Programação

  • O curso de Engenharia Física se propõe a formar engenheiros criativos, multidisciplinares e inovadores. Para tanto, esta disciplina apresenta uma introdução à história, aos métodos e planejamento para os alunos alcançarem sucesso na carreira profissional.

    • Fórum para postagem de avisos pelos alunos

    • 1.Faça o que é certo, não o que é fácil. O nome disso é ÉTICA.
      2.Para realizar coisas grandes, comece pequeno. O nome disso é PLANEJAMENTO.
      3.Aprenda a dizer não. O nome disso é FOCO.
      4.Parou de ventar? Comece a remar. O nome disso é GARRA.
      5.Não tenha medo de errar, nem de rir de seus erros. O nome disso é APRENDIZAGEM.
      6.Sua melhor desculpa não pode ser mais forte que seu desejo. O nome disso é PERSEVERANÇA.
      7.Não basta iniciativa. Também é preciso ‘acabativa’. O nome disso é EFETIVIDADE.
      8.Se você acha que o tempo voa, trate de ser piloto. O nome disso é PRODUTIVIDADE.
      9.Desafie-se um pouco mais a cada dia. O nome disso é SUPERAÇÃO.
      10.Para todo ‘game over’ existe um ‘play again’. O nome disso é VIDA.

    • "Pensar é bom, mas fazer acontecer é muito melhor"

      Oscar Motomura, AMANA-KEY

      1.      Visualize com detalhes, como se tudo já estivesse realizado. Imagine com detalhes o estado desejado. Essa imagem cristalina é algo que irá naturalmente orientá-lo quanto ao que deve ser feito (como começar, etc).

      2.      Dê rapidamente o primeiro passo. Confie nos "lampejos" que você tem. Se você sente confiança interior, não pense em explicar, aja sem hesitação e dê o primeiro passo. A natureza fará a sequência acontecer (outros passos seus e de outras pessoas que você toca no primeiro movimento).

      3.      Faça tudo de "corpo e alma". Não seja morno "fazendo por fazer". Até o impossível se torna possível quando nos envolvemos integralmente.

      4.      Seja otimista. Não se deixe influenciar pelos cínicos nem pelos pessimistas. Ajude a construir o ideal, a cada dia dando mais um passo.

      5.      Concentre-se nos seus pontos fortes. Ao invés de se deixar bloquear por eventuais pontos fracos, ancore-se no que você tem de melhor.

      6.      Decole e vá aperfeiçoando em pleno voo. Planeje o suficiente. Evite "afogar-se" em planejamentos que nunca terminam ou planos que nunca saem do papel.

      7.      Crie condições favoráveis. Procure trabalhar as barreiras positivamente até que elas enfraqueçam ou desapareçam ao invés de tentar atravessá-las à força.

      8.      Seja natural. Não seja derrotado pelo "excesso de esforço". Faça o que tem que ser feito e mantenha a tranquilidade interior. Dê espaço para a natureza também fazer a parte dela.

      9.      Pense sempre nos riscos e nas recompensas. Não se deixe imobilizar pelos riscos. Equilibre-se sempre tentando visualizar as recompensas possíveis. Uma vez que o balanço lhe pareça equilibrado, aja conforme sua intuição.

      10.  Seja transparente. Nem sequer pense desonestamente, pois isso drena sua energia. (Já imaginou quanto de energia gastamos para "proteger" a mentira contada ontem?) Ser transparente multiplica energia. Energia que faz acontecer.

      11.  Seja generoso. "A generosidade move montanhas". As coisas fluem melhor à sua volta porque a generosidade faz agir. "Picuinhas", ao contrário, imobilizam as pessoas.

      12.  Aja sempre numa postura ganha-ganha. Evite a postura de tirar vantagem de tudo. Aja pensando em benefícios para todos. As coisas passam a acontecer com mais fluidez.

      13.  Confie 100% em sua força interior. Fazer acontecer exige fé, principalmente em si mesmo. É essa convicção que o deixa solto para fazer o que é necessário.

      14.  Busque a excelência, sempre. Um fazer acontecer efetivo deve sempre estar ancorado na busca do melhor, do perfeito, do ideal. Quão próximos chegaremos à perfeição é outra coisa, porém ela deve sempre ser o alvo.

      15.  Chute acomodação e "imobilismo" para longe de você. A capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda. Não se acomode. Procure sempre melhorar seu próprio recorde.


    • Fórum para postagem de avisos pelos alunos