Programação

  • Tópico 1

    • Texto 1:

      BOCK, A. M. B. Psicologia e Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M. E. M.; ANTUNES, M. A. M. (Orgs.). Psicologia Escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 79-103, 2003.


    • SMOLKA, A. L. B.; FONTANA, R. A. C.; LAPLANE, A. L. F.; CRUZ, M. N. A questão dos indicadores de desenvolvimento: apontamentos para discussão. Caderno de Desenvolvimento Infantil. Curitiba. v. 1, n. 1, 1994.


  • Tópico 2

    • BECKER, F. Inteligência e aprendizagem - Jean Piaget: Principais Teses. In: Revista Educação - Jean Piaget. Publicação especial. Editora Segmento, p. 22-35, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 1).


    • COLINVAUX, D. Pensador rigoroso, homem afável - Jean Piaget: Biografia intelectual. In: Revista Educação - Jean Piaget. Publicação especial. Editora Segmento, p. 6-21, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 1).

       


    • PIAGET, J. Princípios de educação e dados psicológicos. In: Psicologia e pedagogia. Trad. D. A. Lindoso; R. M. R. Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 154-184, 1998.


    • PIAGET, J. O tempo e o desenvolvimento intelectual da criança. In: Problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril, p. 339-353, 1975. (Coleção Os Pensadores).


    • BANKS-LEITE, L. O autor e os educadores do século XXI - Jean Piaget: O Legado-II.  In: Revista Educação - Jean Piaget. Publicação especial. Editora Segmento, p. 58-65, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 1).


  • Tópico 3

    • BRAGA, E. S. A constituição social do desenvolvimento - Lev Vigotski: Principais Teses. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 20-29, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).


    • OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C. Revolucionário inquieto - Lev Vigotski: Biografia intelectual. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 6-19, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).

    • Para o dia 28/09:

      VYGOTSKY, L. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança; Internalização das funções psicológicas superiores. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

      Para o dia 05/10:

      VYGOTSKY, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Orgs. M. Cole et al. Trad. J. Cipolla Neto. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

    • Para o dia 05/10:

      OLIVEIRA, Z. M. R. A construção cultural da imaginação - Lev Vigotski: O Legado-I. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, p. 40-47, 2010. (Coleção História da Pedagogia, n. 2).

       


  • Tópico 4

  • Tópico 5

    • PATTO, M. H. S. Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP. São Paulo. v. 8, n. 1, p. 47-62, 1997.

      Esse texto encontra-se em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100004

      COLLARES, C. A. L.; MOISÉS, M. A. O lado escuro da dislexia e do TDAH. In: FACCI, M. G. D.; MEIRA, M. E. M.; TULESKI, S. C. (orgs.). A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá: Eduem, p. 133-196, 2011.


    • SMOLKA, A. L. B.; LAPLANE, A. L. F.; MAGIOLINO, L. L. S.; DAINEZ, D. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educação e Sociedade. Campinas. v. 36, n. 130, jan./mar., p. 219-242, 2015.

       


  • Tópico 6

    • GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. R. (orgs.). Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, p. 95-114, 2002.


    • BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (coord.). A miséria do mundo. Trad. M. S. S. Azevedo et al. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. 481-486, 2001.


  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10