Programação

  • PROGRAMA DA DISCIPLINA

    Nesta seção, você encontra a ementa e o Programa de ECLLP IV - 2o sem/2014.

    ATENÇÃO AO CRONOGRAMA ATUALIZADO:

    - Até 23/12/2014: envio, por email (fbcarelli@yahoo.com), do Roteiro de Curta-Metragem para o Trabalho Final.

    - Até 23/01/2015: entrega do trabalho final (curta-metragem OU monografia)

  • TÓPICO 1 - NAÇÃO E NARRAÇÃO

    Nesta seção, você encontrará os textos teóricos, de leitura obrigatória, relativos ao conceito de nação, narração e nacionalidade, bem como de pós-colonialidade e multiculturalidade no cinema.

    Assista ao documentário Olhar Estrangeiro, de Lúcia Murat (trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=P3ws6-JkRMU).

    Como a nacionalidade é construída pela ficção? Veja em Antonio Candido, "Um instrumento de descoberta e interpretação".

    Como nasceram e se construíram os conceitos de nação e nacionalidade? Veja em Benedict Anderson, Comunidades Imaginadas.

    Como se constitui a crítica ao discurso hegemônico no cinema? Leia em "Do eurocentrismo ao policentrismo", de Ella Shohat e Robert Stam.

  • TÓPICO II - UMA ESTÉTICA DA FOME

    Nesta seção, você encontrará o link para assistir ao filme de Nelson Pereira dos Santos, Vidas Secas (1963), bem como o manifesto "Eztetyka da Fome 65", de Glauber Rocha, e o artigo "The cinema of hunger", de Randal Johnson e Robert Stam.

    Procure compreender como, para os cineastas do Cinema Novo, o pobre, o feio, o sujo e o violento podiam representar, em suas obras, o chamado "Terceiro Mundo".

    No filme de Nelson Pereira, atente especialmente à construção da trilha sonora e do ponto de vista subjetivo pela câmera.

  • TÓPICO III - UMA TERRA EM TRANSE

    Neste tópico, você refletirá sobre o filme Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, e a nação enquanto alegoria.

    Para isso, assista ao filme completo e leia o ensaio teórico de Ismail Xavier, "Terra em transe: alegoria e agonia", anexados aqui.

    No filme, atente especialmente aos conceitos e práticas da montagem e da voz over.

  • TÓPICO IV - A TRAJETÓRIA DO HERÓI (?)

    Nesta seção, você assistirá ao filme angolano O herói (2004), de Zezé Gamboa e refletirá sobre ele a partir de dois textos teóricos: "A personagem cinematográfica", de Paulo Emílio Salles Gomes; e "Diversidade categorial no cinema africano (de língua portuguesa): identidade e sujeito", de Fabiana Carelli.

    No filme, preste atenção:

    - à estética documental (da imagem, dos temas) que o preside;

    - à trajetória do herói e sua (des)construção;

    - à enumeração temática de "problemas angolanos" (falta d'água, mutilados de guerra, educação, marginalidade infantil, corrupção) como opção "sociológica" da construção da imagem da nação.

  • TÓPICO V - INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIRO

    Nesta seção, você encontrará:

    1. Dois exemplos de roteiro cinematográfico: um roteiro literário e um roteiro técnico do curta-metragem Senhora Tentação (gentilmente cedidos pelo produtor Daniel Obeid).

    Lembre-se: o roteiro que seu grupo elaborará será do tipo LITERÁRIO.

    2. Manuais/guias para construção de roteiro.

    3. Link para o programa gratuito Celtix, um template para a elaboração de um screenplay.

  • ATIVIDADE DE 5 A 16 DE JANEIRO

    Nesta seção, você encontrará o link para o filme completo O herói, de Zezé Gamboa, base para a atividade à distância a ser realizada de 5 a 16 de janeiro.

    As instruções são as seguintes:

    1. Assista ao filme no YouTube;

    2. Responda à questão proposta neste tópico no prazo estabelecido (até 16 de janeiro).

    Bom trabalho!

  • ALTERNATIVA DE TRABALHO FINAL - MONOGRAFIA

    Segue abaixo a alternativa de trabalho final, para os alunos que NÃO farão curta-metragem.

    Tamanho: de 5 a 10 páginas digitadas, em Word ou PDF.

    Prazo de entrega: 23 de janeiro, via Moodle.

    Proposta:

    Faça um levantamento analítico dos seguintes elementos estruturais:

    - ponto de vista fílmico;

    - trilha sonora;

    - montagem;

    - construção dos personagens; e

    - gênero cinematográfico

    para os filmes: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos; Terra em transe, de Glauber Rocha; e O herói, de Zezé Gamboa (todos disponibilizados integralmente no YouTube e cujos links se encontram no curso do Moodle).

    Em seguida, responda, a partir dos textos teóricos do curso e de sua análise: como cada um deles constrói a identidade nacional de seus países de origem (Brasil, Angola)? O que têm em comum? No que diferem, a partir dos elementos estruturais acima? Justifique.

    Critérios para avaliação do seu trabalho:

    - será avaliado se fez com detalhe a análise dos três filmes propostos;

    - será verificada a leitura dos textos teóricos do curso e sua adequada utilização na interpretação dos dados;

    - também se verificará sua capacidade de escrita e articulação textual.

    BOM TRABALHO!