da Profa. Kaline, mas, como também faremos uso frequente de integrais de funções Gaussianas, foi acresecntado um documento à pasta "Textos" sobre esse tema. A Distribuição Gaussiana (ou Normal) é um dos mais importantes exemplos de Densidade de Probabilidade, e terá larga aplicação na disciplina. O texto ("Integrais Gaussiana") deduz várias integrais importantes, porém essas deduções não serão cobradas em avaliações. Será fundamental, todavia, identificar as integrais gaussianas nas situações de interesse e utilizar os resultados deduzidos.

  • Teoria Cinética

    Nosso estudo sobre a Teoria Cinética dos gases ideais irá abordar um modelo simplificado (Krönig-Clausius), bem como a Distribuição (Densidade de Probabilidade) de Maxwell para as velocidades das partículas em um gás ideal. Finalmente, abordaremos a Distribuição de Maxwell-Boltzmann, relacionada à energia das partículas do gás ideal, e procuraremos estabelecer conexões com o estudo dos gases ideais realizados no curso de Física do Calor.


    A bibliografia básica será o texto da Profa. Kaline Coutinho (disponível na pasta "Textos"), mas também recomenda-se a leitura do Cap. 12 do Vol. 2 da Coleção "Curso de Física Básica" (Moyses Nussenzveig), bem como do Cap. 18 da Coleção "Física Universitária" (Young & Freedman).

  • Movimento Browniano

    Iremos abordar o Movimento Browniano. O texto da Profa. Kaline Coutinho, disponível na pasta "Textos", será a principal referência. Também recomenda-se a leitura da Sec. 12.4, Vol. II, da coleção Curso de Física Básica (Moyses). Também é sugerido o artigo do Prof. Silvio Salinas sobre o tema, publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física (também disponível na pasta "Textos").



  • Entropia Estatística

    Após aula de revisão sobre Entropia Termodinâmica (Aula 17), iremos iniciar o estudo da Entropia Estatística. Recomenda-se fortemente boa revisão do conteúdo da Entropia Termodinâmica, disponível em todas as coleções de Física Básica.

  • Introdução

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10