Programação

  • Ementa, objetivos e avaliação discente

    1. Ementa

    A disciplina se propõe a discutir a constituição da época moderna, dos primeiros processos de mundialização deslanchados na Europa moderna à formação de um tempo/espaço no qual se insere a estruturação da Ibero América. Tendo como recorte cronológico o período entre os séculos XIV e XIX, elege como eixos preferenciais de discussão: a) a formação do capital e capitalismo em meio aos processos de divisão do trabalho e às transformações sociais e produtivas associadas à expansão das cidades comerciais e manufatureiras; b) a transformação das experiências do tempo e do espaço, e seu rebatimento nas relações do homem com o passado e o progresso, a natureza e a cultura, a civilização e a barbárie; c) a constituição do Estado moderno e da esfera pública burguesa, e suas relações com o novo estatuto da sociedade civil, da cidadania, da propriedade privada e da privacidade; d) o processo de racionalização e autonomização das esferas de valor, no qual se insere um campo laico de produção de idéias na ciência, na filosofia e na arte, e por extensão na arquitetura e no urbanismo.

     

    2. Objetivos

    • compreender as experiências e significados do espaço e do tempo na sociedade ocidental entre os séculos XIV e meados do século XIX;
    • analisar a formação do capitalismo e a chamada acumulação primitiva, articulando as transformações globais do sistema a processos locais, coloniais e nacionais de desenvolvimento, em suas distintas temporalidades;
    • Analisar a formação do mercado de trabalho assalariado e da escravidão moderna, bem como o aprofundamento da questão social e dos direitos de cidadania;
    • problematizar as transformações nas esferas pública e privada com a consolidação dos Estados nacionais e a formação do sistema colonial;
    • Vincular a análise da arquitetura, do urbanismo, da produção do espaço ao entendimento de processos materiais e ideológicos constituintes da sociedade de classes capitalista.


    3. Avaliação discente

    • Presença, participação e realização de 3 relatórios individuais, articulando os conteúdos das aulas ministradas e os textos indicados - instruções em anexo (peso 6)
    • Realização de um seminário e um debate de texto em equipe (peso 4)


    OBS. 

    Cada equipe discutirá com o professor o respectivo seminário nos primeiros 30 min da aula anterior ao mesmo 

  • 2/8

    Apresentação do programa, exercícios, avaliação, bibliografia, equipes


    Aula expositiva:

    Modernidade, transformação dos conceitos e experiências de espaço e tempo

  • 9/8

    Aula expositiva:


    Gênese do capital e ética protestante; trabalho, técnica e riqueza na modernidade; arquitetura e divisão do trabalho 


    Leitura e discussão do texto:

    Jacques Le Goff. “O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo Conceito de Idade Média, Lisboa, Estampa, 1980, p.61-73

  • 16/8

    Aula expositiva

    Vida civil e espaço político: dos burgos corporativos ao mercado ampliado; o conceito moderno de cidade; as praças renascentistas


    Seminário 1 (Equipes 1 e 5, seminaristas e debatedores respectivamente):

    Fernand Braudel. “As funções urbanas”, in: O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico, vol. 1. Lisboa: Martins Fontes, 1983, p. 351-364

  • 23/8

    Aula expositiva: 

    Mercantilismo, viagens e colonização: o espaço atlântico e a América; a descoberta do outro, a descoberta dos brancos; cidade e território colonial.


    Seminário 2 (Equipes 2 e 6):

    Sergio Buarque de Holanda. “Experiência e fantasia”. In Visão do Paraíso. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp.1-14.

  • 30/8: 18hs

    Aula conjunta com as demais turmas de Fundamentos

    Projeção e discussão do filme:

    “A Controversia de Valladolid” , de Jean-Daniel Verhaeghe, 1992

  • 13/9

    Palestra Prof. Dr. Fernando Novais (Depto. de História, FFLCH-USP)

    formação e crise do sistema colonial na América portuguesa


    Entrega Relatório 1

  • 20/9

    Aula expositiva

    Colonização e escravidão, a casa-grande e a senzala


    Seminário 3 (equipes 3 e 7):

    Pierre Verger. “Os que no Brasil permaneceram fieis aos valores africanos”. In Os Libertos. São Paulo: Corrupio, 1992, pp. 66-100.

  • 27/9

    Leitura e discussão conjunto do texto de Davi Kopenawa


    Palestra Prof. Dr. Renato Sztutman (Dep. Antropologia, FFLCH-USP)

    O mundo ameríndio e o processo colonial

  • 4/10

    Leitura e discussão conjunto do texto de L. F. de Alencastro


    Palestra Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro (Universidade de Sorbonne/ FGV-SP)

    "A 'Africa, o escravismo brasileiro e as cotas étnico raciais e sociais"

  • 11/10

    Aula expositiva

    Cultura, cortes e cidades no absolutismo; mercadores e banqueiros, artistas, povo e plebe; mercantilização do luxo e estilos de vida; o jardim barroco.

    Seminário 4 (equipes 4 e 8):

    Norbert Elias, "Estruturas e significado do habitat", in A Sociedade de Corte. Lisboa: Estampa, 1995, pp. 13-40.

  • 18/10

    Realização do Relatório 2 (em sala de aula)

  • 25/10

    Seminário 5 (equipes 5 e 1):

    Robert Darnton, “Os trabalhadores se revoltam: O Grande Massacre de Gatos na Rua Saint-Severin”, in O Grande Massacre de Gatos, Rio de Janeiro, Graal, 1986, pp. 102-139.

  • 1/11

    Aula expositiva:

    Sociedade e economia entre os séculos XVII e XVIII: do ciclo holandês de acumulação à hegemonia britânica no sistema do livre comércio; da manufatura à indústria.


    Avaliação da disciplina pelos alunos



  • 8/11

    Aula expositiva:


    Mudanças na esfera pública: o público e o privado, o social e o íntimo no mundo burguês; o campo da política e o campo da propriedade; o mercado público.


    Seminário 6 (equipes 6 e 2):

    Richard Sennet, “O público e o privado”. In: O Declínio do Homem Público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 117-137

  • 22/11

    Aula expositiva:

    A economia monetária e a formação da sociedade industrial; questão social e tensões revolucionárias; subúrbios operários e utopias urbanas 


    Seminário 7 (equipes 7 e 3):

    Georg Simmel. “O Dinheiro na cultura moderna”. In Souza, J. e Oelze, B. (orgs). Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. UnB, 1998, p. 23-40.

  • 29/11

    Tema

    Crise do sistema colonial e movimentos de independência nas Américas; projetos identitários e cidadania na América Latina; transformações e permanências no Brasil independente: terra e trabalho, campo e cidade, escravidão e liberdade


    Seminário 8 (equipes 8 e 4)

    Serge Gruzinski, "As novas imagens da América", in Gruzinski, S., Alencastro, L.F. e Monenembo, T., Rio de Janeiro, cidade mestiça: nascimento da imagem de uma nação. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, pp. 165-192

  • 6/12

    Realização do relatório 3 (em sala de aula)