Programação

    • Conteúdo do exame final da disciplina VPS5724

      Professor Dr. Adroaldo J. Zanella

      Email: adroaldo.zanella@usp.br

      Fone: (19) 35654091

      I)                    Exame final 30% da nota final

      II)                  Avaliação prática de bem-estar animal, 20% da nota final

      I)                    O exame final vai ser dividido em 3 partes:

      1)      Conceitos de bem-estar animal (máximo 10 perguntas/10 pontos)

      1.1) Cinco liberdades

      1.2) Indicadores baseados nos animais; Indicadores baseados nos recursos

      1.3) Escolas de bem-estar animal (função biológica; vida natural; aspectos subjetivos)

      1.4) Aspectos históricos sobre a ciência de bem-estar animal (Bentham, Hume, Darwin, Ruth Harrison). Leiam com atenção, datas e o que é atribuído a cada um deles.

      1.5) Importantes atores na ciência de bem-estar animal (OIE, ONGs; Associação Mundial de Veterinários; Governos; Associação de produtores; Supermercados; Consumidores

      1.6) Definição de bem-estar animal (Broom; Fraser and Duncan; OIE)

      1.7) Definição de estresse

      1.8) Definição de estereotipia

      1.9) Definição de medo

      1.10)        Definição e ansiedade

      1.11)        Definição de comportamento anormal

      1.12)        O que é etologia

      1.13)        Definição de comportamento

      1.14)        O que é enriquecimento ambiental

      1.15)        Marcadores do eixo hipotalâmico-pituitária adrenal: CRF, ACTH, Cortisol, Corticosterona

      1.16)        Função e importância do hipotálamo, hipocampo e córtex frontal na organização das respostas dos animais – exemplo dos suínos desmamados precocemente e dos ovinos que nasceram de fêmeas com tratamento aversivo na gestação.

      1.17)        Como avaliar o efeito nos principais sistemas no cérebro das respostas ao estresse e bem-estar comprometido? Veja Broom and Zanella, 2004, que está nesta pasta.

      1.18)        Perguntas sobre receptores para glicocorticóides, mineralocorticóides vão estar presentes.  Exemplos práticos de nossos estudos são um bom começo.

      1.19)        A enzima 11 beta-hidroxiesteroide desidrogenase 1 e 2 também vai ser abordada. Exemplos práticos de nossos estudso são relavantes.

      1.20)        Como obter amostras para mensurar biomarcadores de bem-estar animal

      1.21)        Catecolaminas na urina e plasma – o que informa ?. Problemas com a coleta.

      1.22)        Cortisol  e corticosterona na saliva, fezes, pelo, urina, plasma (e outros). Espécies que tem cortisol como glicocorticóide mais importante; espécies que tem corticosterona como glicocorticóide mais importante

      1.23)        Papel dos opióides no comportamento anormal

      1.24)        Impacto da relação homem animal no bem-estar: foco no período pré-natal: espinhas nos dendritos apicais no hipocampo e córtex frontal (leia o artigo Coulon et al, 2012; este artigo está na lista dos artigos selecionados).

      1.25)        Diferença entre bem-estar animal e direito dos animais

      1.26)        Conceitos de ética aplicáveis ao estudo de bem-estar animal

       

      2.       Avaliação de bem-estar animal (Máximo  10 perguntas/10 pontos)

      2.1) Indicadores de bem-estar em  bovinos, suínos, ovinos, eqüinos e caprinos

      2.2) Como monitorar a qualidade da insensibilização antes do abate de animais domésticos

      2.3) Avaliação da dor em animais e protocolos que causam dor em animais de produção e animais de companhia

      2.4) Certificação em bem-estar animal: Palestra da Adele Douglass

      2.5) Papel do consumidor para manter níveis aceitáveis de bem-estar animal

      2.6) Critérios de insensibilização de aves na diretiva 1099 da União Européia (página 24 do documento anexado: Quadro 2  Requisitos eléctricos para o equipamento de atordoamento em tanque de imersão (valores médios por animal)

      2.7) Critérios de avaliação de aceitabilidade na insensibilização do Americam Meat Institute (somente páginas 45 e 46 do documento anexado)

      3.       Estudo de casos (Máximo 10 perguntas/10 pontos)

      3.1) Procedimentos cirúrgicos sem controle da dor

      3.2) Planos de contingência para proteger animais em períodos de emergência. Leia o meu comentário na UOL sobre o acidente do Rodoanel, que está nesta pasta, ou pode ser acessada neste site: .http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2015/09/12/despreparo-no-transporte-de-suinos-afeta-credibilidade-da-industria.htm

      3.3) Eutanásia de animais de zoológico para proteger humanos (Santiago, Cincinatti, Cascavel). Por favor leia o artigo preparado por Clive Phillips, que está nesta pasta ou pode ser acessado neste site: http://www.ethics.org.au/On-Ethics/blog/May-2016/Why-it-was-wrong-to-kill-Harambe

      3.4) Práticas de manejo em animais de produção que comprometem o bem-estar animal


       

      III)                Avaliação prática de bem-estar animal: (20% da nota final da disciplina). Você poderá levar para a prova anotações: uma folha. Suínos alojados na creche do setor de suinocultura da Prefeitura do Campus Fernando Costa.

       

      Vocês podem/devem consultar os seus colegas sobre os indicadores de bem-estar animal: positivos e negativos observados nas 12 baias de creche na suinocultura, porém respostas iguais não receberão nenhum conceito! Eu recomendo que

       

      Distribuição das baias

      12

      11

      10

      9

      8

      7

      1

      2

      3

      4

      5

      6

       

      Para a avaliação a minha expectativa é saber:

       

      1)      Lista dos indicadores de bem-estar observados em cada baia, com o número de indivíduos envolvidos. Número total de animais.

      2)      Ordenar as baias com relação ao comprometimento do bem-estar: Duas piores baias e duas baias melhores, com justificativa pela sua escolha

      3)      Considerações sobre o ambiente – temperatura, umidade, moscas, odor, limpeza (e outros)

      4)      Considerações sobre bebedouros e comedouros

      5)      Considerações sobre enriquecimento ambiental dos animais

      6)      Consideração sobre biosegurança

      7)      Sugestões para melhorar o bem-estar dos animais


    • Conteúdo do exame final da disciplina VPS5724

      Professor Dr. Adroaldo J. Zanella

      Email: adroaldo.zanella@usp.br

      Fone: (19) 35654091

      I)                    Exame final 30% da nota final

      II)                  Avaliação prática de bem-estar animal, 20% da nota final

      I)                    O exame final vai ser dividido em 3 partes:

      1)      Conceitos de bem-estar animal (máximo 10 perguntas/10 pontos)

      1.1) Cinco liberdades

      1.2) Indicadores baseados nos animais; Indicadores baseados nos recursos

      1.3) Escolas de bem-estar animal (função biológica; vida natural; aspectos subjetivos)

      1.4) Aspectos históricos sobre a ciência de bem-estar animal (Bentham, Hume, Darwin, Ruth Harrison). Leiam com atenção, datas e o que é atribuído a cada um deles.

      1.5) Importantes atores na ciência de bem-estar animal (OIE, ONGs; Associação Mundial de Veterinários; Governos; Associação de produtores; Supermercados; Consumidores

      1.6) Definição de bem-estar animal (Broom; Fraser and Duncan; OIE)

      1.7) Definição de estresse

      1.8) Definição de estereotipia

      1.9) Definição de medo

      1.10)        Definição e ansiedade

      1.11)        Definição de comportamento anormal

      1.12)        O que é etologia

      1.13)        Definição de comportamento

      1.14)        O que é enriquecimento ambiental

      1.15)        Marcadores do eixo hipotalâmico-pituitária adrenal: CRF, ACTH, Cortisol, Corticosterona

      1.16)        Função e importância do hipotálamo, hipocampo e córtex frontal na organização das respostas dos animais – exemplo dos suínos desmamados precocemente e dos ovinos que nasceram de fêmeas com tratamento aversivo na gestação.

      1.17)        Como avaliar o efeito nos principais sistemas no cérebro das respostas ao estresse e bem-estar comprometido? Veja Broom and Zanella, 2004, que está nesta pasta.

      1.18)        Perguntas sobre receptores para glicocorticóides, mineralocorticóides vão estar presentes.  Exemplos práticos de nossos estudos são um bom começo.

      1.19)        A enzima 11 beta-hidroxiesteroide desidrogenase 1 e 2 também vai ser abordada. Exemplos práticos de nossos estudso são relavantes.

      1.20)        Como obter amostras para mensurar biomarcadores de bem-estar animal

      1.21)        Catecolaminas na urina e plasma – o que informa ?. Problemas com a coleta.

      1.22)        Cortisol  e corticosterona na saliva, fezes, pelo, urina, plasma (e outros). Espécies que tem cortisol como glicocorticóide mais importante; espécies que tem corticosterona como glicocorticóide mais importante

      1.23)        Papel dos opióides no comportamento anormal

      1.24)        Impacto da relação homem animal no bem-estar: foco no período pré-natal: espinhas nos dendritos apicais no hipocampo e córtex frontal (leia o artigo Coulon et al, 2012; este artigo está na lista dos artigos selecionados).

      1.25)        Diferença entre bem-estar animal e direito dos animais

      1.26)        Conceitos de ética aplicáveis ao estudo de bem-estar animal

       

      2.       Avaliação de bem-estar animal (Máximo  10 perguntas/10 pontos)

      2.1) Indicadores de bem-estar em  bovinos, suínos, ovinos, eqüinos e caprinos

      2.2) Como monitorar a qualidade da insensibilização antes do abate de animais domésticos

      2.3) Avaliação da dor em animais e protocolos que causam dor em animais de produção e animais de companhia

      2.4) Certificação em bem-estar animal: Palestra da Adele Douglass

      2.5) Papel do consumidor para manter níveis aceitáveis de bem-estar animal

      2.6) Critérios de insensibilização de aves na diretiva 1099 da União Européia (página 24 do documento anexado: Quadro 2  Requisitos eléctricos para o equipamento de atordoamento em tanque de imersão (valores médios por animal)

      2.7) Critérios de avaliação de aceitabilidade na insensibilização do Americam Meat Institute (somente páginas 45 e 46 do documento anexado)

      3.       Estudo de casos (Máximo 10 perguntas/10 pontos)

      3.1) Procedimentos cirúrgicos sem controle da dor

      3.2) Planos de contingência para proteger animais em períodos de emergência. Leia o meu comentário na UOL sobre o acidente do Rodoanel, que está nesta pasta, ou pode ser acessada neste site: .http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2015/09/12/despreparo-no-transporte-de-suinos-afeta-credibilidade-da-industria.htm

      3.3) Eutanásia de animais de zoológico para proteger humanos (Santiago, Cincinatti, Cascavel). Por favor leia o artigo preparado por Clive Phillips, que está nesta pasta ou pode ser acessado neste site: http://www.ethics.org.au/On-Ethics/blog/May-2016/Why-it-was-wrong-to-kill-Harambe

      3.4) Práticas de manejo em animais de produção que comprometem o bem-estar animal


       

      III)                Avaliação prática de bem-estar animal: (20% da nota final da disciplina). Você poderá levar para a prova anotações: uma folha. Suínos alojados na creche do setor de suinocultura da Prefeitura do Campus Fernando Costa.

       

      Vocês podem/devem consultar os seus colegas sobre os indicadores de bem-estar animal: positivos e negativos observados nas 12 baias de creche na suinocultura, porém respostas iguais não receberão nenhum conceito! Eu recomendo que

       

      Distribuição das baias

      12

      11

      10

      9

      8

      7

      1

      2

      3

      4

      5

      6

       

      Para a avaliação a minha expectativa é saber:

       

      1)      Lista dos indicadores de bem-estar observados em cada baia, com o número de indivíduos envolvidos. Número total de animais.

      2)      Ordenar as baias com relação ao comprometimento do bem-estar: Duas piores baias e duas baias melhores, com justificativa pela sua escolha

      3)      Considerações sobre o ambiente – temperatura, umidade, moscas, odor, limpeza (e outros)

      4)      Considerações sobre bebedouros e comedouros

      5)      Considerações sobre enriquecimento ambiental dos animais

      6)      Consideração sobre biosegurança

      7)      Sugestões para melhorar o bem-estar dos animais


  • 21/05/2018

    1) Introdução ao curso: objetivos, metodologia, entrega de material para os seminários e definição do tema para o trabalho de conclusão do curso.

     

    Possíveis trabalhos para conclusão da disciplina – trabalho realizado em grupos de 3 estudantes

     

    Desenvolvimento de estratégias sustentabilidade e bem-estar animal, considerando os animais utilizados em experimentação, ensino, produção, fauna exótica, fauna nativa e animais abandonados do campus de Pirassununga. O enfoque de cada grupo poderá ser em espécies diferentes.

     

    Propostas específicas para o desenvolvimento de novas instalações para animais, com enfoque no bem-estar animal e sustentabilidade, serão também bem-vindas

     

    2) Conceitos e definições em bem-estar animal

    3) Comportamento animal e bem-estar.

    4) Aspectos fisiológicos relevantes ao bem-estar animal.


  • 22/05/2018

    5) Indicadores de saúde e bem-estar animal.

    6) Saúde mental e experiências subjetivas na avaliação do bem-estar animal

     

    Aula prática 1
    Observação comportamental

    Coleta de amostras para estudos de biomarcadores

    Protocolos para mensurar experiências subjetivas


  • 28/05/2018

    O apresentador/moderador das discussões vai ser sorteado antes da discussão. A expectativa é de que o moderador/apresentador discuta o seguinte:

    1) A hipótese do trabalho

    2) Metodologia

    3) Principais resultados

    4) Discussão

    5) Implicações da pesquisa

    Dois estudantes sorteados por sessão. Toda sala poderá enriquecer a discussão.

    30/05 manhã: 2012 - Douglas et al - Environmental enrichment induces optimistic cognitive biases in pigs
    30/05 tarde: 2015 - Bowman et al - ‘Four Seasons’ in an animal rescue centre; classical music reduces environmental stress in kennelled dogs



  • 29/05/2018

    O apresentador/moderador das discussões vai ser sorteado antes da discussão. A expectativa é de que o moderador/apresentador discuta o seguinte:

    1) A hipótese do trabalho

    2) Metodologia

    3) Principais resultados

    4) Discussão

    5) Implicações da pesquisa

    Dois estudantes sorteados por sessão. Toda sala poderá enriquecer a discussão.


    31/05 manhã: 2012 - McMahon et al - Animal welfare and decision making in wildlife research
    31/05 tarde: 2011 - Sotocinal et al - The rat grimace scale a partially automated method for quantifying pain in the laboratory rat via facial expressions



  • 04/06/2018

    O apresentador/moderador das discussões vai ser sorteado antes da discussão. A expectativa é de que o moderador/apresentador discuta o seguinte:

    1) A hipótese do trabalho

    2) Metodologia

    3) Principais resultados

    4) Discussão

    5) Implicações da pesquisa

    Dois estudantes sorteados por sessão. Toda sala poderá enriquecer a discussão.


    06/06 manhã: 2015 - Vezzoli et al - Relationships between beak condition, preening behavior and ectoparasite infestation levels in laying hens
    06/06 tarde: 2013 - Coulon et al - Early adverse experience alters dendritic spine density and gene expression in prefrontal cortex and hippocampus in lambs


  • 05/06/2018

    O apresentador/moderador das discussões vai ser sorteado antes da discussão. A expectativa é de que o moderador/apresentador discuta o seguinte:

    1) A hipótese do trabalho

    2) Metodologia

    3) Principais resultados

    4) Discussão

    5) Implicações da pesquisa

    Dois estudantes sorteados por sessão. Toda sala poderá enriquecer a discussão.

    07/06 manhã: 2015 - Clapp et al - Heart rate variability a biomarker of dairy calf welfare
    07/06 tarde: 2015 - Moorhouse et al - The customer isnt always right - conservation and animal welfare implications of the increasing demand for wildlife tourism


  • Documentos MAPA

    Neste tópico está uma seleção de documentos e também material promocional produzido pelo MAPA, empresas e ONGs no Brasil

  • Protocolos para avaliação de bem-estar animal

    Neste arquivo você poderá encontrar os arquivos que tratam dos protocolos validados para a avaliação de bem-estar de várias espécies de animais.

    Welfare Quality: 

    Aves de corte

    Aves de postura

    Bovinos de corte

    Bovinos de leite

    Suínos

    AWIN:

    Asininos

    Cabras

    Equinos

    Ovinos

    Perus

  • Protocolos de certificação em bem-estar animal

    Protocolos adotados pela Certified Humane Brasil!


    • Bovinos de corte

    • Bisontes

    • Bovinos leiteiros

    • Suínos

    • Ovinos

    • Frangos de corte

    • Galinhas poedeiras

    • Perus

    • Cabras

    • Bovinos jovens (vitelo)

  • Artigos para discussão

    Artigos para discussão

    • 30/05 manhã: 2012 - Douglas et al - Environmental enrichment induces optimistic cognitive biases in pigs
      30/05 tarde: 2015 - Bowman et al - ‘Four Seasons’ in an animal rescue centre; classical music reduces environmental stress in kennelled dogs
      31/05 manhã: 2012 - McMahon et al - Animal welfare and decision making in wildlife research
      31/05 tarde: 2011 - Sotocinal et al - The rat grimace scale a partially automated method for quantifying pain in the laboratory rat via facial expressions

    • 30/05 manhã: 2012 - Douglas et al - Environmental enrichment induces optimistic cognitive biases in pigs
      30/05 tarde: 2015 - Bowman et al - ‘Four Seasons’ in an animal rescue centre; classical music reduces environmental stress in kennelled dogs
      31/05 manhã: 2012 - McMahon et al - Animal welfare and decision making in wildlife research
      31/05 tarde: 2011 - Sotocinal et al - The rat grimace scale a partially automated method for quantifying pain in the laboratory rat via facial expressions