Agenda do Curso

  • 2015-1 Canto Coral I e III

    • Quartas, das 8h às10h, na Sala de Orquestras do Bloco 34
    • Sextas, das 14h às 16h, na Tulha
    • Vitória Coimbra foi selecionada para a BOLSA PEEG 2015-1. Parabéns! 

    • TODOS OS ALUNOS DE CANTO CORAL DEVEM SE INSCREVER NO STOA!!!

    • Prezado Prof. Marcos Câmara
      Nosso projeto envolvendo o coral ano passado foi bem interessante e apesar do corte das bolsas, que ficou apenas de 4 meses, a aluna Barbara Caetano continuou o trabalho de forma voluntária com muito sucesso. Os alunos gostariam muito de continuar a atividade. Eu pedi bolsa ensinar com pesquisa, mas o resultado sairá somente em agosto.
      Infelizmente a Bárbara assumiu um compromisso e não poderá estar conosco esse semestre.
      Temos trabalhado músicas exclusivamente em inglês, clássicas e atuais, sem divisão de vozes, pois funcionou melhor para o grupo, eu tenho trabalhado vocabulário e pronúncia e a Bárbara trabalhava as questões do canto.
      Poderia divulgar entre seus alunos, para ver se alguém tem interesse em reger nosso coral?
      é de quinta-feira das 17:30-19h na EERP-USP, no bloco ao lado da faculdade de Direito. Eu faço certificado da atividade de acordo com as horas de participação e se o projeto for aprovado, o voluntário tem preferência na bolsa.
      O grupo é pequeno, de 6 a 14 alunos
      Desde já agradeço sua atenção.

      Interessados podem ligar para 
    Profa. Dra. Luciana Barizon Luchesi,  tel.: 33150535
    Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas 
    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP - Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.
    Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE) www2.eerp.usp.br/laeshe
    1a Vice Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem - ABRADHENF

    Luciana Barizon Luchesi, PhD, RN, Professor
    Psychiatric Nursing and Social Sciences Department, 
    University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing -WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development, Brazil. 
    Leader Laboratory Studies in the History of Nursing -www2.eerp.usp.br/laeshe
    1st Vice President of Brazilian Academy of Nursing History - ABRADHENF


  • 25 fevereiro - 3 março

    • Semana de recepção dos calouros. Não haverá aula.

  • 4 março - 10 março

    • Favor imprimir Carvalho (Canta mais) e Mendelssohn op.48 para a primeira aula (arquivos abaixo, para download)
    • Às Quartas-feiras, das 8h às 10h, no Bloco 34

    8h-8:30h: Aquecimento (tutti)

    8:30h-9:30h: naipes, em salas separadas, comigo e com a Vitória Coimbra (monitora PEEG)

    9:30h-10h: Tutti

    • Às sextas, das 14h às 16h: no Anfiteatro André Jacquemin (na Filô):

    14h-14:30h: Aquecimento (tutti)

    14:30h-15:30h: dois grupos separados, comigo e com a Vitória Coimbra (monitora PEEG)

    15:30h-16h: Tutti

    • Mendelssohn, op. 48, n. I

    ANTECIPAÇÃO DA PRIMAVERA (FRÜLINGSAHNUNG)

    Ó gentil, doce suspiro!

    Já me inspiras novamente

    Para as canções de Primavera

    Logo as violetas florescerão

  • 11 março - 17 março

    • 11/03 (Bloco 34)

    8h-8:20h: Aquecimento + pronúncia do Mendelssohn II

    8:20h-9:15: Naipes: Mendelssohn I e II + Circo + O teu cabelo não nega

    9:15-10h: Tutti (todas)

    • 13/03 (Bloco 34)
    • 14h-14:20h: Aquecimento + pronúncia de Mendelssohn I e II
    • 14:20h-15:15: Naipes: Canta mais, Mendelssohn I e II (Gutierry) + O teu cabelo não nega (Flórence) + O circo (Gilberto)
    15:15h-16h: Tutti (todas)

  • 18 março - 24 março

    • 18/03, quarta (Bloco 34)

    8h-8:20h: Aquecimento + pronúncia de Mendelssohn I, II e III

    8:20h-9:15: Naipes: Mendelssohn III, II e I + Circo O teu cabelo não nega + Canta mais

    9:15-10h: Tutti (todas)

    • 20/03, sexta (Bloco 34)
    14h-14:20h: Aquecimento + pronúncia de Mendelssohn I, II e III
    14:20h-15:15: Naipes: Meu boi Barroso (FAVOR IMPRIMIR) + Canta mais, Mendelssohn I e II (Gutierry) +O teu cabelo não nega (Flórence) +O circo (Gilberto)

    15:15h-16h: Tutti (todas)

  • 25 março - 31 março

    • 25/03, quarta (Bloco 34)

    8h-8:20h: Aquecimento + pronúncia de Janequin e Mendelssohn I, II e III

    8:20h-9:15: Naipes: Leitura do Janequin (FAVOR IMPRIMIRe Mendelssohn III + Boi BarrosoCirco Mulata Canta mais

    9:15-10h - Tutti: 

    1. Circo (Gilberto)
    2. Janequin
    3. Mendelssohn (Gutierry)
    4. Canta Mais (Leandro Tostes)
    5. Boi Barroso
    6. Mulata (Flórence)

    • 27/03, sexta (Bloco 34)

    14h-14:20h: Aquecimento + pronúncia de Janequin e Mendelssohn I, II e III
    14:20h-15:15: Naipes:  Janequin (continuação da leitura) + Mendelssohn III + Boi Barroso Canta mais (Leandro), Mendelssohn I, II e III (Gutierry) + O teu cabelo não nega (Flórence) +O circo (Gilberto)

    15:15h-16h - Tutti:

    1. Circo (Gilberto)
    2. Janequin
    3. Mendelssohn (Gutierry) 
    4. Canta mais (Leandro)
    5. Boi Barroso
    6. Mulata (Flórence)


  • 1 abril - 7 abril

    • Semana Santa. Não haverá aula.

  • 8 abril - 14 abril

    • 8 de abril (quarta)

    1. Aquecimento
    2. Naipes: Mendelssohn III (leitura), Janequin, Boi Barroso
    3. Tutti: Mendelssohn III; Janequin; Boi Barroso; Mulata; Canta mais; Circo; Mendelssohn II e I

    • 10 de abril (sexta)

    1. Aquecimento
    2. Naipes: Manhãs de minha terra (leitura), Mendelssohn III, Janequin, Boi Barroso
    3. Tutti: Manhãs de minha terra; Janequin; Mendelssohn III, II e I; Boi Barroso; Mulata, Canta mais e Circo

    =======================================================================================


    ANÁLISE DO ARRANJO CORAL DA OBRA  Manhãs de Minha Terra

    Cesar Mukoyama

    Orientador: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro

    Letra e música de Angelina de Oliveira, (dados não encontrados). Arranjo escrito por Samuel Kerr (São Paulo, 5 de maio de 1935 - ). O presente arranjo é constituído de três partes: introdução, desenvolvimento e uma seção de fechamento. A introdução da obra conta com um crescendo simulando o despertar de uma manhã.Chama atenção a ausência de tempos fortes atenuados por ligaduras entre os compassos até o Compasso 7. Todas as vozes têm a mesma importância na peça. Samuel trabalha com a dualidade entre as vozes masculinas e femininas, quase homofônicas entre elas. No desenvolvimento, a melodia alterna entre esses dois grupos (Soprano e contralto, tenor e baixo), nos Compassos 8 a 10 nas vozes femininas, 11 a 14 nas vozes masculinas. Retornando à textura inicial no compasso 15, onde até o compasso as três vozes mais agudas trabalham em conjunto sobre um baixo ostinado até o meio do compasso 19. A partir do Compasso 20 temos o encerramento, onde em quase toda a sua extensão as vozes assumem a mesma figuração rítmica. Utilizando a mesma concepção da introdução, o encerramento é marcado por um diminuendo até desaparecer.

    As figurações rítmicas preponderantes são conjuntos de colcheias, contrastando com notas longas em outras vozes ao mesmo tempo. A indicação do andamento em 72 bpm foi atribuída na edição, tornando-a condizente ao sentimento de nostalgia e à beleza descritos na canção. Durando então, cerca de 2:45 minutos. A tessitura das vozes na obra é representada abaixo:

    S Dó 3 - Ré 4

    A   Lá 2 - Si 3

    T   Dó 3 - Ré 4

    B   Si  1 - Sib 2

     Referências

    Fonte:S.A. Currículo   -Samuel Kerr. Blogspot do Coral da UFTM, 2012. Pesquisa Online, Disponível em: <http://coralufmt.blogspot.com.br/2010/06/curriculo-samuel-kerr.html>. Acesso em: 8 out. 2014.

  • 15 abril - 21 abril

    Quarta-feira, dia 15/4

    • 8h-8:15h: aquecimento
    • 8:15h-9:10h: naipes (e tutti)

    1. Tem gato na tuba
    2. Go down, Moses
    3. Nobody knows
    4. Manhãs da minha terra
    5. Mendelssohn III (Gutierry)

    Sexta-feira, dia 17/4

    • 14h-14:15h: aquecimento
    • 14:15h-16h: só tutti:

    1. Circo (Gilberto + percussão)
    2. Canta mais (Leandro)
    3. Mulata (Flórence)
    4. Janequin (Camila)
    5. Manhãs de minha terra
    6. Mendelssohn I, II, III (Gutierry)
    7. Boi Barroso



  • 22 abril - 28 abril

    22/04/2015 (quarta)

    8h-9h) Naipes (nas salas teóricas e de estudo):

    Vira-virou

    Tuba

    Moses

    Nobody

    J´attends

    Mendelssohn III, II, I


    (Enquanto isso, conversa com os alunos que vão reger, na sala de orquestra)

    9h-10h) Tutti (sala de orquestra):

    1.Vira-virou

    2.Tuba

    ====================================================

    24/04/2015 (sexta)

    14h) Aquecimento e só tutti:

    Go down, Moses (André)

    Nobody knows (André)

    J'attends (Camila)

    Mendelssohn op. 48 I, II e III (Gutierry)

    Manhãs da minha terra (Guilherme)

    Boi Barroso (? + percussão*)

    Canta mais (Leandro)

    Mulata (Flórence)

    Circo (Gilberto + percussão*)

    Vira-virou (Vitória)

    Tem gato na tuba (Walison + percussão*)

    * Gustavo, Rafael Marangoni e Vitor Lyra