Programação

  • AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE E DO PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO - ASPECTOS GERAIS

    1º Sessão - 06/03/2017 – 2a.feira


    ATIVIDADES


    • Apresentação do Curso
    • Apresentação dos participantes
    • Estudo programado e discussão do tema “Aspectos gerais da avaliação do estudante e do profissional em formação”


  • MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CLÍNICAS

    2a. sessão – 10/03/2017- 6ª. Feira


    ATIVIDADES

    Discussão do Tema: "Métodos de avaliação de habilidades e competências clínicas"

  • PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÕES ESTRUTURADAS

    3º Sessão - 13/03/2017 - 2a.feira


    ATIVIDADES

    • Estudo prévio e análise do material complementar fornecido
    • Trabalho em grupo: delineamento dos diferentes componentes de uma avaliação estruturada de competências clínicas;
    • Início da elaboração de material de exame.

    • DUAS COLEÇÕES DE SLIDES (1- ETAPAS NA ELABORAÇÃO DE EXAMES ESTRUTURADOS; 2-CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO),  MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EXEMPLOS DE MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO.

  • CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DA AVALIAÇÃO E DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS

    4a. Sessão – 17/03/2017 - 6a.feira


    ATIVIDADES

    • Revisão do material construído
    • Apresentação e discussão de matrizes de avaliação

    • Elaboração de protocolos de observação
    • Definição de critérios de análise

    • Cada GRUPO de pós-graduandos deve postar um arquivo devidamente identificado com a descrição do exame e a correspondente matriz de avaliação.

    • Cada UM dos pós-graduandos deve postar um ou mais arquivos correspondentes ao material produzido para uma estação da sua escolha, referente à avaliação proposta.
      Para cada estação deve ser produzido material com os seguintes componentes:
       
      ·        descrição da situação de avaliação (habilidades/competências a serem avaliadas, conteúdo e cenário - duração da estação)
      ·        instruções aos avaliandos
      ·        protocolo de observação/avaliação (preferencialmente com descritores de cada desfecho possível)
      ·        instruções ao paciente simulado ou paciente real;
      ·        instruções ao(s) avaliador(es).


    • Anexo três arquivos com publicações relacionadas à introdução (pioneira no Brasil) de exame tipo OSCE com pacientes simulados na FMRP-USP nos anos 1990.

  • UTILIZAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO - ASPECTOS PRÁTICOS

    5ª. Sessão - 20/03/2017 - 2a.feira


    ATIVIDADES
    • Prática de utilização de protocolo de observação para avaliação de habilidades clínicas
    • Discussão sobre fatores que influenciam o desempenho de examinador



  • AVALIAÇÃO FORMATIVA

    6º Sessão - 24/03/2017 -6a. feira


    ATIVIDADES

    • Discussão dos Temas: “Avaliação Formativa e Prática do feedback
    • Prática de devolutiva da avaliação empregando simulações

  • AVALIAÇÃO PROGRAMÁTICA

    7ª. Sessão – 27/03/2017 – 2ª. feira


    ATIVIDADES

    • Discussão do Tema: “Avaliação Programática do Estudante e do Profissional em formação”


  • AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DO PÓS-GRADUANDO E APRECIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

    8a. SESSÃO - 31/03/2016 6a. feira (SESSÃO FINAL)
     
    Nesta sessão será feita a avaliação somativa e formativa do aprendizado pós-graduando, seguida da apreciação  da qualidade do desenvolvimento da disciplina.
    A avaliação somativa do aprendizado será feita por meio de prova final escrita e do preenchimento de ficha especifica de auto avaliação.
    A avaliação da disciplina será feita por meio do preenchimento de formulário específico, seguido de discussão, que oferecerá oportunidades para os pós-graduandos verbalizarem suas opiniões, expressarem críticas e oferecerem sugestões de aperfeiçoamento.